A lenda do fisiculturismo, Jay Cutler compartilha um treino de alto volume focado na parte superior do corpo que inclui panturrilhas.
O quatro vezes Mr. Olympia Jay Cutler pode estar aposentado dos palcos, mas não tirou o pé do acelerador nos treinos. Em 1º de abril de 2022, Cutler compartilhou um treino de peito e bíceps de alto volume em seu canal do YouTube, JayCutlerTV, enquanto se prepara para o verão, e óbvio que o Mr. Olympia quer aproveitar a temporada sem camisa.
Nativo de Massachusetts teve uma das corridas mais icônicas da história do fisiculturismo, encerrando o reinado de oito anos de Ronnie Coleman como Mr. Olympia em 2006. Cutler ganhou o título mais prestigiado do fisiculturismo mais três vezes (2007, 2009, 2010). Após carreira competitiva, Cutler experimentou o sucesso como empresário e continua sendo uma das figuras mais famosas do nosso meio.
Confira seu treino de peito e bíceps no vídeo abaixo. Para referência, o treino começa às 8:44min:
O vídeo de Cutler começou com sua habitual esquete de comédia envolvendo sua namorada, Angie Feliciano. Após as risadas de abertura, Cutler se encontrou com o produtor sênior da JayCutler TV David Bourlet no Kilo Club em Las Vegas, NV, no Tivoli Village de Summerlin para o seu treino.
Além de compartilhar seu treino, Cutler pretendia que o vídeo ajudasse seus seguidores a encontrar alguma motivação no meio da semana:
Todo mundo deveria estar em seu projeto de verão buscando sua transformação física.
Abaixo está cada exercício com mais detalhes que Cutler incorporou em seu treinamento para se preparar para o verão:
Elevação de panturrilha na máquina
Bourlet observou que Cutler começa seus treinos com panturrilhas. A lógica de Cutler é clara:
Priorize o grupo muscular mais fraco.
Cutler mencionou que a maioria das pessoas tem menos energia para treinar panturrilhas após um treino completo e sugere que é melhor treiná-las primeiro:
Quanto sangue você tem para dar a suas panturrilhas.
A panturrilha em pé enfatiza o gastrocnêmio (músculo de duas cabeças abaixo do joelho na parte de trás da perna) que desempenha um papel importante na estética da perna. Conforme mostrado no vídeo, Cutler explicou que ele aquece e depois faz três sets. Ele opta por um movimento de elevação da panturrilha com pump duplo para maximizar a contração e levantar cargas mais pesadas.
A elevação da panturrilha sentada enfatiza o sóleo – o músculo abaixo do gastrocnêmio mais carnudo que contribui para a estética da perna. Dois sets foram mostrados no vídeo, como Cutler observa “um pouco fora da panturrilha” como a área que ele está focando.
Cutler começa seus treinos de peito com a máquina Hammer inclinada. Ele ajusta o assento para uma posição baixa e cria espaço entre as costas e a máquina para que ele possa pressionar em um movimento de arco para obter a contração total de seus peitorais. Ele realizou algumas séries de aquecimento aumentando em peso para três séries. Seu objetivo é manter a tensão constante no peito.
Cutler tende a fazer mais movimentos inclinados, portanto, mudou-se para o supino inclinado com halteres. Seus períodos de descanso entre as séries duravam de 45 a 60 segundos e ele enfatizou que está “esmagando” cada repetição.
O supino de máquina Smith é uma ótima opção para imitar o supino reto com barra convencional, mas sem tanto risco de lesão e é por isso que Cutler o prefere a uma variação de peso livre.
Eu sou totalmente contra o supino reto.
Jay Cutler falou sobre ser tão forte no supino em um ponto que ele treinaria com 405 libras (183kg). No entanto, ele diminuiudepois de estirar o peitoral – o risco de lesão adicional não valia os levantamentos mais pesados.
Cutler fez um exercício de peito com máquina de cabo sentado em seguida. Era um híbrido entre uma prensa e um flye. Os flyes são ótimas para sentir a contração no peitoral e envolvem mais adução do braço. Cutler notou que suas costas arquearam de forma semelhante à sua forma durante o supino inclinado do martelo. Ele fez dois sets e levou o último até a falha.
Cutler terminou sua sessão com alguns exercícios de bíceps, incluindo rosca bíceps alternada em pé, rosca sentada na máquina, rosca direta com peso livre, rosca direta na máquina e rosca direta no bíceps com cabo.
Após o treino de peito, bíceps e panturrilhas, Cutler falou sobre seus próximos shows; o Jay Cutler Desert Classic em Las Vegas em 9 de abril de 2022 e o Boston Jay Cutler Classic em Lynn, MA em 16 de abril de 2022.
Abaixo está toda a rotina de treino de Cutler deste vídeo:
Elevação de panturrilha em pé (máquina) – 3 séries x 12
Elevação de panturrilha sentada (máquina) – 2 séries x 10-12
Supino inclinado na máquina – 3 séries x 10-12 repetições
Supino inclinado com halteres – 2 séries x 12 repetições
Supino reto Smith Machine – 3 séries
Cabo Assentado na Máquina – 2 séries
Rosca Bíceps Alternada em Pé
Biceps sentados na máquina
Rosca com halteres de peso livre
Curl Machine Preacher
Bíceps com cabo sentado
À medida que o verão se aproxima no hemisfério Norte, o objetivo de Cutler é semelhante a muitos – obter um físico pronto para a praia. Sendo um ex-campeão do Mr. Olympia de elite, ele conhece alguns truques para fazer isso acontecer.
Imagem em destaque: @jaycutler no Instagram
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…