A testosterona é um hormônio de grande importância para a saúde dos homens e das mulheres. Além de cumprir um papel relevante no desenvolvimento de características masculinas, ele auxilia no ganho de massa muscular. Por isso, o interesse em saber como aumentar a testosterona é cada vez maior entre atletas e praticantes de musculação.
Pensando nisso, o time BLACKSKULL USA™ preparou um conteúdo com dicas para quem quer saber como aumentar a testosterona naturalmente e também com ajuda de suplementos alimentares de qualidade. Confira!
Qual é a função da testosterona no ganho de massa muscular?
Quando se fala sobre o que é testosterona, é interessante entender que ela cumpre papéis importantíssimos para a saúde masculina e feminina, além de ser essencial para quem está no processo de ganho de massa muscular.
A testosterona é considerada um hormônio anabólico, ao lado do hormônio do crescimento (GH) e do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Eles induzem o aumento da massa muscular pelo estímulo da síntese proteica — processo que acontece nos músculos após o treinamento de força, no período de recuperação muscular.
Além disso, a testosterona é um dos principais hormônios envolvidos na redução da gordura corporal, sendo eficiente para o emagrecimento. O nível baixo, inclusive, pode causar o aumento da massa gorda.
O que causa a baixa testosterona e quais as consequências?
Antes de entender como aumentar a testosterona, é preciso compreender os fatores que levam à redução dos níveis do hormônio, assim como saber se é realmente necessária a suplementação, por exemplo.
A baixa da testosterona pode acontecer por diferentes motivos, desde hábitos alimentares não saudáveis e falta de sono de qualidade, até estresse emocional. Além disso, conforme envelhecemos, é natural que a produção do hormônio do organismo diminua, por isso há interesse em torno de como aumentar a testosterona depois dos 40.
“A testosterona desempenha papéis importantíssimos para a saúde masculina e feminina e os níveis deste hormônio no organismo devem ser acompanhados regularmente por um profissional da saúde qualificado”, explica a nutriconista Lais Coelho (CRN 41763). “Essa avaliação é feita por meio de exame de sangue em conjunto com análise clínica”, completa.
“Com o passar dos anos, a capacidade produtiva endógena da testosterona é reduzida, é um processo natural e normal. Porém, existem outros fatores que podem impactar na produção deste hormônio como o consumo de medicamentos, estresse, sedentarismo, obesidade, entre outros”, esclarece a profissional.
Entre as principais consequências do baixo nível de testosterona no organismo, estão:
- aumento da gordura corporal;
- fadiga constante;
- alteração de humor;
- dificuldade de definição e hipertrofia muscular;
- diminuição da libido;
- queda capilar;
- osteoporose.
Porém, para ter um diagnóstico preciso da baixa de testosterona, é recomendado realizar exames de sangue. Com eles, é possível medir a quantidade do hormônio no organismo. Os parâmetros comuns estabelecidos são 300 nanogramas para os homens e de 50 a 80 nanogramas para as mulheres.
Como aumentar a testosterona naturalmente: confira 3 dicas
Caso você tenha interesse em saber como aumentar a testosterona de forma natural para potencializar o processo de hipertrofia muscular, confira as dicas que listamos a seguir.
1. Aposte em alimentos que estimulam a testosterona
Uma das formas naturais de como aumentar a testosterona no corpo é investir em uma alimentação balanceada, rica em nutrientes que ajudam a aumentar o nível do hormônio no organismo, como vitamina A, B, D e zinco.
Para obter esses nutrientes, insira na sua dieta alimentos como feijão, castanhas, ovos, óleo de peixe, salmão, sardinhas, manga, espinafre, cenoura, batata-doce, fígado, entre outros.
Pensando em uma alimentação equilibrada, não é interessante fazer dietas restritivas. Mesmo que você esteja em processo de emagrecimento, como em uma dieta cutting, é essencial consumir todos os macronutrientes necessários para o funcionamento do corpo.
2. Mantenha um sono de qualidade
Noites mal dormidas estão relacionadas com o desequilíbrio na produção hormonal, incluindo a testosterona. Além disso, um sono de pouca qualidade pode contribuir para o catabolismo muscular.
Por isso, procure ter sempre uma boa noite de sono para a produção do hormônio androgênico continuar equilibrada. Também é durante o descanso que os músculos se regeneram completamente, sendo uma etapa essencial para uma hipertrofia otimizada.
3. Invista em suplementos alimentares que estimulam a testosterona
Também tem como aumentar a testosterona masculina pelo consumo de suplementos alimentares. Lembrando que suplementos alimentares não são medicamentos. Seu papel é fornecer ao organismo nutrientes, enzimas e substâncias em geral em complemento à alimentação. Voltando para o contexto, o recentemente lançado pela BLACKSKULL USA™, o ANABOLIC TURBO™ é um ótimo aliado para esse objetivo.
Esse é um suplemento à base de colostro bovino com feno-grego, ingredientes anabólicos que potencializam o ganho de massa muscular. Atualmente, pesquisas apontam para a presença de fatores de crescimento no colostro que podem ter um possível efeito para a nutrição esportiva.
Sugere-se que um aumento maior na concentração sérica de IGF-I foi induzido por outros fatores após a suplementação de colostro bovino, como o aumento da produção endógena.
O feno-grego, por sua vez, é uma planta leguminosa cultivada extensivamente na Ásia. Ele é rico em compostos esteróides como glicosídeos e saponinas, amplamente utilizadas em diversos benefícios à saúde durante os séculos, sendo um desses, o aumento da testosterona e libido.
Outro suplemento interessnate neste contexto é a MACA PURE™, suplemento à base de maca peruana. Com sua suplementação épossível elevar a libido e o desempenho sexual, potencializando o fornecimento de energia e melhorando o desempenho durante o treino.
Como aumentar a testosterona feminina?
Quando o assunto é testosterona, imediatamente remetemos os pensamentos a pessoas do sexo masculino. Isso porque este é um hormônio com concentração de 20 a 30 vezes maior nos homens. Porém, mesmo sendo um hormônio masculino, ele atua como agente regulador das funções biológicas de ambos os gêneros.
Para além do tema hipertrofia, o desequilíbrio hormonal nas mulheres pode ocasionar diversas disfunções no organismo, refletidas em cansaço extremo, redução na libido e até mesmo depressão. A identificação e a resolução do problema é feito por um médico especialista.
Um potencializador importante de destacar para a redução da testosterona livre no organismo feminino é o uso de contraceptivos. Popularmente conhecida como pílula anticoncepcional, o medicamento é formulado com hormônios sintéticos que reduzem a produção endógena de hormônios anabólicos como o estrógeno e a testosterona, com o objetivo de evitar a concepção de um embrião. Tal fator pode interferir no processo de hipertrofia muscular e na redução da libido, por exemplo.
Para as mulheres interessadas em saber como aumentar a testosterona feminina para a saúde ou para potencializar o ganho de massa, as dicas são as mesmas: investir em uma alimentação saudável, boas noites de sono e evitar hábitos não saudáveis, como fumar.
Faça parte do TIME CAVEIRA da BLACKSKULL USA™
Agora que você já sabe como aumentar a testosterona, naturalmente ou com a suplementação, que tal levar para casa um dos suplementos alimentares que vão ajudar você a ganhar massa muscular de maneira efetiva?
Os produtos da BLACKSKULL USA™ são feitos com as melhores matérias-primas do mercado nacional e internacional, alto nível de pureza dos ingredientes, oferecendo suplementos de qualidade para sua saúde.
Aproveite para continuar por dentro do blog do TIME CAVEIRA PRETA™, com notícias do fisiculturismo e dicas para potencializar seu treino e seus resultados. Faça parte dessa TROPA DE ELITE!
Fontes consultadas:
ANTUNES, Hanna Karen M. et al. Privação de sono e exercício físico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, [s. l.], v. 14, ed. 1, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/GtD8bbscVMCLrFGxJPvShYM/?lang=pt&format=html. Acesso em: 14 out. 2021.
FILHO, Ednaldo Queiroga et al. Testosterona no Auxílio do Emagrecimento. International Journal of Nutrology, [s. l.], v. 11, ed. 1, 2018. Disponível em: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1675057. Acesso em: 14 out. 2021.
GERLINGER-ROMERO, Frederico et al. Bases moleculares das ações da testosterona, hormônio do crescimento e igf-1 sobre a hipertrofia muscular esquelética e respostas ao treinamento de força. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, [s. l.], v. 12, ed. 2, p. 187-208, 2013.
Maheshwari A, Verma N, Swaroop A, et al. Efficacy of FurosapTM, a novel Trigonella foenum-graecum seed extract, in Enhancing Testosterone Level and Improving Sperm Profile in Male Volunteers. Int J Med Sci. 2017;14(1):58-66. Published 2017 Jan 10. doi:10.7150/ijms.17256
TIPTON, K.D. et al. Exercise, protein metabolism, and muscle growth. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, [s. l.], v. 11, ed. 1, p. 109-132, 2001. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11255140/. Acesso em: 14 out. 2021.
Muito bom post !!!! Informaçao de qualidade!!