Combustível para o pré-treino, a reposição de energia durante esportes de longa duração e alta intensidade, e a recuperação do glicogênio muscular no pós-treino: se você se pergunta para que serve a maltodextrina, esses são os principais papéis desse carboidrato muito usado por atletas e praticantes de musculação.
Hoje em dia, a substância está disponível como um suplemento para quem quer uma boa fonte de energia para melhorar o desempenho no treino. Para ajudar você a entender mais sobre o que é maltodextrina, quais são os benefícios dela e como suplementá-la, preparamos o conteúdo a seguir. Acompanhe!
O que é maltodextrina e qual é a função dela no organismo?
A maltodextrina é um carboidrato complexo, originado do amido e comumente encontrado no milho, mas também em outros vegetais como mandioca e batata. Ela é obtida pela hidrólise (quebra) e se transforma em um pó branco, adocicado e muito utilizado na indústria de alimentos, para preparar molhos, produtos lácteos, embutidos e pães.
Então, qual é a função da maltodextrina? No esporte, essa substância ficou famosa por ser uma fonte de carboidrato complexo facilmente absorvida pelo organismo. Assim, ela é recomendada para repor a quantidade de glicose no sangue durante a prática de exercícios de alta intensidade e duração, como corrida, ciclismo, natação, futebol, entre outras.
Para quem faz musculação, suplementos à base de maltodextrina também são indicados para repor o glicogênio muscular, que armazena a energia do músculo. Isso evita que as proteínas sejam usadas como fonte de energia, o que contribui para a recuperação muscular e a hipertrofia.
Quais são os benefícios da suplementação de maltodextrina?
Agora que você já entende para que serve a maltodextrina, os benefícios dela para quem treina já ficam mais claros, não é mesmo? É possível ter muitos ganhos com a maltodextrina, como a redução da sensação de fadiga durante o treino, justamente por ela ser uma boa fonte de energia pré e pós-treino.
Além disso, entre os benefícios da maltodextrina, está a redução do risco de hipoglicemia, já que ela oferece ao organismo boas quantidades de glicose para a prática de exercícios.
Pensando nisso, para que serve a maltodextrina no treino? Tomada como pós-treino, a malto repõe o glicogênio muscular, o que evita o catabolismo e, consequentemente, a perda de massa muscular. Além disso, ela ajuda na síntese proteica, o que contribui para a recuperação dos músculos e a hipertrofia. Por isso, também é uma boa opção para quem busca o ganho de massa muscular.
Quem pode tomar suplementos com maltodextrina?
Os suplementos com este composto são recomendados para atletas de esportes de longa duração e alta intensidade, além de praticantes de musculação que precisam de uma boa fonte de energia para melhorar o desempenho nas atividades físicas.
Antes de inserir a malto na sua dieta, é fundamental seguir a orientação de um nutricionista esportivo. Ele vai indicar como tomar a maltodextrina e qual é o melhor momento para a suplementação.
De maneira geral, para quem faz exercícios aeróbicos de longa duração, como corridas, ciclismo, tênis e outras modalidades esportivas, é indicado consumir a maltodextrina antes do treino. Já para quem pratica musculação, a recomendação é tomá-la após os exercícios.
“De forma geral, o consumo em doses orientadas pelo profissional da área que te acompanha não traz malefícios à saúde. Porém, a maltodextrina é um carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, aumenta rapidamente o teor de açúcar no sangue. Por esse motivo, ela não é indicada para pessoas que possuem resistência à insulina ou diabetes”, explica a nutricionista Lais Coelho (CRN 41763).
Quais são os melhores suplementos à base de maltodextrina?
Para investir em um bom suplemento de maltodextrina, nossa sugestão é o MALDOTEXTRIN TURBO™, da BLACKSKULL USA™. Ele possui alta concentração do carboidrato em um nível mais puro, assim como todos os produtos da marca, que são feitos com as melhores matérias-primas do mercado nacional e internacional.
Isso garante um alto desempenho na sua prática esportiva e no seu treino, além de uma melhor recuperação. A recomendação de consumo desse suplemento é misturar quatro colheres de sopa (40 g) em 200 a 250 ml de água, uma vez ao dia.
Porém, vale ressaltar a importância de consultar um profissional de nutrição para entender como usar a maltodextrina. Ele vai passar as melhores medidas de acordo com seus objetivos, certo?
Além do suplemento à base de maltodextrina, há outros produtos com esse carboidrato na composição. É o caso do CREATINE TURBO™, feito com creatina monohidratada, outra boa fonte de energia. A dupla oferece melhor desempenho no treino e auxilia no processo de ganho de massa muscular.
Faça parte do TIME CAVEIRA™ da BLACKSKULL USA™
Após ver para que serve a maltodextrina e conhecer os suplementos com o carboidrato na composição, que tal fazer parte do TIME CAVEIRA™ da BLACKSKULL USA™? Otimize os resultados dos seus treinos com nosso catálogo de whey proteins, aminoácidos, vitaminas e minerais, e muito mais.
DEIXE UM COMENTÁRIO