O Dr. Fábio Labat, foi franco em relação ao uso de esteróides no fisiculturismo. Na verdade, ele acredita que os esteróides, embora causem problemas de saúde a longo prazo, não estão nem perto da maior ameaça à saúde de um fisiculturista. De acordo com o Doutor, diuréticos e insulina são as duas drogas mais arriscadas comumente tomadas por fisiculturistas competitivos.
Durante esse ano de 2020, mesmo com poucos campeonatos, houve uma série repentina de mortes de fisiculturistas que chegaram às manchetes do setor. Muitas das mortes foram de competidores com menos de 50 anos. Foi um período triste para o bodybuilding. Embora não houvesse nenhuma ligação direta entre as várias mortes – a notícia reacendeu uma conversa sobre a saúde no fisiculturismo. Jake Wood, dono do Mr. Olympia, até fez um comentário fazendo lobby por padrões mais saudáveis no esporte.
Recentemente, tivemos a chance de conversarmos com o Dr. Fábio Labat, também conhecido por ser atleta de fisiculturismo. Decidimos aproveitar esta oportunidade para perguntar a ele sobre os perigos do fisiculturismo para a saúde. Mais especificamente, se os diuréticos eram um perigo real no esporte – e quão necessários eles são para o sucesso como um fisiculturista profissional.
Muitos especialistas e atletas começaram a falar sobre o uso de diuréticos na musculação. O lendário bodybuilder Ronnie Coleman declarou oficialmente que acha que eles deveriam ser completamente banidos do esporte. Então, o quão perigosas são essas drogas?
O Dr. Labat deixa claro que os diuréticos são uma das drogas mais arriscadas que um bodybuilder pode tomar. Quando usados corretamente, são inofensivos. Mas as consequências do uso indevido de diuréticos são rápidas e podem ser fatais. O uso indevido de diuréticos pode fazer com que um fisiculturista desmaie rapidamente após o uso – e se não for tratado rápido o suficiente, pode levar à morte.
O Dr. Labat enfatiza que esse é o caso apenas quando usado incorretamente. Mas, em comparação com outras drogas usadas no esporte, o custo de uma overdose acidental pode ser rápido e mortal.
“Os diuréticos são um perigo instantâneo e podem matá-lo imediatamente”, afirma o Dr. Labat em sua entrevista, poi a causa da morte por diuréticos se deve principalmente a arritmias cardíacas por perda de sódio e potássio e a edema cerebral com convulsões, coma e consequente parada respiratória. Além disso a queda de pressão arterial por desidratação pode levar ao choque e morte. Outros PEDs podem ter efeitos de saúde a longo prazo, mas muito poucos podem levar a consequências súbitas e importantes para a saúde, como os diuréticos. A única outra droga com esse tipo de perigo repentino é a insulina.
Então, quão prevalente é o uso de diuréticos no esporte. É um aspecto “obrigatório” para os atletas atingirem a qualidade física que conhecemos no palco? O Dr. Labat hesita nesta questão por um momento – então parece finalmente dizer que, da forma como está agora, eles parecem ser um aspecto obrigatório da preparação para competições de fisiculturismo.
“Quando você quer fibrar os glúteos, sabe, esse é o toque final ”, afirma o Dr. Labat em nossa entrevista
Por isso é importante o acompanhamento de um coach/ médico responsável que possa lhe direcionar em sua preparação.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…