Você sente que não está ganhando massa muscular como gostaria mesmo treinando pesado e com frequência? Se sim, isso pode ser um sinal de catabolismo muscular.
Caso não saiba o que significa catabolismo, ele é um processo metabólico completamente natural que acontece durante a digestão, quando o alimento é absorvido e transformado em energia para outros recursos do organismo. Com ele, o corpo consegue aminoácidos a partir dos alimentos proteicos que comemos.
Porém, alguns hábitos do dia a dia podem fazer esse processo catabólico ser mais intenso, resultando na perda de massa muscular. Por isso, fique atento à rotina de treinos e à dieta para não sabotar a própria hipertrofia. Confira mais sobre isso a seguir!
Ainda está pensando “o que é catabolismo muscular”? Fique tranquilo, pois vamos entendê-lo melhor e saber como evitá-lo. Nesse processo, nosso organismo produz moléculas simples (aminoácidos) a partir de outras mais complexas (proteínas).
De acordo com a definição de Paul Clayton, do farmacologista clínico e farmaco-nutricionista, ao dicionário Webster, catabolismo é “a quebra de moléculas complexas (como proteínas ou lipídios) e a liberação de energia dentro do organismo”.
Não há nenhum problema no catabolismo se ele for realizado junto ao anabolismo, que é justamente o contrário: a obtenção de proteínas a partir de aminoácidos. É por meio dele que conseguimos ganhar massa muscular. Porém, o catabolismo vira inimigo da hipertrofia quando está desproporcional ao anabolismo.
Isso acontece ao fazermos exercícios muito intensos sem a alimentação correta, o que faz o organismo buscar energia no músculo, desgastando-o. Por isso, os sintomas de catabolismo muscular são justamente a fadiga e a perda de massa muscular.
Há ainda o catabolismo muscular provocado pela sarcopenia, que é a perda de massa magra, ou seja, perda de músculos devido a diminuição da secreção do hormônio do crescimento e o envelhecimento do organismo.
Se está em busca de um corpo definido, precisa saber como evitar o catabolismo. Afinal, você não quer jogar todo o esforço fora, não é? Então, confira a seguir algumas dicas para favorecer o anabolismo e garantir a tão desejada hipertrofia muscular.
Quem frequenta academia sabe que a alimentação balanceada é tão necessária quanto um bom treino para obter resultados. Já vimos que não se alimentar corretamente leva ao desgaste do músculo. Por isso, evite ficar muito tempo sem comer e não pule nenhuma refeição.
Manter uma dieta rica em proteínas, mas também em carboidratos e gorduras boas é essencial para ganhar energia, ter melhor desempenho nos treinos e ver o anabolismo acontecendo corretamente. Lembre-se: procure um nutricionista para seguir a dieta mais adequada às suas necessidades.
Intercale treinos de grupos musculares diferentes em intervalos de, no mínimo, 24 horas. Isso dará o tempo necessário para que o músculo se recupere dos exercícios e hipertrofie.
Além disso, procure ter uma boa noite de sono para uma regeneração completa e melhor disposição no treino do dia seguinte. Caso tenha dificuldade de dormir, uma boa dica é evitar a exposição às telas de celular e TV pouco antes de se deitar, preservando-se de possíveis distrações.
Quem gosta de tomar uma boa cerveja ou um bom vinho deve se atentar à quantidade de álcool ingerida. Afinal, o álcool em excesso faz o fígado trabalhar mais para eliminar as toxinas. Nesse processo, o organismo pode perder os nutrientes necessários ao ganho de massa muscular.
Suplementos alimentares são interessantes para quem busca maior definição muscular. Uma boa dica é o BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada, como leucina, valina e isoleucina, que não são sintetizados pelo organismo e devem ser ingeridos. Na BLACKSKULL USA™, você encontra o BCAA Powder, com fórmula equilibrada apresentada em pó, para absorção rápida.
Outra possibilidade é o já conhecido Whey Protein, proteína derivada do soro do leite e de alta absorção. Esse suplemento vai ajudar no anabolismo e na recuperação das fibras musculares, facilitando a hipertrofia.
Ainda sobre suplementos importantes no combate do catabolismo muscular, o que é fundamental para bons resultados, um deles é a glutamina. Esse aminoácido não essencial (não sintetizado pelo nosso corpo) é ótimo para garantir o bom funcionamento do intestino, além de melhorar o sistema imunológico.
Todos esses suplementos podem ser encontrados no site da BLACKSKULL USA™. Temos tudo para potencializar seus resultados, trabalhando com as melhores matérias-primas do mercado. Além disso, nossos produtos possuem alta concentração de insumos, proporcionando níveis de pureza elevados.
Então, aproveite para fazer parte do nosso time conferindo as opções disponíveis para o seu treino! Também temos acessórios para facilitar sua rotina. Continue acompanhando o nosso blog para mais informações relevantes sobre o universo da musculação.
Fonte consultada:
“Catabolic.” Merriam-Webster.com Dictionary, Merriam-Webster, https://www.merriam-webster.com/dictionary/catabolic. Acesso em 29 abr. 2021.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…