Finalmente chegamos ao fim da 58 edição do Mr. Olympia de volta a Las Vegas. Depois de dois anos em Orlando,2020 e 2021, devido à pandemia mundial, o evento retornou à cidade com todo o glamour que a região de Nevada tem a oferecer. O Olympia aconteceu nos dias 15 a 18 de Dezembro e 11 categorias do bodybuilding e do fitness subiram ao palco para apresentar os melhores físicos da temporada 2022.
O Olympia é o mais importante evento do bodybuilding. Todos os atletas do mundo almejam classificar-se para esse grande evento pois é o ápice de todas suas carreiras e dessa forma se consagram como os melhores físicos do mundo só de estar nesse palco. Tivemos a oportunidade desse final de semana visualizar os melhores físicos do mundo e finalmente ter os campeões de cada categoria.
A principal categoria do Mr. Olympia é a Men’s Open e tivemos o 2x campeão da categoria Mamdouh Ellsabiah, mais conhecido como Big Ramy, em busca da sua consagração com o terceiro título. No entanto, tivemos a oportunidade de presenciar uma incrível batalha, nunca houve um line-up tão competitivo nos últimos tempos do Mr. Olympia e temos muito orgulho de afirmar que o resultado foi o melhor possível.
Os grandes nomes da Men’s Open como Big Ramy, Hadi Choopin, Brandon Curry, Nick Walker e muitos outros deram um show de rivalidade, com físicos muito alinhados o inesperado aconteceu. A queda do gigante Ramy, até então um dos favoritos de todas as previsões , ele foi de primeiro para quinto colocado. Mas todos sabiam que não seria uma tarefa fácil manter essa vitória diante de tantos concorrentes de alto nível e, principalmente, com tantos novos talentos figurando como azarões como Samson Dauda, Andrew Jack e Rafael Brandão.
A categoria Classic Physique uma das mais populares da liga, não deixou a desejar diante de tantas emoções. Para nós brasileiros principalmente, tivemos a oportunidade de ver Ramon “Dino” Queiroz se destacar entre os melhores atletas do mundo e competir na elite do fisiculturismo.
Mas apertem os cintos isso é apenas um breve resumo do grande show que tivemos esse último final de semana.
Hadi Choopan derrotou Big Ramy e conquistou o Mr. Olympia 2022. Foi um grande surpresa para todos quando Big Ramy foi colocado de lado durante todas as prévias, ninguém esperava que o então defensor do título fosse ser derrotado por uma gritante diferença, muitas especulações foram feitas, mas nada mudou na colocação de Ramy e ele finalizou o grande show em quinto lugar. Já nas prévias ficava claro que a batalha era entre Hadi Choopan e Derek Lunsford e bem perto estava Nick Walker.
Depois de muitos confrontos, Hadi Choopan conquistou o título do Mr. Olympia depois de 3 anos nesse palco. O campeão da categoria 212lb de 2021, Derek Lunsford superou as expectativas e acabou ficando em segundo lugar. Nick Walker além do terceiro lugar, ganhou como People’s Champ (Campeão do Povo – prêmio escolhido pelo público). Brandon Curry derrotou Big Ramy e ficou em quarto lugar depois de melhoras significativas em seu volume muscular.
Rafael Brandão conquistou uma posição inédita para todos os brasileiros. Além de ser o fisiculturista que marcou o retorno do Brasil aos palcos após um hiato de 33 anos, quando Luiz Otávio de Freitas subiu ao palco do Mr. Olympia na categoria Men’s Open. Brandão apenas por estar naquele palco já era algo substancial para a nação brasileira, mas ele também conseguiu se posicionar na décima colocação e dessa forma, ser o melhor brasileiro do Mr. Olympia de todos os tempos.
A categoria 212lb estava com o seu pódio em aberto. Como o campeão da categoria 212lb do Mr. Olympia 2021 havia aberto mão de defender seu título o momento era de grande tensão pois havia alguns competidores em busca de ocupar seu espaço. Logo no início a disputa transpareceu ser entre Shaun Clarida e Kamal Elgargni, enquanto Angel Calderon vinha logo atrás.
Sem sombra de dúvidas, Shaun Clarida estava mais completo do que Kamal; seu físico cheio e fibrado poderia facilmente competir em qualquer categoria tanto Men’s Open quanto a Men’s 212 Bodybuilding, na qual ele foi consagrado campeão. Depois de mais alguns rounds de confirmação, Angel Calderon conseguiu subir de colocação e conquistar o segundo lugar com um físico com grande volume muscular e bem balanceado. Kamal teve que se conformar com a terceira colocação. Ahmed Ashkanani e Oleh Kryvyi também trouxeram volume muscular ao palco em físicos bem balanceados. Keone Pearson um grande nome da categoria também ficou de fora do TOP5 atletas do Olympia isso deixou muitos de seus fãs decepcionados.
Nessa categoria tivemos uma grande surpresa para o brasileiros, Felipe Moraes conquistou um lugar entre os dez melhores físicos da categoria. Moraes fez uma grande campanha durante toda a semana da Mr. Olympia enquanto estava em Las Vegas. Posou para inúmeros coaches e gurus do esporte e foi muito bem ovacionado por todos eles. Dessa forma, com seu físico estriado e condicionado, com proporções invejáveis ele conquistou um oitavo lugar para deleite de todos nós brasileiros.
A categoria classic physique teve algumas disputas inesperadas nesse primeiro confronto. Obviamente, Chris Bumstead marcou a história conquistando o seu quarto título. Muito se especulou de sua performance por ter vindo de um ano repleto de lesões como joelho, quadríceps e bíceps; além do fim do relacionamento entre coach e atleta que ele tinha com seu cunhado Iain Vallerie, diante de todas essas adversidades todos não apostavam que Cbum poderia apresentar o seu melhor, mas todos não poderiam estar mais equivocados.
O atleta de 27 anos dominou os palcos e sem sombra de dúvida continua o campeão invicto da categoria. Ramon e Urs subiram uma colocação e Breon Ansley 2x campeão da categoria ficou em quarto lugar, em sua despedida da categoria e Mike Sommerfield se garantiu em quinto lugar. Um resultado surpreendente foi a colocação de Terrence Ruffin fora do TOP5, infelizmente o atleta não entrou no seu melhor, teve dificuldades de bater o peso da categoria e dessa forma pode ter prejudicado o seu resultado final, o campeão do Arnold Classic 2022 acabou ficando em sexto lugar.
A BLACK SKULL USA gostaria de parabenizar todos os atletas que participaram desse grande evento. Foi um final de semana incrível para todos os amantes do fisiculturismo.
Para mais notícias e atualizações siga BLACK SKULL USA em todas nossas redes sociais como Youtube e Instagram.
Você sabe como a proteína é importante para alcançar qualquer objetivo físico, seja manter a…
Para otimizar o condicionamento físico e a massa magra, uma nutrição adequada e suplementos de…
Na musculação, é comum executar o mesmo exercício de várias formas. A remada curvada é…
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
View Comments
Parabéns a todos os brasileiros que participaram do Mr Olímpia 2022 - Maracanaú-Ce 05/02/23