ARTIGOS

Dieta cutting: como perder gordura para o bodybuilding

Quem pratica o bodybuilding, ou fisiculturismo também deve realizar o cutting. É uma dieta restritiva que consiste na ingestão de menos calorias pelos alimentos que aquelas gastas em energia pelo organismo.

O objetivo da dieta cutting é reduzir o nível de gordura corporal ao máximo, mantendo os músculos definidos. Essa prática é comum nos meses que antecedem competições de fisiculturismo, mas pode ser adotada para perder peso sem comprometer a musculatura.

Se você é um bodybuilder ou está interessado em perder peso, que tal conferir como o cutting pode ajudar a intensificar sua definição muscular? Preparamos o conteúdo a seguir para auxiliar nesse processo!

Lembre-se da importância da orientação de um médico, para avaliar seu biotipo e quanta gordura será perdida; de um educador físico, para ajustar seu treino ao período do cutting; e de um nutricionista esportivo, para montar uma dieta adequada aos seus objetivos.

Bulking x cutting: qual a diferença?

Você já sabe o que é cutting e a importância dele para definir ainda mais o corpo, mas não é a única prática na rotina de um bodybuilder. Primeiramente, é importante realizar o bulking, processo contrário: ingestão de mais calorias que aquelas gastas pelo organismo.

O objetivo do bulking é exatamente a hipertrofia. Esses processos devem ocorrer separadamente, porque não é possível perder gordura enquanto se ganha massa muscular.

“O bulking, traduzido do inglês, significa volumoso. É o período que o indivíduo busca um aporte hipercalórico visando o ganho e otimização da massa muscular”, explica o educador físico e nutricionista Yanesko Fernandes Bella (CRN 363821; CREF 126702G/SP).

“Já o cutting, traduzido do inglês, significa corte, ou seja, é o período de uma dieta hipocalórica com altos volumes proteicos, buscando perder gordura e minimizar as perdas de massa muscular que foram adquiridas no período de bulking”, completa.

Por isso, o cutting pertence ao período pré-competição de fisiculturismo, ou seja, alguns meses antes do dia do concurso. Se você não é competidor e pratica o bodybuilding como hobby, verifique com o médico e instrutor quando é uma boa hora para focar na perda de gordura e não no ganho de massa.

Como fazer uma dieta cutting?

Para reduzir as calorias ingeridas na alimentação, deve-se seguir rigorosamente a dieta orientada pelo nutricionista. Porém, aqui estão algumas dicas gerais importantes de como fazer uma dieta cutting:

  • Não deixe de ingerir carboidratos. Eles são essenciais para obter energia para o treino. Para isso, aposte mais em cereais integrais, grão-de-bico, lentilhas, etc., e menos em produtos industrializados e carboidratos simples;
  • Consuma alimentos ricos em proteína para manter a definição muscular conquistada no bulking e evitar o catabolismo, como carne, frango, peixe, leguminosas, cogumelos, entre outros;
  • Invista em alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo, como chá verde, brócolis, linhaça, guaraná, couve, café, canela, etc.;
  • Não faça jejum. Apesar de precisar reduzir as calorias consumidas, é importante não deixar de comer para evitar fadiga, catabolismo muscular e desaceleração do metabolismo.

“Durante o período de cutting é preciso tomar cuidado para não haver uma redução exagerada de calorias, resultando em perda de massa muscular e uma janela de oportunidade para vírus e bactérias já que o sistema imune estará deficitário”, alerta Fernandes Bella.

“É preciso realizar esse processo de forma escalonada e gradual. Para isso, a ingestão de proteínas é fundamental em uma dieta hipocalórica em que se objetiva a manutenção de massa muscular e perda de gordura corporal. A ingestão de 40 g de Whey Protein por dia nessa fase previne a redução de massa muscular e otimiza os seus ganhos”, completa.

Como fica o treino durante o cutting?

O treino em cutting deve ser adaptado à nova dieta para não haver lesões nem desgaste físico. Afinal, o corpo está passando por uma restrição calórica. Por isso, converse com o instrutor para que a atividade física acompanhe o processo.

No treino para cutting masculino, é interessante investir em exercícios voltados para membros superiores, como supino reto, rosca direta, remada curvada, tríceps corda, que ativam os músculos dos braços, ombros, costas e peitoral. Porém, é importante exercitar os membros inferiores para manter a simetria corporal.

O mesmo vale para mulheres que treinam durante o cutting. Para conservar a hipertrofia dos membros inferiores, pratique agachamento, afundo, elevação pélvica, entre outros exercícios que ativam a parte externa e interna das coxas e glúteos. Para os braços, também é interessante trabalhar tríceps, bíceps e costas.

No treino para cutting, além da musculação, é válido inserir exercícios aeróbicos, já que eles auxiliam na queima de caloria. Alguns exemplos são HIIT, corrida ou caminhada ao ar livre e na esteira, além de bike. Tenha cuidado para não intensificar demais os treinos e prejudicar a recuperação muscular.

Qual é o melhor suplemento para o cutting?

Para auxiliar na perda de gordura, é interessante inserir suplementos específicos na dieta, como os termogênicos. Uma sugestão é o Sexy Bony, da BLACKSKULL USA, elaborado com carnitina, um composto que participa do metabolismo de gordura, promovendo emagrecimento, definição e alcance de energia.

Outra opção à base da mesma substância é o CARNITINE CAPSULES, uma ótima alternativa de pré-treino. Vale ainda investir em suplementos com cafeína, como o Danger, criado pelo fisiculturista brasileiro Eduardo Correa para a BLACKSKULL USA. Ele possui cápsulas inibidoras de apetite e proporciona energia e disposição ao treino.

“A utilização de suplementos alimentares pode ser uma ferramenta para o emagrecimento saudável. A utilização de termogênicos auxilia a aumentar o metabolismo corpóreo, ajudando na queima de gordura”, explica Fernandes Bella. “Uma reeducação alimentar combinada com atividade física é indispensável para a otimização da redução de gordura”, finaliza.

Faça parte do time da caveira preta!

Para garantir resultados eficientes, é preciso ter disciplina no treino, na dieta e apostar em suplementos de qualidade. Por isso, vale a pena conferir o site da BLACKSKULL USA e garantir termogênicos e outros produtos com as melhores matérias-primas do mercado e altos níveis de pureza dos ingredientes.

Além disso, para fazer parte do time caveira preta e deixar seus treinos ainda mais intensos, continue de olho nos conteúdos do nosso blog. Temos dicas de musculação, bodybuilding, nutrição e muito mais!

jennifer

View Comments

Recent Posts

Europa Pro 2024: Resultados

“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…

3 dias ago

Musclecontest MuscleWorld Pro 2024: Resultados

Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…

1 mês ago

Texas Pro 2024: Resultados

Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…

1 mês ago

Dubai Pro 2024: Resultados

O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…

1 mês ago

Tampa Pro 2024: Resultados

A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…

1 mês ago

Chicago Pro 2024: Resultados

A Temporada 2024 está chegando ao fim e cada vez mais acirrada Impossível não se…

2 meses ago