Você já se perguntou por que a alimentação saudável é a grande aliada dos exercícios físicos? Este artigo explicará o que é nutrição esportiva e como o consumo de certos tipos de alimentos pode auxiliar no rendimento e na capacidade física de um atleta.
Para começar, é interessante se informar sobre o que é nutrição e a relação entre o ato de se alimentar e a prática de esportes. Mais adiante, você conhecerá alguns alimentos que estão na lista dos aliados do treino. Além disso, vamos conversar sobre a importância dos suplementos alimentares.
É por meio da nutrição que o nosso corpo assimila nutrientes e se mantém em pleno funcionamento. Proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas e minerais são os nutrientes capazes de nos manter vivos, sendo a nossa principal fonte de energia.
Existem alimentos que são altamente nutritivos. Ou seja, eles nos fornecem uma quantidade significativa de vitaminas e minerais. Optar por uma alimentação saudável é garantir que o nosso corpo seja abastecido por tais nutrientes e funcione de forma adequada.
Esses nutrientes também são os responsáveis pela construção e reparação dos músculos após a prática do exercício. Por isso, existe a relação entre esporte e nutrição.
A partir dessa relação, entendemos o que é nutrição esportiva e porque ela atua justamente na associação entre a alimentação e a prática de esportes. Ou seja, é quando o conhecimento sobre os nutrientes e alimentos é aplicado para melhorar o rendimento esportivo.
É bom frisar aqui a importância do papel do nutricionista para quem deseja iniciar ou intensificar uma rotina de exercícios físicos. Até porque esse profissional é especialista em otimizar o consumo dos nutrientes em uma alimentação. Dessa forma, ele poderá elaborar uma dieta associada ao tipo de exercício que você pratica ou deseja realizar.
Sabendo da importância dos alimentos no fortalecimento e na recuperação dos músculos, vale a pena adicionar alguns deles no seu cardápio para uma dieta esportiva.
“Uma dieta balanceada é fundamental para o fortalecimento e recuperação dos músculos. Quando pensamos em ganho de massa muscular, pensamos logo de cara no grupo de proteínas, o que está certo, em partes. Porém, a importância dos carboidratos e lipídios em nossa dieta é o fator chave para o funcionamento das vias em nosso organismo”, explica o educador físico e nutricionista Yanesko Fernandes Bella (CRN 363821; CREF 126702G/SP).
“Após nosso exercício de cada dia, temos microdanos nas estruturas musculares, depleção do glicogênio muscular e aumento da demanda energética dos mesmos, que necessitam de um pool de nutrientes para o seu restabelecimento, manutenção e ganho”, completa. “Por isso, uma casa não é feita apenas com tijolos, as proteínas por exemplo. Devemos ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas, fibras alimentares e ingestão hídrica adequada, que auxilia na manutenção, fortalecimento, recuperação e ganhos musculares eficientes”
Além da alimentação, vale chamar a atenção para a importância da água na reparação e na hipertrofia dos músculos. Ou seja, não se hidratar corretamente pode prejudicar a performance durante o treino e no pós-treino. A seguir, você confere uma lista com cinco alimentos acessíveis que podem dar uma mãozinha na nutrição esportiva.
Quer energia para o seu treino? Adicione a aveia no seu café da manhã. Ela é fonte de carboidratos ricos em fibra.
Na hora do almoço, escolha o frango porque ele é uma fonte de aminoácidos e proteína. Você pode contar com ele para minimizar a fadiga muscular.
Você sabia que a beterraba pode aumentar a força muscular? Ela facilita a oxigenação e a absorção dos nutrientes pelos músculos. Por isso, sempre inclua essa raiz na sua salada.
Ela já é queridinha para os praticantes de musculação. E você sabe por quê? Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, ele fornece energia aos poucos para o organismo.
Pensou em uma sobremesa? Frutas são sempre uma boa pedida. A melancia, por exemplo, é rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, possui o aminoácido citrulina, que ajuda no processo de cicatrização e recuperação dos músculos.
Após você conhecer alguns alimentos que auxiliam na performance de esportistas, é interessante também entender a importância dos suplementos alimentares.
Agora que você já sabe qual o objetivo da nutrição esportiva, não podemos deixar de lado os suplementos alimentares. Eles são essenciais para repor gastos energéticos e enriquecer a dieta com vitaminas e minerais. Além disso, são responsáveis pela recuperação muscular.
“A utilização de Whey Protein não pode ser vista apenas para esportistas de alto rendimento. É um produto reconhecido cientificamente com uma série de benefícios, promovendo bem-estar e disposição, importantes para a saúde geral”, explica Fernandes Bella. “Ele fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento cardiovascular, previne a perda óssea e muscular, auxilia na redução de gordura corporal, prolonga os efeitos de saciedade, e por consequência, auxilia os resultados nos treinos e maximizando os ganhos musculares”, finaliza.
Além do Whey Protein, a BLACKSKULL USA™ tem uma linha específica de produtos voltada para a recuperação muscular e que vão ajudar também na nutrição esportiva. A seguir, conheça um pouco sobre eles:
Os aminoácidos são como a base dos “tijolos” que constroem nossos músculos, melhorando o desempenho e o rendimento físico, retardando a fadiga e auxiliando na recuperação muscular. Os aminoácidos são encontrados nas proteínas como WHEY. Agora conheça os tipos de aminoácidos que você encontra no catálogo da BLACKSKULL USA™.
O termo BCAA é a abreviação de “Branched Chain Amino Acids”, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que incluem a leucina, valina e isoleucina. Esses três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são muito importantes para a recuperação muscular. O suplemento estimula a síntese de proteínas e reduz a fadiga da prática esportiva.
A glutamina é um aminoácido que serve como fonte de energia para as células imunes, favorecendo, assim, a imunidade. Além disso, esse suplemento possui alta concentração de vitaminas e minerais, que aumentam a resistência do organismo a diversos tipos de vírus e dão suporte ao sistema imunológico, além de ser um aminoácido anticatabólico .
O que você achou desses pesos pesados? Você pode conhecer mais sobre eles e outros produtos no site da BLACKSKULL USA™. Lá, você também pode aprender sobre o universo da nutrição esportiva e alimentação.
É importante frisar, ainda, que o grande diferencial da marca é uma maior concentração de insumos, que proporcionam níveis de pureza mais altos e por consequência otimizam a qualidade dos produtos.
Quer fazer parte deste time? Então conheça todos os produtos do site e aumente a performance do seu treino!
Fonte consultada:
KERKSICK, Chad M. et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition, n. 38, ed. 15, 2018. Disponível em: https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-018-0242-y. Acesso em: 4 maio 2021.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…