Em Entrevista para Dennis James, Josh Lenartowicz fala sobre tempos sombrios durante sua recuperação pós Tumor Cerebral
O bodybuilder australiano teve a oportunidade de contar a respeito de sua recuperação e como essa condição o manteve longe dos palcos competitivos. Após um susto em relação à sua saúde há alguns anos, Josh Lenartowicz trabalhou arduamente para colocar sua vida de volta aos trilhos e retornar ao fisiculturismo. Claro que saúde é a base de tudo, principalmente no esporte. Não adianta você não ter saúde mesmo tendo sido um atleta de referência ou mesmo uma celebridade que a vida não terá muito mais sentido. Graças à Deus, Lenartowicz teve a oportunidade de descobrir a tempo e se submeter ao tratamento necessário.
Lenartowicz refletiu sobre toda sua jornada angustiante com Dennis James e também explicou que a Austrália é famosa por ter drogas e medicamentos falsos.
O atleta e competidor da Men’s Open, Lenartowicz, revelou que em 2019 os médicos o informaram sobre um tumor em seu crânio. Essa revelação veio depois que ele contou aos médicos sobre dores de cabeça muito fortes. Segundo Josh, os tumores são hereditários e mencionou que seu irmão mais novo sofreu uma condição semelhante aos 18 anos de idade. Durante uma reunião com Tony Doherty em 2019, Josh anunciou que não poderia competir no Mr. Olympia devido a um problema de saúde e que estava em tratamento.
Depois de passar por uma cirurgia cheia de complicações, as convulsões de Josh se tornaram tão intensas que os médicos o colocaram em coma induzido por mais de uma semana. Mais tarde, Josh foi informado pelos médicos que as coisas não estavam se curando corretamente, portanto, era necessário se submeter a outra cirugia para uma segunda rodada.
Josh compartilhou com Dennis James tudo que ele passou durante esse tempo sombrio entre cirurgias e complicações
“Cara, voltei de, ter vencido o show Bigman na Espanha. Minha esposa estava grávida. Foi na Espanha. Experimentei paella pela primeira vez, a vida estava ótima. Da Europa fui ao Body Power para uma aparição, depois voltei para casa para me preparar para o Mr. Olympia. Comecei a ter essas dores de cabeça estranhas e fiquei tipo ‘Eu nunca tenho dores de cabeça, o que está acontecendo aqui?’ Fui ao médico e disse ‘ei cara, estou tendo essas dores de cabeça e nunca tenho dores de cabeça’. Ele disse para tomar uma aspirina, e eu disse que tinha um caroço aqui (aponta para a cabeça). E meu irmão, quando ele tinha 18 anos, ele teve esse tumor. Eu fico tipo ‘talvez… nah, você está bem. Tome a aspirina. Fui para casa, não consegui dormir.
Após sua vitória no show Bigman na Espanha, Josh começou a ter dores de cabeça durante sua preparação para o Olympia 2019.
Voltei no dia seguinte e disse que precisava de um exame. Eu disse: ‘Quero esse exame para minha cabeça’. Ele disse, ‘tudo bem’. Eu sou um homem hipocondríaco, acho que se não fosse, coisas ruins teriam acontecido. Você e eu conhecemos o bodybuilding. Todo mundo vai morrer de alguma forma. O objetivo na vida não é viver mais, mas, ao mesmo tempo, você precisa fazer coisas para proteger sua saúde, sua família e outras coisas. Então, fazer as coisas da maneira certa é importante.” Josh Lenartowicz compartilhou.
Lenartowicz também falou de sua experiência tomando hormônio do crescimento falso (HGH):
Josh revelou durante o painel de drogas que estava tomando hormônio do crescimento (HGH). No entanto, a avaliação do profissional médico indicou que Josh não estava tomando hormônio do crescimento. Lenartowicz vê esse caso como um exemplo do problema desenfreado com produtos farmacêuticos falsos na Austrália.
“Nós temos o pior na Austrália. Tudo é falso. Horrível. Então, mesmo no hospital, o endocrinologista entra, porque eu fiquei quatro semanas no hospital. Ele disse, você não está no GH. Eu disse, ‘sim, estou no GH. Ele disse “não, você não está, fizemos todos os seus testes. Você não está nem um pouco”Eu fiquei tipo ‘quem é o farmacêutico aqui?’ Assim que eu estava em um hospital, eles fizeram um painel inteiro de tudo. Claro, você vai e se prepara para o grande show, você vai fazer o que é necessário. Então, é isso que eu quero dizer cara. As pessoas diziam: ‘ah, é por causa disso, por isso, é por isso que Josh tem o tumor’. Eu disse a ele depois, ‘cara, minha carreira está acabada, certo?’ Ele disse que não tem nada a ver com fisiculturismo. Se você voltar a competir, seria como uma boa história de recuperação. Seria uma boa coisa para colocar sua mente nisso.”
Como um fisiculturista proeminente, tirar alguns meses de folga dos treinos foi um obstáculo difícil de superar para Josh. Ele acredita que, se não fosse por sua atitude rígida em relação à saúde, talvez nunca tivesse descoberto o tumor cerebral.
“Então não treinar, dói. Então eu queria voltar a treinar, que foi quase 3-4 meses depois. É apenas lidar com a dor e a agonia que vem depois desse ponto. Depois do Arnold não havia nada para focar. Era apenas viver com dor. Pensei: ‘preciso voltar ao normal’. Fui para a casa do meu amigo, primeira sessão de treino de volta. Porque eu estava tomando muita medicação na época, tentando lidar com essa dor, porque foi isso que aconteceu. Voltei ao cirurgião e disse que algo estava errado. Estou com dor e apenas tomando mais remédios para controlá-la.
“Claro, você sai de um show, desintoxicando seu corpo. Eu sempre fiz bodybuilding do jeito certo. O caminho seguro. Isso é o que foi meio chato para mim, que isso aconteceu também. Ao mesmo tempo, se eu não fosse tão rigoroso com minha saúde, provavelmente não teria encontrado o tumor. Algo ruim teria acontecido. Imagine isso. Eu tinha esse tipo de atitude mental implacável, não importa o que aconteça comigo, vou fazer um show e o Olympia. Eu não vou fazer a cirurgia, foi apenas pior.”
A experiência de Lenartowicz com GH falso é uma surpresa. Em todos os níveis do esporte, incluindo o nível profissional, drogas e produtos farmacêuticos falsos são um problema sorrateiro. Felizmente, os médicos também o informaram que seus medicamentos relacionados ao ciclo não eram responsáveis por seu tumor cerebral ou convulsões correspondentes.
Josh está convencido de que treina com segurança e, apesar disso, ainda acabou desenvolvendo uma condição que colocou em risco sua vida. O IFBB Pro voltou à competição no Arnold Classic 2020, onde ficou em 11º. Apesar de passar por uma série de sustos de saúde, Josh está focado na recuperação e na vida saudável. Durante a discussão de Josh com James, o IFBB Pro confirmou que ele ainda não se aposentou.
Para as últimas notícias e atualizações, siga BLACK SKULL USA no Instagram e Youtube. Confira também entrevista completa no link abaixo:
Você sabe como a proteína é importante para alcançar qualquer objetivo físico, seja manter a…
Para otimizar o condicionamento físico e a massa magra, uma nutrição adequada e suplementos de…
Na musculação, é comum executar o mesmo exercício de várias formas. A remada curvada é…
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…