Sem categoria

Expo Super Show: As categorias femininas Marcam a História do Bodybuilding Nacional

Durante esse último final de semana, durante os dias 24, 25 e 26 de Junho de 2022, tivemos a oportunidade de presenciar um fato duplamente histórico para o fisiculturismo nacional. O Rio de Janeiro recebeu a Expo Super Show no espaço EXPOMAG, além de uma grande feira de negócios foi a oportunidade de atletas e fãs do fisiculturismo presenciarem nos palcos a mais alta elite do bodybuilding nacional.

Não é nenhum segredo que o fisiculturismo feminino, assim como muitos empreendimentos femininos em todo o mundo, enfrentaram sua parcela de desafios. E, embora muitas melhorias venham ano após ano, ainda há alguns atrasos infelizes que a mulher deve sofrer para ter direitos completos e iguais aos homens. Se não na lei e no papel, certamente culturalmente.

Por isso, que as categorias femininas foram amplamente estigmatizadas por muitos anos e tiveram seu alcance reduzido, com a exclusão da categoria principal a Women’s Bodybuilding. Mas o seu retorno triunfante nos últimos dois anos do Mr. Olympia tem ajudado e muito a expandir e reaver o espaço dessa grandes guerreiras.

E no Brasil não poderia ser diferente. Graças aos irmãos Terrick e Tamer El Guindy estão à frente da organização de diversos eventos por todo país, buscando cada vez mais divulgar todas as categorias do fisiculturismo, formando atletas profissionais em diversas classes temos visto a retomada das categorias femininas com grande força e prestígio.

E a Expo Super Show foi o grande marco para tudo isso. Tivemos a consagração de três brasileiras nos palcos de três categorias consideradas mais hardcore Women’s Bodybuilding, Women’s Physique e Figure.

Ainda há muito preconceito e muitas barreiras a serem quebradas, mas obviamente a categoria com maior obstáculos tem sido a categoria Women’s Bodybuilding. O debate sobre a feminilidade na categoria continua. As atletas continuam se debatendo de um lado para o outro, tentando sempre alcançar as demandas dos juízes. A atleta precisa diminuir o volume ou ficar maior? e as expectativas são de certa forma estressantes, pois as atletas enfrentam uma carga de treinamento e alimentação um tanto maiores do que qualquer outra categoria feminina e também o uso de anabolizantes, tendo que manter ao mesmo tempo a feminilidade.

A categoria women’s bodybuilding sofreu um hiato de 6 anos, nos maiores palcos, quando o Olympia decidiu interromper a sua exibição. Ela retornou em 2020, mas acredito que devemos considerar que essa categoria não deve ser considerada um concurso de beleza.  O Fisiculturismo Aberto Feminino tem um problema. Ou, pelo menos, teve um problema por muitas décadas. Talvez até desde a sua introdução no esporte. O problema parece duplo, embora ambos estejam relacionados. A categoria não consegue atrair concorrentes (ou público) suficientes para se engajar. Em segundo lugar, há um debate constante sobre a “feminilidade” dos físicos na divisão.

Felizmente, o atual proprietário do Mr. Olympia, Jake Wood, parece concordar com a importância da categoria. Antes de comprar a marca Mr. Olympia, ele garantiu que em suas competições Wings of Strength sempre realizassem o fisiculturismo feminino aberto – mesmo durante o hiato de seis anos longe do fim de semana de Olympia. Ao comprar a marca Olympia, ele imediatamente trouxe de volta a Ms. Olympia.

As coisas estão melhorando para a categoria, e uma prova evidente disso é a sua presença nos palcos profissionais em diversos países e agora no Brasil. Mas a questão permanece, a vontade do povo (particularmente dos homens) será mais aberta sobre a categoria? Eles ajudarão a trazer um público maior e mais apoio a uma categoria que quase morreu? Isso vai continuar a ser discutido.

E obviamente a BLACKS SKULL USA vai continuar apoiando todas essas guerreiras dos palcos do fisiculturismo para continuarem divulgando e fortalecendo os palcos de todas as maneiras possíveis. Para mais notícias e atualizações siga-nos em todas nossas redes sociais como Instagram e Youtube.

Aretha Luz

Recent Posts

Europa Pro 2024: Resultados

“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…

3 dias ago

Musclecontest MuscleWorld Pro 2024: Resultados

Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…

1 mês ago

Texas Pro 2024: Resultados

Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…

1 mês ago

Dubai Pro 2024: Resultados

O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…

1 mês ago

Tampa Pro 2024: Resultados

A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…

1 mês ago

Chicago Pro 2024: Resultados

A Temporada 2024 está chegando ao fim e cada vez mais acirrada Impossível não se…

2 meses ago