Cada pessoa tem um corpo diferente. Ninguém é exatamente igual e, por isso, é muito importante criar estratégias de treino e dieta individualizadas, mas muitas pessoas ainda se perguntam “como descobrir meu biotipo?”. Então, se essa é uma pergunta que você faz com frequência, fique tranquilo!
O time BLACKSKULL USA™ preparou um conteúdo sobre como descobrir seu biotipo corporal, entendendo as características de cada um deles e vendo dicas para atingir resultados mais otimizados. Vamos nessa?
Antes de falarmos sobre os diferentes tipos de corpos existentes, vamos entender o que é biotipo de fato. Esse termo se refere ao conjunto de características físicas e biológicas que herdamos geneticamente.
As estruturas corporais são definidas pelos biotipos. Isso vai desde a facilidade em queimar ou acumular gordura até o tamanho dos ossos. Além da aparência, questões como o metabolismo mais acelerado ou lento são características que variam em cada organismo.
Por isso, vale conhecer quais são os tipos de biotipos para você entender melhor o seu próprio corpo e como ele funciona. Vamos falar sobre cada um deles e suas particularidades a seguir:
O ectomorfo é o biotipo caracterizado por um corpo magro, com ombros e quadril estreitos. Seu metabolismo é muito acelerado e, por isso, o indivíduo consegue queimar gordura mais rapidamente, porém, ele tem mais dificuldade para ganhar massa muscular.
Já o mesomorfo é biotipo corporal que apresenta maior facilidade de queimar gordura, enquanto também tem facilidade em ganhar massa muscular. Por isso, muitas vezes é considerado um biotipo “privilegiado”. Ele é caracterizado pelo corpo magro e triangular, com ombros e peito mais largo, cintura estreita, e braços e coxas fortes.
Já o endomorfo é o tipo de corpo caracterizado por ser mais largo, que apresenta tendência em acumular gordura e mais dificuldade para perder peso, por possuírem metabolismo mais lento. Ao mesmo tempo, as pessoas com esse biotipo têm facilidade de ganhar massa muscular.
Já sabemos quais são as diferenças entre cada tipo de corpo. Agora é hora de responder à pergunta “como descobrir meu biotipo?”. Tendo em mente as características físicas de cada um deles, é possível ter uma ideia de em qual “padrão” você se encaixa.
Porém, como há questões relacionadas ao metabolismo, apenas um profissional pode identificar corretamente o seu biotipo corporal. Para isso, conte com a ajuda de um educador físico, um nutricionista ou um nutrólogo para a avaliação. Eles vão tirar as suas medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, peso, altura e circunferências.
Além disso, esses profissionais podem solicitar exames para garantir o diagnóstico correto, avaliando o metabolismo corporal na totalidade. Ao final, você vai ter uma orientação mais direcionada sobre alimentação e treino para atingir seus objetivos de forma otimizada e individualizada.
Bom, já falamos sobre a importância da avaliação profissional para a identificação do biotipo corporal. Depois de ter a pergunta “como descobrir meu biotipo” respondida, estratégias focadas em cada uma dessas características devem ser criadas, tanto na dieta quanto no treino. Para ajudar você a ter uma ideia, listamos algumas dicas genéricas para cada biotipo:
Pensando que o ectomorfo é o biotipo com mais dificuldade para ganhar massa muscular, seu treino e sua dieta devem ser focados nesse objetivo. Por isso, vale apostar em uma alimentação com alta ingestão de calorias, maior quantidade de proteínas e boas fontes de carboidratos.
Para o treino, vale apostar em exercícios resistidos e de força, como a musculação. Procure sempre evoluir com a carga, focando na qualidade e não na quantidade. Também é interessante limitar os exercícios aeróbicos, que costumam gastar muitas calorias. Confira mais dicas no nosso conteúdo sobre ectomorfos.
Já para o mesomorfo, vale a pena apostar tanto na musculação quanto em treinos aeróbicos. É interessante, também, investir em diferentes métodos de exercícios, como drop-set ou rest-pause.
Para a dieta, a dica de investir em alto consumo de proteínas e atentar-se aos carboidratos, preferindo o consumo de fontes complexas desse nutriente, também é válida quando trata-se dos mesomorfos. Para saber mais, confira nosso conteúdo sobre esse biotipo.
Para a alimentação do endomorfo, é interessante apostar em carboidratos de baixo índice glicêmico, digeridos de forma lenta pelo organismo, e inserir proteínas de alto valor biológico na dieta.
Para o treino, reservar mais horas semanais para correr, andar de bicicleta ou caminhar é essencial. HIIT também é uma modalidade interessante, além da musculação. Saiba mais no nosso conteúdo sobre endomorfos.
Gostou de aprender sobre “como descobrir meu biotipo”? Espero que nossas dicas tenham ajudado você a se conhecer melhor. Aqui vai mais uma sugestão extra: além da dieta e do treino, apostar nos melhores suplementos alimentares do mercado nacional e internacional também é essencial para todos os biotipos.
Para isso, conte com a BLACKSKULL USA™. Nossos produtos são feitos com as melhores matérias-primas e possuem alta concentração e pureza de ingredientes. Acesse nosso site e navegue de acordo com seu objetivo: temos suplementos para ganho de massa, emagrecimento, força e energia, e recuperação muscular.
Aproveite e continue acompanhando o nosso blog. Por aqui, você encontra mais dicas de treino, dietas e novidades do universo do bodybuilding. Faça parte do time CAVEIRA PRETA™!
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…