homem com a mão na barriga em frente a um copo de leite pensando sobre o que é intolerância a lactose
BLACKSKULL USA™
7 de março de 2022
SUPLEMENTAÇÃO

Descubra o que é intolerância à lactose e quais são os melhores suplementos para atletas diagnosticados

Você sabe o que é intolerância à lactose? Segundo os dados disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estima-se que 40% da população brasileira apresenta incapacidade de digerir a lactose — uma deficiência também denominada hipolactasia.

Apesar da alta porcentagem, são poucos os que recebem o diagnóstico e passam a tratar a deficiência. Esses normalmente passam por dificuldades para encontrar alimentos indicados para o consumo.

Nesse caminho, para que você entenda melhor o que é a intolerância à lactose e conheça algumas alternativas de suplementos alimentares para atletas diagnosticados, preparamos este artigo recheado de informações. Venha com a gente e confira!

O que é a intolerância à lactose?

Para começar, nada melhor do que responder à pergunta “o que é intolerância à lactose?”. Basicamente trata-se de uma incapacidade do organismo de digerir a lactose, o açúcar presente no leite e seus derivados.

Normalmente, a intolerância é resultado da deficiência ou da ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Essa enzima é a responsável por quebrar e decompor a lactose em açúcares mais simples, para ser absorvida pelo corpo. Existem três tipos de intolerância à lactose: a primária, a secundária e a congênita.

A primária é a mais comum e atinge principalmente os adultos que apresentam disfunção na enzima lactase. A secundária pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente na infância, causada por patologias ou lesões intestinais. Já a congênita é a mais rara de todas, manifesta-se logo após o nascimento e é causada por um defeito genético.

Quais são os principais sintomas?

Entre os principais sintomas de intolerância à lactose estão náuseas, diarréia ácida e abundante, gases, e desconforto. Também é possível apresentar dores abdominais, indigestão, cólicas e mal-estar generalizado.

Quem tem intolerância à lactose deve ter em mente que a severidade dos sintomas varia de acordo com o próprio organismo e a quantidade de leite ou derivados ingerida. Afinal, cada corpo pode suportar medidas diferentes e manifestar os mais diversos sintomas, alterando até mesmo a duração dos desconfortos.

Como descobrir a intolerância à lactose?

Depois de entender o que é, muitas pessoas ainda se perguntam como descobrir intolerância à lactose. A verdade é que somente médicos e profissionais especializados podem diagnosticar a deficiência, assim como indicar tratamentos. O diagnóstico é feito através de um exame específico.

Como tratá-la?

Diferente da alergia ao leite, em que o organismo rejeita as proteínas da substância, a intolerância à lactose não é vista como uma doença. Na verdade, segundo o Ministério da Saúde, ela é apresentada como uma carência do organismo.

Dessa forma, é possível tratá-la por meio de dietas e medicamentos específicos, que auxiliam na produção de lactase e no controle dos sintomas. Inclusive, quem não sabe o que tomar para intolerância à lactose, pode investir em alimentos e suplementos alimentares que contenham a enzima lactase adicionada à formulação.

Estes produtos são acrescidos da quantidade ideal de enzima lactase para que ocorra a digestão. Geralmente são comercializados com indicações no rótulo de “zero lactose”.

pessoa enchendo copo de leite em cima da mesa para explicar o que é intolerância a lactose

Opções de suplementos para intolerantes à lactose

Agora que você já sabe o que é intolerância à lactose, quais são os sintomas e como tratá-la, que tal conferir algumas opções de suplementos destinados aos atletas diagnosticados? Na BLACKSKULL USA™, é possível encontrar as melhores opções!

Entre elas, o Whey Zero® Lactase é uma excelente aposta para quem deseja turbinar os treinos. Composta por fibras (inulina e frutooligossacarídeos) e pela enzima lactase, a proteína auxilia na digestão da lactose e no funcionamento do intestino, enquanto contribui para formação dos músculos e dos ossos.

Já a nova versão do Whey 4HD® Lactase é a escolha ideal para quem busca a combinação entre whey isolado e concentrado. Também contando com fibras (inulina e frutooligossacarídeos) e a enzima lactase na composição, ele favorece o ganho de massa muscular em atletas intolerantes à lactose.

Continue acompanhando o blog da BLACKSKULL USA™

E aí, gostou do conteúdo e já sabe o que é intolerância à lactose? Então aproveite o tempo livre para navegar pelo blog da BLACKSKULL USA™ e fique por dentro de tudo o que rola no universo fitness!

Fontes consultadas:

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Biblioteca Virtual em Saúde. Intolerância à lactose. Biblioteca Virtual em Saúde, [s. l.], p. 1, Set 2005. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/intolerancia-a-lactose/. Acesso em: 16 fev. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Sociedade Brasileira de Pediatria. Intolerância à Lactose. Doenças, [s. l.], p. 1, 28 nov. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/intolerancia-a-lactose/. Acesso em: 16 fev. 2022.

SÁ, PRISCILA THAYS MOREIRA DE et al. ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA HIPOLACTASIA. Revista UNINGÁ Review, [s. l.], v. 20, ed. 2, p. 123-128, Out – Dez 2014. ISSN: 2178-2571. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20141001_083741.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

BLOG BLACKSKULL USA™

BLACKSKULL USA™ é uma marca de suplementos alimentares com foco em atletas de alta performance.

Comentários

Maria das Graças Sousa29/04/2022

Informações muito úteis no momento.Minha neta Alessandra Vitória, tem Intolerância a Lactose. Já nasceu com este problema.Passou por 4 cirurgias ao nascer, tendo que tirar parte do intestino,lesionado, até que se descobriu que o leite era o responsável.Amamentou no peito muito pouco…depois de descoberto a intolerância passou a fazer uso de um leite especial, na época fornecido no hospital pelo SUS , e depois qdo teve alta, 60 dias após o nascimento. NO momento não estou me lembrando do nome das latas de leite. Hoje , Alessandra Vitória, ela tem 11 anos e continua se cuidado. Mas, sem medicamentos. Qdo usa algo que não deva, vai direto ao banheiro. Da a impressão que o intestino não segura a alimentação.
Atualmente a Escola em que estuda em Tempo Integral ( CEEFMTI ” ARISTEU AGUIAR” de Alegre ES atende e a assiste nestes cuidados, por Atestado medico .
Estas informações e outra poderão em muito nos ajudar para que tenha uma saúde e vida saudável.
Agradecemos💙

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descontos