ARTIGOS

Entenda como evitar lesões esportivas e potencializar seus treinos

Seja um iniciante ou um praticante assíduo, ao realizar atividades físicas, é comum se perguntar como evitar lesões. Afinal, ninguém deseja passar por esse tipo de situação e nada melhor do que se prevenir!

Nesse caminho, para você poder reconhecê-las e até mesmo evitá-las, preparamos este artigo recheado de detalhes e dicas. Então, venha com a gente e confira!

Principais tipos de lesões esportivas

As lesões esportivas nada mais são do que traumas decorrentes de um treinamento inadequado, em que o corpo é levado ao limite até não suportar mais. Entre elas, estão:

Contusões

As contusões são causadas por um forte impacto no corpo. Normalmente, ao sofrermos a lesão, a área e as células musculares são danificadas, resultando em inchaço e dor. Esse tipo de trauma pode afetar diretamente tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares, e é mais comum em esportes de queda.

Entorses

A entorse é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das estruturas que garantem a estabilidade da articulação. O trauma pode ocorrer por conta de movimentos bruscos ou má colocação do pé e é um dos principais responsáveis pelas lesões no joelho.

Estiramento e distensão muscular

Enquanto o estiramento acomete as fibras musculares, a distensão é um tipo de lesão que afeta a junção músculo-tendínea ou o tendão. Ambos são ocasionados pelo alongamento excessivo do músculo e podem variar entre traumas leves e graves.

Fratura por estresse

A fratura por estresse está entre os tipos de lesões por pressão que mais acometem os atletas. Ela ocorre devido à utilização excessiva do osso, que acaba sofrendo fissuras. Esse tipo de trauma é mais comum em praticantes que já apresentam um grau de fraqueza muscular, sendo os ossos das pernas e dos pés os mais afetados.

Desgastes articulares

O uso das articulações de modo excessivo pode gerar uma sobrecarga no sistema articular e provocar o desgaste da cartilagem, tecido flexível e elástico que reveste e garante a proteção das articulações. Esse desgaste pode vir como consequência de práticas recorrentes esportivas de grande impacto ou apenas como consequência do envelhecimento.

Como evitar possíveis lesões esportivas?

Mas, afinal, como evitar lesões esportivas? Entendendo um pouco sobre os principais tipos de trauma, fica mais fácil reconhecê-los e tratá-los. Entretanto, alguns hábitos podem contribuir para a prevenção, como:

1. Consulta médica e orientação profissional

É fundamental consultar um médico antes e durante a prática de qualquer atividade física. Dessa forma, você pode entender qual é a real condição do seu corpo e ser direcionado para modalidade que mais se adequa às suas necessidades.

Seguir com orientação profissional durante os exercícios também é indispensável. Assim, você não corre o risco de executá-los de maneira errada, evitando possíveis lesões.

2. Alongamento e aquecimento

Alongar-se antes e depois dos treinos também é uma boa estratégia para evitar lesões. Com o alongamento, é possível melhorar a circulação sanguínea, ampliar a mobilidade das articulações, fortalecer ligamentos e tendões, além de aumentar a flexibilidade e o equilíbrio do corpo.

Aquecer-se também é muito importante. O calor causado pelo aquecimento deixa o tecido conjuntivo do corpo mais flexível, melhorando a execução de movimentos. Além disso, a prática auxilia na produção do líquido sinovial, que atua lubrificando as articulações e reduz o atrito com os ossos, sendo uma ótima alternativa de como evitar lesões por pressão.

3. Hidratação

Outra alternativa para quem quer saber como evitar lesões musculares, é a hidratação. A água é um lubrificante natural para o nosso organismo e por isso, é fundamental para a execução de movimentos.

4. Locais e equipamentos adequados

Atentar-se aos locais e aos equipamentos na hora de se exercitar também é uma boa ideia para quem quer descobrir como evitar lesões. O ideal é se certificar da segurança do local antes de começar a executar os exercícios.

5. Descanso entre os treinos e boa alimentação

A questão é descobrir como evitar lesões nas costas? Saiba que descanso entre os treinos é uma boa resposta. Afinal, ele é essencial para que o corpo se recupere e repare os danos causados durante os exercícios. Lembre-se, nada em excesso faz bem.

Além do descanso, garantir uma boa alimentação é uma ótima forma de deixar o corpo preparado, com todos os nutrientes necessários para seguir forte e não sofrer lesões. Também é possível incluir uma suplementação para potencializar os resultados.

No caso das articulações, por exemplo, existem suplementos capazes de auxiliar quadros de degeneração da cartilagem bem como em sua prevenção. É o caso do JOINT FLEX e TRIPLE JOINT, que possuem ativos que auxiliam na redução de inflamações, bem como sintomas de dor, e, consequentemente, melhoram sua mobilidade.

A BLACK SKULL USA recomenda tomar dois (2) comprimidos de TRIPLE JOINT e dois (2) comprimidos do JOINT FLEX uma vez ao dia. A suplementação dos produtos pode ser realizada separadamente, de acordo com as suas necessidades, ou em conjunto, uma vez que as suas fórmulas são complementares. Leia mais.

Garanta mais saúde para o seu corpo com suplementos!

Agora que você já sabe como evitar lesões, que tal investir em alguns suplementos e garantir ainda mais saúde para o seu corpo? Na BLACKSKULL USA™, você encontra as melhores opções.

Como falamos, o Triple Joint foi desenvolvido especialmente para proteger você e suas articulações durante aquele TREINO CAVEIRA. Composto por curcumina, condroitina e membrana de casca de ovo, o suplemento atua no fortalecimento da saúde óssea e no combate a dores articulares.

Já o D3-Vitamin® é uma excelente opção para quem busca vitaminas e minerais. Com uma base de vitamina D, o suplemento oferece inúmeros benefícios para o organismo, contribuindo para a saúde dos ossos e do coração, além de auxiliar na perda de peso, na redução da fadiga e na melhora da performance mental.

Leia também: “Excesso de treino pode impedir a hipertrofia”

Gostou do conteúdo e já sabe como evitar lesões?! Então, aproveite para navegar pelo blog da BLACKSKULL™ e garanta ainda mais dicas para a sua rotina de treinos. Caso queira, leia também como o excesso de treino pode impedir o seu processo de hipertrofia.

Fontes consultadas:

Hospital Orto. DICAS PARA PREVENIR LESÕES ESPORTIVAS. Blog, [S. l.], p. 1, 15 out. 2020. Disponível em: https://www.hospitalorto.com.br/2020/10/15/dicas-para-prevenir-lesoes-esportivas/. Acesso em: 4 fev. 2022.

Instituto de Ensino e Pesquisa. As lesões mais comuns no esporte. MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE, [S. l.], p. 1, 6 set. 2019. Disponível em: https://hzm.com.br/blog/medicina-do-exercicio-e-do-esporte/as-lesoes-mais-comuns-no-esporte/. Acesso em: 4 fev. 2022.

DI ALENCAR, Thiago Ayala Melo. MATIAS, Karinna Ferreira de Sousa. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Revista Brasileira de Medicina do Esporte [online]. 2010, v. 16, n. 3. pp. 230-234. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-86922010000300015>. Epub 13 Jul 2010. ISSN 1806-9940. https://doi.org/10.1590/S1517-86922010000300015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/zQfL4XzPMNXYr4pp9T4r5Jt/?lang=pt#. Acesso em: 4 fev. 2022.

jennifer

Recent Posts

Europa Pro 2024: Resultados

“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…

3 dias ago

Musclecontest MuscleWorld Pro 2024: Resultados

Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…

1 mês ago

Texas Pro 2024: Resultados

Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…

1 mês ago

Dubai Pro 2024: Resultados

O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…

1 mês ago

Tampa Pro 2024: Resultados

A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…

1 mês ago

Chicago Pro 2024: Resultados

A Temporada 2024 está chegando ao fim e cada vez mais acirrada Impossível não se…

2 meses ago