SUPLEMENTAÇÃO

Para que serve a creatina e como fazer a suplementação

A creatina é um dos suplementos alimentares mais consumidos do mundo, mas você sabe para que serve a creatina, de fato? De maneira geral, a substância aumenta a performance durante o treino, proporcionando mais força e resistência na hora de realizar os exercícios.

Porém, é essencial entendermos como a creatina age em nosso organismo e se ela é realmente benéfica para todos os praticantes de atividade física. Por isso, o time BLACKSKULL USA™ preparou um conteúdo superinteressante sobre os benefícios da creatina e como ela deve ser suplementada corretamente. Confira!

Afinal, o que é creatina e qual é a sua função no organismo?

Primeiramente, vamos entender o que é creatina. Esse é um composto proteico produzido naturalmente pelo fígado, pâncreas e rins. Ele é formado a partir de aminoácidos como arginina, glicina e metionina.

No corpo humano, é armazenada pelos tecidos musculoesqueléticos e expelida na corrente sanguínea. Seu papel é atuar na produção de ATP (trifosfato de adenosina), uma molécula responsável por armazenar e liberar a energia usada pelos músculos durante as atividades físicas.

Por isso, quando queremos saber para que serve a creatina, precisamos entender seu papel no aumento da energia, da força e da massa muscular — quando associada a uma alimentação balanceada e treino adequado. A substância pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como carnes, frango, peixe, frutos-do-mar e ovo, mas também pode ser suplementada.

Quais são os benefícios da creatina na suplementação?

Como falamos, a creatina é um dos suplementos mais consumidos no mundo, principalmente na versão mono-hidratada. Isso porque ela é a mais adequada para a suplementação alimentar, por ser facilmente absorvida pelo organismo. Dito isso, confira os principais benefícios da creatina para quem treina pesado:

Aumento da força e da resistência durante o treino

Como falamos anteriormente, a creatina atua na manutenção do ATP, que serve como fonte de energia para os músculos. Então, quando suplementada, são notados benefícios como a melhora do desempenho no treino, principalmente em exercícios de curta duração e alta intensidade. É o caso de corridas, arremessos e levantamento de peso, musculação, saltos, entre outros.

Além disso, ela ajuda no aumento de energia e da força muscular, fazendo com que o atleta consiga se manter por mais tempo em exercícios intensos e proporcionando a evolução da carga na musculação. Ao fim do treino, a creatina também agiliza a recuperação muscular.

Processo de ganho de massa muscular potencializado

Justamente por melhorar a performance no treino, é possível otimizar o processo de ganho de massa muscular com o consumo de creatina. Isso porque o aumento da força e da resistência possibilitam uma maior evolução na atividade física, trazendo resultados mais satisfatórios de hipertrofia.

Porém, é fundamental entender que a suplementação de creatina só será eficaz se combinada com uma dieta equilibrada e um treino adequado, montados por profissionais com base em seus objetivos e necessidades.

 

Quando tomar creatina: antes ou depois do treino?

Afinal, quando tomar creatina para ter os melhores resultados? Isso deve ser alinhado com um nutricionista para que ele avalie a melhor estratégia para seus objetivos.

Ela deve ser montada de acordo com o momento do treino (se é próximo de alguma competição ou em fase de ganho de massa muscular ou emagrecimento, por exemplo) e necessidades individuais. Diversas estratégias que podem ser adotadas no consumo de suplementos à base de creatina. Existem linhas nutricionais que acreditam na necessidade do período de saturação para sua suplementação, outras linhas sugerem a realização de ciclos, já outras, sugerem o uso contínuo ininterrupto.

De maneira geral, a creatina pode ser usada como um pré-treino, principalmente para aqueles que desejam apenas melhorar o desempenho durante os exercícios. Por atuar diretamente na produção de ATP, o aminoácido fornecerá mais força e resistência para o treino.

A creatina tem efeitos colaterais e traz riscos à saúde?

Agora que já falamos sobre para que serve a creatina, é hora de responder uma dúvida importante: a creatina traz efeitos colaterais? Isso vai depender de condições de saúde diversas. Por exemplo, não é recomendado que gestantes ou menores de 18 anos façam uso da suplementação.

“A creatina, hoje, é um dos suplementos com mais estudos científicos existentes, tendo inúmeros efeitos benéficos de sua utilização. Desde pacientes com insuficiência renal, não trazendo nenhum efeito maléfico para esse tipo de paciente, até idosos com sarcopenia, perda de massa muscular, melhorando e aumentando força e massa muscular!”, explica o educador físico Yanesko Bella (CREF 126702G/SP).

“Por isso a utilização de 5g de creatina por dia é benéfica e traz ganhos, preservação e recuperação de massa magra, aumenta força, e disponibilidade energética para os seus treinos sem efeitos colaterais dignos de nota se consumida na dosagem correta”, completa.

Outra dúvida é se a creatina engorda. Na realidade, o que acontece é o aumento do peso corporal, ocasionado pelo ganho de massa muscular. Além disso, o crescimento no nível de creatina nos músculos faz com que eles retenham mais água, o que contribui para uma elevação do peso corporal, mas não o aumento de gordura.

Então, pode-se dizer que a creatina emagrece? Indiretamente, sim. Isso acontece porque, com o aumento da resistência para treinos de alta intensidade, é possível gastar mais calorias durante os exercícios, aumentando a queima de gordura.

Quais são os melhores suplementos de creatina?

Para garantir resultados mais satisfatórios, é preciso investir em suplementos feitos com a melhor creatina do mercado nacional e internacional. É o caso dos produtos da BLACKSKULL USA™.

Em nosso catálogo, você encontra a CREATINE TURBO™, formulado com creatina mono-hidratada e maltodextrina, um carboidrato. A dupla oferece mais energia pura e maior apoio no seu treino e processo de hipertrofia.

Outra opção é o CREATPURE™, que possui selo Creapure, uma creatina vegana produzida por meio de síntese química. Com ela, é possível otimizar seus treinos, melhorando o desempenho e a resistência muscular.

Faça parte do time BLACKSKULL USA™!

O que está esperando para fazer parte do time CAVEIRA PRETA™, garantindo seus suplementos da BLACSKULL USA™? Todos possuem alto nível de pureza dos ingredientes para oferecer resultados otimizados.

Agora que você já sabe para que serve a creatina, continue acompanhando o nosso blog! Por aqui, você encontra mais conteúdos sobre nutrição, suplementação, treino e campeonatos. Confira!

Fonte consultada:

PERALTA, José; AMANCIO, Olga Maria Silverio. A creatina como suplemento ergogênico para atletas. Revista de Nutrição, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/vStjpH4nGyWYjhDxshJHBCB/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: 2 dez. 2021.

 

jennifer

Recent Posts

Europa Pro 2024: Resultados

“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…

3 dias ago

Musclecontest MuscleWorld Pro 2024: Resultados

Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…

1 mês ago

Texas Pro 2024: Resultados

Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…

1 mês ago

Dubai Pro 2024: Resultados

O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…

1 mês ago

Tampa Pro 2024: Resultados

A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…

1 mês ago

Chicago Pro 2024: Resultados

A Temporada 2024 está chegando ao fim e cada vez mais acirrada Impossível não se…

2 meses ago