NUTRIÇÃO

Dieta cetogênica: o que é e como fazê-la de forma saudável

Você sabe o que é dieta cetogênica? Ela é baseada em uma alimentação com ingestão mínima de carboidratos e rica em gordura, fazendo com que seu corpo entre em estado de cetose. Quer entender mais sobre o assunto? A BLACKSKULL USA™ separou um artigo focado nele.

O que é?

Afinal, o que é dieta cetogênica? Explicamos brevemente como ela funciona, mas agora vamos entrar em detalhes. Para entender melhor sobre o assunto, é preciso saber que a principal fonte de energia do nosso corpo é a glicose. Quando ela está em falta no organismo, o corpo passa a utilizar outras fontes de energia, como a gordura.

Essa dieta baseia-se em colocar o organismo em estado de cetose, um estado fisiológico de catabolismo que ocorre quando o fígado converte a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos, usando os depósitos de gordura como fonte de energia.

Quais são os benefícios?

Agora que você já sabe como funciona a dieta cetogênica, é hora de entender mais sobre os benefícios. O principal intuito dela é acelerar o processo de perda de peso por meio da diminuição de gordura corporal.

Perda de gordura

Devido à diminuição de carboidratos no organismo, os níveis de insulina crescem, absorvendo a glicose do sangue e restaurando a glicemia — que nada mais é do que o açúcar no sangue. O corpo utiliza essa gordura como fonte de energia e isso ajuda você a perder a gordura do corpo, incluindo a visceral, com mais facilidade.

Redução dos níveis de triglicerídeos

Os níveis altos de triglicerídeos no organismo são grandes causadores de doenças cardíacas. Diminuí-los é uma das melhores formas de reduzir o risco delas. A dieta cetogênica ajuda nessa tarefa, já que os níveis dessas moléculas são aumentados por conta do grande consumo de carboidratos.

Reduz a pressão arterial

As refeições cetogênicas reduzem a pressão arterial. Esse é um fator de risco, principalmente para quem possui idade avançada. Quando temos essa pressão elevada, os riscos de acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas aumentam. A dieta reduz a insulina do organismo, eliminando os picos de sangue e baixando a pressão arterial.

Como fazer essa dieta de forma saudável?

O que comer na dieta cetogênica? Como fazê-la de forma saudável? Por ser uma dieta extremamente restritiva a mesma só deve ser praticada com indicação e acompanhamento de um profissional qualificado da área da saúde. Para que ocorra tal indicação, será realizada uma avaliação prévia extensa, incluindo a realização de uma gama de exames.

De modo geral, estes são os alimentos cetogênicos consumidos no período da dieta:

Alimentos permitidos

  • carnes, aves e peixes;
  • ovos;
  • embutidos (presunto, linguiça, bacon);
  • óleos saudáveis;
  • queijos;
  • creme de leite;
  • iogurtes sem açúcar;
  • amendoins, castanhas, nozes;
  • vegetais com pequenas porcentagens de carboidratos;
  • bebidas como café e chá (elas devem ser adoçadas com adoçante).

Alimentos não permitidos

  • arroz, milho, feijão, soja;
  • massas e pães;
  • frutas com alto teor de açúcar;
  • doces em geral;
  • alimentos industrializados;
  • cereais;
  • batata e mandioca.

Além dos alimentos, há alguns suplementos que podem ser adicionados a dieta. O whey protein é um deles, ainda mais para quem não come carne, pois ajuda a obter a quantidade ideal de proteína diária de outra maneira. A creatina também tem o uso liberado, já que não possui carboidratos e melhora o seu desempenho nos treinos.

Geralmente, na fase inicial, é recomendado o consumo de 20 g de carboidratos por dia. Com o tempo, esse valor aumenta para 25 g, 30 g e pode chegar a 100 g diariamente. Tudo isso deve ser proporcional com o seu peso e o seu organismo. Por isso, nada de criar uma dieta sem a ajuda de um nutricionista, ok?

Quais são os riscos?

Existem diversos riscos relacionados à dieta cetogênica, principalmente quando praticada sem acompanhamento profissional e por períodos prolongados. Cada pessoa pode apresentar um sintoma diferente, mas, de forma geral, os riscos mais comuns são:

  • dores de cabeça;
  • hipoglicemia;
  • sonolência;
  • fadiga;
  • constipação.

BLACKSKULL USA™: faça parte do TIME CAVEIRA

Com a ajuda de um nutricionista, a dieta cetogênica traz diversos benefícios. Agora, que tal fazer parte de um time que preza pelo bom desempenho durante os treinos? Seja membro do TIME CAVEIRA da BLACKSKULL USA™ e garanta os suplementos necessários para otimizar os seus resultados.

Fontes consultadas:

Dieta cetogênica: o que é, benefícios, riscos e como fazer. Roberta Saraiva. Blog nutrify. Disponível em: https://blog.nutrify.com.br/dieta-cetogenica-o-que-e-e-seus-beneficios/. Visualizado em 28/nov.

Dieta Cetogênica Não é Para Bodybuilders. Aretha Luz. Blog BLACKSKULL USA. Disponível em: http://sh-pro52.teste.website/~blac2116/blog/dieta-cetogenica-nao-e-para-bodybuilders/ Visualizado em 28/nov.

Aretha Luz

View Comments

Recent Posts

Europa Pro 2024: Resultados

“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…

3 dias ago

Musclecontest MuscleWorld Pro 2024: Resultados

Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…

1 mês ago

Texas Pro 2024: Resultados

Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…

1 mês ago

Dubai Pro 2024: Resultados

O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…

1 mês ago

Tampa Pro 2024: Resultados

A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…

1 mês ago

Chicago Pro 2024: Resultados

A Temporada 2024 está chegando ao fim e cada vez mais acirrada Impossível não se…

2 meses ago