Você sabia que os benefícios da maca peruana se estendem a performance do seu treino? Bastante popular na categoria de suplementos, a raiz de origem peruana é considerada um superalimento e é rica em vitaminas e minerais com ações antioxidantes.
Também conhecida por aumentar a libido e a fertilidade, estudos recentes apontaram relação positiva do seu consumo com o emagrecimento e para a melhoria da saúde e do bem-estar de forma geral. Nesse caminho, se você quer saber mais sobre quais são os benefícios e como tomar maca peruana, é só continuar a leitura e aproveitar!
Antes de descobrir para que é indicada a maca peruana, que tal entender o que realmente é este ingrediente? Basicamente, trata-se de um tubérculo nativo da região dos Andes e rico em fibras, carboidratos, proteínas, minerais (cálcio, ferro, zinco, fósforo e magnésio) e vitaminas (C, E e complexo B).
Devido à riqueza de nutrientes, o alimento é amplamente utilizado na nutrição medicinal. Para você entender quais são os benefícios da maca peruana para mulher e homem, trouxemos mais detalhes sobre o composto a seguir. Veja!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidad Peruana Cayetano Heredia, o alimento quando consumido da forma correta, pode aumentar a produção natural de sêmen bem como aumentar a mobilidade dos espermatozoides. Isso acontece pela combinação de vitaminas (B e E) e do mineral zinco, presentes no tubérculo.
Devido a essa característica, os estudos que relacionam o aumento da fertilidade masculina com o consumo regular de maca peruana têm crescido substancialmente nos últimos anos. Porém, a literatura ainda é pequena a respeito do tema.
Devido às suas características vasodilatadoras e tônicas, está entre os principais efeitos da maca peruana no homem a melhoria de problemas relacionados à disfunção erétil. Apelidado popularmente de “viagra dos incas”, o tubérculo é uma excelente aposta para quem deseja aprimorar o desempenho sexual.
Um estudo publicado no Journal of Andrology mostrou os efeitos positivos do seu consumo relacionados à sexualidade para ambos os sexos. A partir de um ensaio clínico com 50 homens que sofriam com disfunção erétil leve, o estudo publicado pelo Journal of Andrology apontou melhora no bem-estar geral e sexual dos pacientes após 12 semanas de tratamento.
O mix de vitaminas e minerais presentes no tubérculo estimula de forma natural a produção endógena de testosterona .A testosterona, por sua vez, faz parte do grupo de hormônios relacionados ao impulso sexual.
“Atrelada a uma boa dieta e rotina de exercícios, a raiz pode ser muito benéfica para o organismo”, indica a nutricionista Lais Coelho (CRN 41763). “Porém, é importante se atentar às contraindicações: o consumo da maca peruana deve ser evitado por gestantes, lactantes e pessoas com doenças hormônio-sensíveis, como câncer, por exemplo”, reitera.
Afinal, a maca peruana emagrece ou engorda? É uma das dúvidas mais comuns quando tratamos de alimentos ricos em nutrientes como carboidratos. No entanto, diferente do que se imagina, o tubérculo pode auxiliar no emagrecimento.
Com uma composição rica em carboidratos complexos, o alimento é capaz de aumentar a sensação de saciedade. Além disso, as fibras presentes contribuem para o funcionamento intestinal, favorecendo o metabolismo e aumentando o gasto calórico.
A maca peruana também é usada para dar mais força e energia ao treino, melhorando o desempenho dos atletas durante a atividade física. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology mostrou que, após 14 dias de suplementação, ciclistas do sexo masculino melhoraram o desempenho contrarrelógio em provas de 40 km.
Além disso, a maca peruana auxilia na redução da fadiga muscular pós-treino. Isso acontece porque o alimento diminui a quantidade de ácido lático e ácido malônico no organismo.
A maca peruana oferece benefícios às mulheres também, principalmente durante a menopausa. Segundo uma pesquisa publicada no Menopause Journal, o alimento reduz sintomas psicológicos, como ansiedade e depressão, e diminui a disfunção sexual em mulheres pós-menopausa.
Tudo isso sem contar que o tubérculo ajuda a equilibrar os níveis hormonais no organismo. Com isso, ele é capaz de aliviar sintomas como alteração de humor, problemas de sono, irritabilidade, ondas de calor e secura vaginal, típicos da menopausa.
Os benefícios da maca peruana também englobam a redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Isso acontece porque o alimento pode ocasionar uma redução glicêmica, a partir do controle da liberação de insulina no organismo.
Por fim, mas não menos importante, a maca peruana ainda apresenta ação antioxidante. Assim, ela ajuda a combater os efeitos dos radicais livres que, quando estão em excesso no organismo, podem danificar células do corpo, causar inflamações e até doenças como câncer, problemas cardíacos e patologias crônicas.
Após conhecer os principais benefícios da maca peruana, que tal inseri-la na sua dieta por meio de suplementos alimentares? Um exemplo é o MACA PURE™, da BLACKSKULL USA™.
Feito de maca peruana em pó, este suplemento oferece 500 mg do fitoterápico por dose. Disponível em embalagens com 60 cápsulas, ele contém a quantidade ideal do alimento para um mês. Para consumi-lo, é recomendado ingerir duas cápsulas uma vez ao dia.
Aliás, quem pode tomar a maca peruana da BLACKSKULL USA™? O composto é indicado para maiores de 19 anos, sendo fundamental a orientação profissional médica para melhor aporte de acordo com sua rotina, a intensidade de seus treinos e seus objetivos.
Gostou do conteúdo e não vê a hora de turbinar seus treinos com os melhores suplementos do mercado? Na BLACKSKULL USA™, você encontra uma variedade de opções, indicadas para os mais diversos objetivos, como emagrecimento, ganho de massa, recuperação muscular e energia. Conheça e aproveite!
Fontes consultadas:
CONEXÃO UNIFAMETRO 2019: DIVERSIDADES TECNOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS SUSTENTÁVEIS, 2019, Manaus. Efeitos da maca peruana (lepidium meyenii) no diabetes mellitus tipo 2 […], 2019. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/5da4d018-3328-4021-9f5b-0ae543cda1d7-maca-pdfpdf.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
MELNIKOVOVA, Ingrid et al. Effect of Lepidium meyenii Walp. on Semen Parameters and Serum Hormone Levels in Healthy Adult Men: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Pilot Study. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, 1 set. 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26421049/. Acesso em: 25 out. 2021.
STONE, Mark et al. A pilot investigation into the effect of maca supplementation on physical activity and sexual desire in sportsmen. Journal of Ethnopharmacology, 10 dez. 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19781622/. Acesso em: 25 out. 2021.
ZENICO, Teo et al. Subjective effects of Lepidium meyenii (Maca) extract on well-being and sexual performances in patients with mild erectile dysfunction: a randomised, double-blind clinical trial. Journal of Andrology, 26 fev. 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.1439-0272.2008.00892.x. Acesso em: 25 out. 2021.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…