A lenda do fisiculturismo e sete vezes campeão do Mr. Olympia, Phil Heath, respondeu recentemente à pergunta sobre seu retorno aos palcos do bodybuilding. Heath é um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos e, embora não tenha anunciado oficialmente, continua aposentado das competições.
Heath competiu pela última vez no Olympia 2020, e conquistou um terceiro lugar na categoria Men’s Open. Durante uma recente entrevista no podcast The Lobliner Lowdown, Heath respondeu à pergunta sobre seu futuro competitivo em detalhes e compartilhou alguns detalhes menos conhecidos que o levaram a ficar longe da competição até agora.
Quando perguntado se ele voltará à competição, Phil Heath afirmou que mais do que ‘se’ ele pode voltar, ‘como’ ele pode voltar é a grande questão. Heath conviveu com uma Hérnia umbilical a maior parte de sua vida e compartilhou a história completa desse problema para explicar as dificuldades em seu retorno. Phil Heath revelou que foi submetido a uma cirurgia de hérnia prematuramente quando tinha cerca de 3 anos de idade.
“… porque eu não tinha fáscia suficiente nessa área. Então eles costuraram quando eu era muito jovem. Eu não pude desenvolver”, disse Phil Heath.
Anos de esportes extenuantes e rotina de musculação acabaram afetando o abdômen reparado cirurgicamente e as coisas pioraram três semanas antes do Olympia de 2018.
“Três semanas antes (a partir do Olympia de 2018) eu estava apertando meu cinto e fiquei tipo, ‘oh meu Deus. Sinto que algo estourou.”
“… Então eu corro para a casa e não está machucada, mas dolorida. E eu estava como – espere um minuto! Não consigo sentir a espinha do umbigo.”
“Liguei para o Dr. Grishkin, de Ohio, e ele disse: “Basicamente, você tem um umbigo flutuante. Você tem que lidar com isso.” Essa é a informação que obviamente não queremos ter. Quando você compete, as pessoas ficam tipo, “ah, ele está com abdômen distendido”. E eu estava como se você tentasse segurar algo que acabou de estourar e explodiu como se você não tivesse nenhum sentimento…” Heath acrescentou.
Phil Heath viu sua sequência de sete vitórias no Mr. Olympia terminar nas mãos do falecido Shawn Rhoden naquele ano. Sua barriga distendida e desconforto ao tentar segurar o abdômen é uma das visões mais fortes do evento. Heath afirmou que teve que passar por uma cirurgia para resolver o problema e disse:
“Depois tive que voltar direto para a cirurgia, que era um procedimento muito mais extenso, porque agora eles têm que pegar o lado esquerdo e o direito, juntar tudo e depois colocar a malha e os grampos…”
Phil Heath passou as semanas seguintes se recuperando da cirurgia. Ele afirmou que o medo de que isso aconteça novamente é o maior obstáculo em seu retorno aos palcos competitivos.
Heath voltou ao palco no Olympia 2020 e terminou em terceiro na categoria Men’s Open. Olhando para tudo o que ele passou antes disso, o terceiro lugar provavelmente terá que ser considerado um resultado épico.
Pesando na faixa de 113kg (250 libras), Phil Heath está tentando descobrir sua melhor versão enquanto está no TRT.
“Depois de ter pneumonia e Covid, isso diminuiu meu peso. Eu sou como… você sabe o quê? Talvez seu corpo esteja lhe dizendo algo. Talvez você só precise relaxar um pouco. Que pressa você tem Phil para voltar para o palco. Não há pressa. Seu corpo não está virando lixo. Você ainda pode treinar…”, disse Phil Heath.
O sete vezes campeão do Mr. Olympia argumentou que mesmo que ele decidisse voltar, teria que ser um compromisso de pelo menos três anos com o bodybuilding competitivo, dependendo de como seu retorno for. Heath está relutante em assumir esse compromisso a partir de agora e disse:
“… Isso é realmente todos os diferentes cenários. Você pensar sobre isso, não é como… você vai fazer isso, tem que ser um compromisso de três anos. E do que você vai abrir mão durante esses três anos com negócios, relacionamento, família, todas essas coisas… Desculpe o trocadilho, mas o preço realmente vale a pena?
Olhando para sua avaliação, parece improvável que veremos Phil Heath no palco do bodybuilding em breve, pelo menos para competição. No entanto, ele já tem um grande legado e realizou quase todas as conquistas nos palcos. q
Cortesia do canal Lobliner Lowdown no YouTube, você pode assistir ao vídeo completo aqui:
clique para reproduzir o vídeo
Para as últimas notícias e atualizações, siga BLACK SKULL USA no Instagram e Youtube.
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…