Provavelmente, você já ouviu falar em bodybuilding. Esse esporte também é chamado de fisiculturismo e se baseia na construção de um corpo bem definido por meio de exercícios físicos intensos e uma dieta apropriada.
Dessa forma, o esportista foca os treinos e os esforços para definir os músculos e diminuir a porcentagem de gordura. Ficou curioso? Então, continue lendo e saiba mais sobre o que é bodybuilding, quais são as dicas para se tornar um e quais são as categorias da prática.
A utilização de exercícios de força como competição é uma prática antiga, muito comum na Grécia. Há registros de que, no Egito, existiam competições de beleza e simétrica dos corpos. O esporte propriamente dito começou com Eugen Sandow, considerado o pai da musculação moderna.
Já no século XX, o canadense Joe Weider criou uma base de treinamentos para os fisiculturistas. Ele também é co-fundador da International Federation of Bodybuilding e o criador do Mr. Olympia, em 1949. Hoje, o Mr. Olympia é considerado a competição mais prestigiada por todos os atletas bodybuilders.
Desde o primeiro Mr. Olympia em 1965, o esporte teve várias atualizações e, hoje, conta com diversas categorias. Atualmente, as categorias do fisiculturismo masculino são:
O que você come e quanto dorme, bem como seu estado emocional, são fatores que podem afetar o desempenho na preparação e nos treinos de bodybuilding. Portanto, a disciplina é um dos maiores desafios do esporte.
A alimentação é uma das principais bases para a construção do físico, pois você está se reeducando e melhorando seus hábitos para construir músculos e queimar gordura. Por isso, os atletas fazem dieta de bodybuilder para secar, tonificar os músculos, diminuir a porcentagem de gordura corporal e deixar a musculatura mais aparente.
Além disso, como as dietas de atletas de bodybuilding não são suficientes por si só, esses atletas apostam em treinos de força e definição, com alta intensidade na maioria das vezes.
Após saber mais sobre a história do fisiculturismo, as categorias e alguns grandes nomes do esporte, veja como você pode se tornar um atleta profissional nesse ramo.
Buscar a ajuda de um profissional é muito importante, pois você precisará de um personal para corrigir sua postura e sua amplitude, além de montar seus treinos. Também é necessário um nutricionista para planejar uma dieta personalizada, de forma que você não catabolize.
Além disso, procure outros profissionais da área médica para analisar as métricas do seu rendimento e sua genética. Essa equipe será essencial para seu desenvolvimento e garantirá um treino correto, sem riscos de lesão.
Quando falamos em academia, é preciso manter uma proporcionalidade entre a musculação e o exercício aeróbico. Isso porque a musculação promove a hipertrofia, aumentando o metabolismo e fazendo você ganhar músculos.
Já os treinos aeróbicos ajudam no desempenho cardiovascular e na queima de gorduras, auxiliando no ganho de massa magra e aumentando a definição muscular.
Esses dois nutrientes são essenciais para seu desenvolvimento. Os carboidratos são responsáveis por oferecer energia e manter o sistema cognitivo funcionando, enquanto as proteínas são responsáveis pela construção e pela reparação das fibras musculares.
Além disso, não esqueça da água, tão essencial quanto eles, pois elimina toxinas, evita a retenção de líquidos e mantém seu corpo hidratado.
A suplementação é fundamental para ter mais eficiência e disposição no treino e no dia a dia. Uma das mais eficientes é a creatina, um aminoácido monohidratado que oferece maior energia e auxilia no desempenho do exercício, no ganho de massa e na recuperação.
O mesmo vale para o Whey Protein, fonte concentrada de proteínas e suplementação muito consumida no mundo. O BCAA é um composto que combina uma série de aminoácidos para melhorar a síntese proteica e a redução da fadiga.
Seguir à risca o planejamento dos profissionais e resistir às tentações pode ser uma das tarefas mais difíceis da carreira, mas é muito gratificante. Seguir os treinos adequadamente e obedecer às orientações dos profissionais é fundamental para o êxito no seu objetivo.
Existe o Campeonato Natural Bodybuilding, com mais de dez categorias. Se você se interessou em iniciar a carreira, a idade mínima para competir é 16 anos.
A competição de bodybuilding natural em algumas categorias exige o antidoping. No mais, elas são igual às outras, com as poses e os jurados olhando proporção, definição muscular e muito mais.
No site da BLACKSKULL USA™, você encontra diversos produtos para intensificar os treinos e alcançar seus objetivos, principalmente se a ideia é praticar bodybuilding. Com as melhores matérias-primas do mercado e alta tecnologia para proporcionar mais qualidade, os suplementos incluem pré-treinos, termogênicos para secar gordura, vitaminas e muito mais. Confira e aproveite!
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…