Apostar na restrição alimentar por um determinado período do dia é uma estratégia bastante adotada por iniciantes e atletas para diminuir o peso corporal. Com essa popularidade, as dúvidas também surgiram, entre elas se algum suplemento, como a creatina, quebra o jejum.
Para responder essa e outras perguntas, o time caveira da BLACKSKULL™ preparou este artigo recheado de informações. Então, aproveite e venha saber mais sobre o assunto!
Também conhecido como restrição de energia, o jejum intermitente é um tipo de intervenção nutricional caracterizado pela diminuição da frequência alimentar. Seu principal objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura para se manter ativo e, consequentemente, diminuí-los.
Atualmente, existem diferentes variações desse tipo de restrição, com duração e frequência variadas. Entretanto, para quem deseja saber como fazer jejum intermitente, a ideia é intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação.
Esses períodos são denominados janelas de alimentação, e normalmente duram de 8h. Já os de restrição acontecem nas restantes 16h do dia, em que é permitido apenas ingerir água e bebidas não calóricas, como café e chá sem açúcar, evitando qualquer tipo de alimento.
Vale lembrar que esses períodos podem mudar de acordo com a realidade de cada praticante. Além disso, essas mudanças alimentares devem ser supervisionadas e orientadas por um médico especialista.
Se você ficar o jejum intermitente por uma semana, é possível encontrar resultados como maior rapidez na geração de energia e estoques hepáticos de glicogênio. Além disso, também pode ser que seu corpo aumente a secreção de adrenalina e do sistema nervoso – ou seja, melhora a disposição e estado de alerta -, e crescimento da secreção de insulina pelo pâncreas, o que auxilia na estabilização dos níveis de glicose.
Já praticando o jejum intermitente por um mês, você pode encontrar outros resultados como a melhora do perfil lipídico – menores índices de colesterol ruim -, ganho de estímulo ao metabolismo da glicose pelo corpo, redução na velocidade da perda de peso corporal e diminuição de radicais livres.
O tempo e a constância do jejum intermitente deve ser decidido junto com um nutricionista, podendo alcançar mais resultados positivos para o seu corpo.
De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, em uma matéria publicada no Globo Esporte, o jejum intermitente precisa ser acompanhado por um profissional, porque caso seja executado erroneamente, essa prática pode trazer malefícios para saúde, como:
Ao optar pela restrição intermitente, muitos atletas ficam em dúvida sobre o consumo de suplementos e se perguntam, por exemplo, se a creatina quebra o jejum, afinal, a restrição determina que não se deve consumir alimentos ou bebidas calóricas fora da janela alimentar.
Nesse caminho, é possível dizer que os suplementos alimentares só são bem-vindos dentro dessa janela se não tiverem uma quantidade considerável de calorias ou um alto índice glicêmico. Caso contrário, eles quebram o jejum. Dessa forma, suplementos à base de proteínas e carboidratos devem ser evitados.
Afinal, o que quebra o jejum? Como via de regra, o jejum é quebrado com a ingestão de bebidas e alimentos que possuem calorias. A creatina é um aminoácido que não possui calorias e, portanto, seu consumo não quebrará o jejum. Além disso, é importante pontuar que a creatina atua na ressíntese do ATP, não interferindo nos níveis de glicose do organismo.
Para quem não sabe, a creatina é um composto naturalmente produzido pelos rins, fígado e, em menor quantidade, pâncreas, obtida a partir da síntese de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) e armazenada na musculatura esquelética. Ela também pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, aves e peixes.
Então, para que serve a creatina? A substância auxilia diretamente na produção de energia para o tecido muscular. Dessa forma, ela contribui para o aumento de força e desempenho físico, e, consequentemente, para o crescimento muscular.
Como tomar creatina? No geral, existem diferentes estratégias para incluir o suplemento na rotina, principalmente ao falarmos em quantidade. Por isso, é fundamental consultar um profissional especialista antes de consumi-la.
Em relação ao horário de consumo, você pode decidir entre tomar a creatina antes ou depois do treino. Isso porque a sua ação no organismo se dá a partir do seu acúmulo, não possuindo resposta imediata. É importante pontuar que, ao associar o consumo de creatina a uma fonte de carboidrato, mesmo que em pequena quantidade, você terá uma velocidade de absorção maior.
Existem duas janelas durante o jejum intermitente. A janela do jejum é quando você faz o intervalo da comida. A outra é quando você está liberado para fazer sua alimentação combinada com o nutricionista.
A creatina pode ser consumida em qualquer janela, de acordo com sua preferência. Porém, é importante ressaltar que o uso do suplemento em jejum pode causar efeitos ruins no seu sistema digestivo.
Então, antes de iniciar o consumo da creatina enquanto você estiver fazendo o jejum intermitente, conheça seu corpo e consulte um profissional para te ajudar nesse processo em busca de resultados eficazes para o seu corpo.
Na hora de escolher seu suplemento à base de creatina, não deixe de conferir todas as opções disponíveis na BLACKSKULL USA™. Entre elas, o Creator® foi desenvolvido com creatina 100% mono-hidratada e hidrolizada, por uma fórmula patenteada, diferenciando-se de todas as creatinas disponíveis no mercado. Essa composição única favorece o aumento de força e dos níveis de energia, e auxilia no ganho de massa muscular.
Entre elas, a Creatine Turbo® é feita a base de creatina mono-hidratada e maltodextrina, uma união que garante mais energia e força para seus treinos. Porém, vale ressaltar que esse produto possui carboidrato e, especificamente, esse suplemento pode quebrar o jejum intermitente.
Gostou do conteúdo e já sabe como a creatina quebra o jejum? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog da BLACKSKULL™ e fique por dentro de todas as novidades do universo fitness!
Fontes consultadas:
Rooney K, Bryson J, Phuyal J, Denyer G, Caterson I, Thompson C. Creatine supplementation alters insulin secretion and glucose homeostasis in vivo. Metabolism. 2002 Apr;51(4):518-22. doi: 10.1053/meta.2002.31330. PMID: 11912564.
TEIXEIRA, Eliandra Messa; BARCELOS, Ana Leticia Vargas. JEJUM INTERMITENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 10º SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – SIEPE, [s. l.], p. 1, nov 2018. Disponível em: https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/17330/seer_17330.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
Silva, V. O., & dos Santos Batista, Átila. (2021). Efeitos do jejum intermitente para o tratamento da obesidade: uma revisão de literatura. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição – RASBRAN, 12(1), 164–178.
OSTOJIC, Sergej M.; AHMETOVIC, Zlatko. Gastrointestinal distress after creatine supplementation in athletes: are side effects dose dependent?. Research in Sports Medicine, v. 16, n. 1, p. 15-22, 2008.
WENNA, Matheus. O que acontece no corpo quando você faz jejum intermitente
. Globo Esporte, 2022. Disponível em: <https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/dietas/noticia/2022/10/13/o-que-acontece-no-corpo-quando-voce-faz-jejum-intermitente.ghtml>. Acesso em 27 de maio de 2024.
HULTMAN, E. et al. Muscle creatine loading in men. Journal of applied physiology, v. 81, n. 1, p. 232-237, 1996.
Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, provavelmente já se perguntou o…
Em uma rápida pesquisa pela internet ou em lojas de produtos fitness, é possível encontrar…
As articulações são essenciais para a movimentação do nosso corpo e a prática de exercícios.…
O preparo físico começa muito antes de você entrar na academia. Afinal, o pré-treino não…
View Comments
Sempre fica confuso. Tem lugares que dizem que quebra o jejum e outros falam que não quebram o jejum... :/