Criada pelo médico francês Pierre Dukan, a dieta Dukan conquistou milhares de adeptos em todo o mundo. O motivo dessa popularidade é justamente a promessa de um emagrecimento rápido, sem a necessidade de contar ou calcular calorias para perder peso.
Então, o que é a dieta Dukan? Comparada à dieta Low Carb e à dieta Atkins, ela é um plano alimentar subdividido em fases, com um cardápio rico em proteínas e vegetais, mas baixíssimo teor de carboidratos e gorduras.
Pensando nisso, para você entender mais sobre o funcionamento e os benefícios dessa estratégia nutricional, o time CAVEIRA preparou este artigo recheado de informações e dicas. Achou interessante? Continue a leitura e confira!
The Dukan Diet Cookbook é o título original do livro lançado nos anos 2000 pelo autor e médico Pierre Dukan. Nele, o especialista explica mais a respeito da famosa estratégia de emagrecimento que ganhou notoriedade nos últimos anos e foi aposta de grandes celebridades, como Jennifer Lopez, Giselle Bündchen, Penélope Cruz e Kate Middleton.
Segundo o autor, já na primeira semana da dieta, é possível emagrecer 5 kg sem necessariamente se afastar dos pratos. Na verdade, a ideia é abolir o consumo de alimentos gordurosos e fontes de carboidratos, compensando-o com a ingestão, quase ilimitada, de proteínas e lipídios.
Para colocar o plano alimentar em prática, é necessário seguir as fases da dieta Dukan. Pensadas tanto para o emagrecimento quanto para a manutenção do peso, elas são:
É a fase mais restritiva, responsável por preparar o organismo para responder melhor à dieta. Ela corresponde à primeira semana do método, do primeiro ao sétimo dia, e consiste no consumo de proteína magra (em porções ilimitadas) e mais 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.
Para quem tem dúvidas sobre o que pode comer na primeira fase da dieta Dukan, no livro, Pierre Dukan listou 72 alimentos que podem compor o cardápio. Basicamente, inclui:
Geralmente indo do primeiro ao décimo segundo mês, ou até que o adepto atinja o peso desejado, essa fase consiste na liberação dos vegetais de forma gradual, incluindo-os nos pratos em dias alternados junto às proteínas.
A ideia é consumir um dia de PL (proteínas + legumes) seguido por um dia de PP (proteínas puras) e assim por diante. Também é necessário ingerir duas colheres de sopa de farelo de aveia diariamente.
Nessa fase, além dos 72 da primeira etapa, o autor adiciona 34 alimentos de origem vegetal para o consumo. Eles incluem: berinjela, rabanete, brócolis, repolho, aipo, cogumelos, aspargo, couves, palmito, abobrinha, espinafre, vagem, quiabo, pepino, chuchu, nabo, acelga, alface, chicória, jiló, broto de soja, agrião, cebola, alho-poró, pimentão, endívia, abóbora, tomate e rúcula
Após perder todos os quilos desejados, é possível iniciar a fase de consolidação. O cálculo é feito em função do peso perdido: dez dias para cada quilo que se foi. Ou seja, se você perdeu 5 kg, deve seguir essa fase por 50 dias e assim por diante.
As receitas para dieta Dukan nessa fase podem incluir tudo que foi estabelecido nas anteriores, sem a necessidade de alternância. Além disso, frutas, pães e massas integrais em porções controladas estão liberadas. No entanto, é necessário consumir 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e separar ao menos um dia na semana para consumir exclusivamente proteínas puras.
Com tempo indeterminado, é a última fase da dieta Dukan. Nesse caso, os adeptos devem seguir as diretrizes básicas da fase de consolidação, mas, contanto que o peso permaneça estável, é possível afrouxar as regras.
Na fase de estabilidade, o cardápio da dieta Dukan pode conter todos os alimentos das anteriores mais três colheres de sopa de farelo de aveia por dia. Também é necessário separar um dia da semana para consumir exclusivamente proteínas puras.
Após conhecer as fases, fica mais fácil aprender como fazer a dieta Dukan. Por ser um método alimentar restritivo, ela pode ser uma boa aposta para perder peso rapidamente, sem contar calorias nem medir porções.
No entanto, assim como qualquer estratégia nutricional, antes de iniciá-la, é fundamental contar com a orientação de profissional de nutrição, que poderá adequá-la de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Além disso, não se esqueça de aliá-la a hábitos de vida saudável, como a prática regular de exercícios físicos.
Gostou do conteúdo e já sabe tudo sobre a dieta Dukan? Aqui no blog da BLACKSKULL USA™, você encontra diversos artigos sobre nutrição, suplementos, treinos e novidades do universo fitness. Acompanhe e faça parte do time CAVEIRA!
Fontes consultadas:
PINHEIRO, Dr Pedro. Dieta Dukan – O que dizem os nutricionistas. MD Saúde, [S. l.], 3 maio 2022. Nutrição, p. 1. Disponível em: https://www.mdsaude.com/nutricao/dieta-dukan/#google_vignette. Acesso em: 20 jun. 2023.
CONTRERAS, Eliane. Dieta Dukan: cardápio para cada fase do método de emagrecimento. Boa Forma, [S. l.], 17 fev. 2020. Dieta, p. 1. Disponível em: https://boaforma.abril.com.br/dieta/dieta-dukan-elimina-5-kg-em-15-dias/. Acesso em: 20 jun. 2023.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…