Você sabe o que são aminoácidos essenciais? Indispensáveis para a construção muscular e o desempenho físico, eles são moléculas importantes que compõem as proteínas, mas que não são sintetizadas (produzidas) pelo nosso organismo. Por isso, devem ser obtidos pela alimentação e suplementação.
No conteúdo a seguir, a BLACKSKULL USA™ conta em detalhes o que são aminoácidos essenciais, onde encontrá-los na alimentação e quais são os suplementos fundamentais para potencializar seu treino e proporcionar aquele resultado tão desejado. Confira!
Antes de falarmos dessas moléculas, é preciso entender o que são aminoácidos em geral. Eles são substâncias orgânicas que formam as proteínas através de ligações de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Imagine que cada aminoácido é uma peça de um quebra-cabeça que, ao se juntar com outras partes, forma um quadro completo que, nesse caso, é a proteína.
Eles são divididos em duas categorias: os aminoácidos essenciais, que não são sintetizados pelo organismo, e os não essenciais, que são produzidos naturalmente por nós a partir de outros aminoácidos. Por isso, aqueles que fazem parte do primeiro grupo devem ser obtidos pela alimentação.
Mas por que isso é tão importante? Por formarem as proteínas, eles são fundamentais para várias funções do nosso corpo. Com eles, há uma melhor construção muscular, o que leva a mais força e potência dos músculos, além de melhorar a recuperação pós-treino e evitar a perda muscular.
Ao todo, existem nove aminoácidos essenciais que podem ser encontrados nos alimentos. São eles: histidina, isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano. Cada um deles exerce uma função importante no organismo.
Além de saber quais são os aminoácidos essenciais, é interessante conhecer um pouco sobre o papel que alguns deles exercem. A histidina, por exemplo, tem um efeito benéfico contra a inflamação, enquanto a lisina possui propriedades antivirais e a metionina possui função antioxidante.
Um dos exemplos de aminoácidos essenciais mais populares são isoleucina, leucina e valina, que são aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA (Branched Chain Amino Acids). Eles são importantes para a síntese de proteínas musculares e são muito interessantes para quem busca o ganho de massa muscular ou para evitar o catabolismo.
A principal fonte de aminoácidos essenciais é a alimentação, principalmente por meio de fontes de origem animal. Mas também há algumas opções de origem vegetal que fornecem boas quantidades dessa substância. Entre os alimentos ricos em aminoácidos essenciais estão:
Você já sabe o que são aminoácidos essenciais e que eles estão disponíveis em vários alimentos. Porém, essas moléculas também podem ser encontradas na forma de suplementos alimentares. Essa opção é interessante para atletas e praticantes de musculação, já que ajudam na recuperação e na construção muscular.
Os suplementos à base de BCAA são alguns dos mais conhecidos entre os aminoácidos. Eles são ideais para a recuperação muscular, estimulando a síntese de proteínas e para diminuir a fadiga pós-treino. Também há suplementos à base de HMB, um composto obtido a partir do metabolismo do BCAA, mais especificamente a leucina.
Para quem busca mais praticidade, existem, ainda, os suplementos chamados EAA (Essential Amino Acids). Eles juntam todos os nove aminoácidos essenciais e são indicados para a manutenção muscular, fornecimento de energia e hipertrofia.
Além dos suplementos formulados com grupos de aminoácidos, ao consumir uma proteína de alto valor biológico, como o Whey Protein, você estará ingerindo quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais. Geralmente as proteínas de origem animal são consideradas “proteínas completas” devido a sua composição.
Além de saber o que são aminoácidos essenciais e conhecer cada suplemento, é importante consultar um nutricionista antes de começar a suplementar. É esse profissional que irá orientar sobre a melhor opção para seus objetivos, assim como montar um plano alimentar que potencialize seus resultados.
Agora que você já sabe o que são aminoácidos essenciais, que tal conhecer algumas opções de suplementos para turbinar seu treino? Na BLACKSKULL USA™, você encontra BCAA, EAA e HMB, todos com as melhores matérias-primas do mercado nacional e internacional.
Já o 9EAA é o suplemento da BLACKSKULL USA™ que você precisa para obter todos os benefícios dos aminoácidos essenciais e suas funções. Com ele, é possível favorecer o ganho de massa muscular e aumentar sua força, dando aquela potencializada na sua performance. Conheça e faça mais por você!
Referências
FANI, Márcia. Aminoácidos essenciais e não essenciais. Disponível em: https://revista-fi.com/artigos/todos/aminoacidos-essenciais-e-nao-essenciais. Acesso em: 1 out. 2023.
BARREIROS, André Luis Bacelar Silva; BARREIROS, Marizeth Libório. Aula 3 – Aminoácidos. Química de Biomoléculas. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/12175810072012Quimica_Biomoleculas_aula_3.pdf. Acesso em: 1 out. 2023.
DE LA NUEZ, Julia Tena. Quais são os 9 aminoácidos essenciais e em quais alimentos podemos encontrá-los. 9 maio 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48220067. Acesso em: 1 out. 2023.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…