Untitled design 22
Aretha Luz
10 de outubro de 2021
MR. OLYMPIA

Brasil Fez História nos Palcos do Mr. Olympia

Finalmente tivemos o reconhecimento que merecíamos. A categoria Wellness foi destaque pela primeira vez no maior evento do ano. No primeiro ano, foi um show empolgante que traz ainda mais entusiasmo para os anos que virão. No final, foi Francielle Mattos quem levou para casa o primeiro título do Mr. Olympia Wellness.

Todos sabem que a categoria, se originou no Rio de Janeiro, ainda durante a antiga federação, mas que ainda não tinha o respaldo necessário para ter a credibilidade passível dentro do fisiculturismo, ou seja, ainda não havia a profissionalização da mesma. Aos poucos foi tomando forma, foi sendo adequada aos padrões e possibilidades que o corpo feminino poderia alcançar. A IFBB Brasil foi a responsável por colocá-la nos palcos do Arnold Classic Brasil (quando era realizado no Rio de Janeiro) e depois foi se alastrando por toda a Europa e finalmente por todo mundo. Quando a Elite Pro resolveu profissionalizar a categoria foi um feito para a mulher brasileira.

Quando a NPC chegou no Brasil sua primeira medida foi incluir a categoria tão popular entre os brasileiros no calendário nacional, e não poderia ser diferente. A wellness foi se fortalecendo e tomando uma forma mais atlética e buscando um shape diferenciado da antiga federação.

Algo que muito agradou as atletas brasileiras como os coaches também.

A categoria wellness sempre foi uma grande confirmação da genética brasileira. Repleta de sensualidade e corpos esculpidos nas academias aonde sempre o glúteo e pernas bem torneadas foram o foco, obviamente não é apenas a genética que manda como na categoria bikini, mas muitas atletas com o devido trabalho e estratégia conseguiriam migrar para a categoria em questão.

As redes sociais deram o reconhecimento necessário que aumentou a visibilidade das brasileiras que passaram a ditar um novo tipo de beleza fitness nas redes.

Esse boom tomou a América Latina e foi crescendo dentro da Europa e Estados Unidos, essa escolha do público e valorização do físico deixou as federações sem escolha e tanto a NPC como a antiga IFBB tiveram que se curvar a essa demanda social e incluir no quadro profissional essa categoria.

Quando finalmente houve o anuncio da categoria para sua inclusão no maior palco do bodybuilding mundial. As brasileiras se prontificaram a batalhar por isso e também agradar as predileções da nova federação.

Em maio, Angela Borges se tornou a primeira competidora da Wellness a se classificar para o Olympia nos Estados Unidos. Ela terminou com a medalha de ouro no IFBB Pro League Pittsburgh Pro de Jim Manion. Borges terminou com a prata atrás de Mattos. Ela foi a primeira de muitos grandes nomes a se qualificar e carregar a lista de competidores do evento.

As estrangeiras em geral também batalharam para se enquadrar. Por mais que tenhamos o perfil genético, no bodybuilding o trabalho duro e dedicação sempre falam mais alto. Yarishna Ayala, era uma das favoritas para esse palco e foi a única “gringa” que entrou no TOP5. A Porto-riquenha estava grande e mais “cheia” em relação às postagens que vinha fazendo no Instagram, mas também deu um show!

 

Esta foi a primeira de muitas batalhas da wellness nos próximos Olympians que virão. Os resultados completos foram anunciados. Abaixo, você pode encontrar os resultados oficiais:

Resultados da Wellness Olympia 2021

Primeiro lugar – Francielle Mattos
Segundo lugar – Angela Borges
Terceiro lugar – Isabelle Nunes
Quarto lugar – Yarisha Ayala
Quinto lugar – Julia Chittara

 

BLOG BLACKSKULL USA™

BLACKSKULL USA™ é uma marca de suplementos alimentares com foco em atletas de alta performance.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos