Samir Bannout e John Hansen, atletas da Golden Era começaram no esporte na mesma época em que Arnold Schwarzenegger competiu na IFBB Pro League. Em um vídeo recente, Bannout e Hansen discutiram a controversa vitória de Schwarzenegger em 1980 no Mr. Olympia.
Samir Bannout alcançou o auge do fisiculturismo depois de garantir o prestigioso título do Mr. Olympia em 1983. Ele adquiriu uma riqueza de conhecimento durante sua época competitiva, que o viu competir contra alguns dos atletas mais famosos do esporte, como a lenda do fisiculturismo Arnold Schwarzenegger, oito vezes campeão do Olympia Lee Haney e “The Shadow”, seis vezes campeão do Olympia, Dorian Yates.
Mesmo que esteja aposentado há muito tempo, isso não impede que Bannout compartilhe suas opiniões sobre o esporte. Na companhia dos fisiculturistas aposentados como John Hansen e Nick Trigili, Bannout frequentemente discute questões urgentes que afetam o fisiculturismo.
Bannout e Hansen recentemente se uniram em um podcast, onde discutiram o Mr. Olympia de 1980 – um dos shows mais controversos da história do Olympia. Em última análise, o show foi vencido por Arnold Schwarzenegger, que voltou a se aposentar em 1985.
Durante o último episódio do The Muscle Maturity Podcast, Hansen disse a Bannout que Schwarzenegger era amigo de um dos promotores do Olympia 1980, Paul Graham.
“Em 1980, eles decidiram transferi-lo de Columbus para Sydney, na Austrália, e foi o amigo de Arnold, Paul Graham, que o estava promovendo”, explicou Hansen.
Hansen acrescentou que Arnold decidiu participar do Olympia de 1980 porque seus amigos, incluindo Franco Columbo, sugeriram que ele o fizesse.
“Arnold começou a treinar duro e a história era Franco [Columbo] e alguns de seus amigos estavam tipo, ‘cara, você deveria apenas fazer o Olympia, você não está promovendo isso este ano, vá ganhar, você sabe’. Arnold não contou a ninguém, e as pessoas perguntavam a ele, ‘você está fazendo o Olympia?’
“Ele voa para lá e, no dia da competição, eles têm uma reunião de competidores… e ele aparece. E todo mundo fica tipo, ‘que porra’”, compartilhou Hansen.
Bannout diz que o “Austrian Oak” teve alguns “aliados” úteis no Olympia de 1980.
“Arnold tinha alguns aliados. A coisa é: eu sabia sobre o Arnold competindo. Eu estava no mesmo avião quando fomos para Sydney, na Austrália”, disse Samir. “O resultado final, eu sabia que Arnold estava competindo um mês antes. Eu vi ele. Ele parecia muito bom. Arnold parecia muito bom. Quero dizer, duas semanas antes do show, estou olhando para Arnold e fico tipo, ‘uau’, fiquei realmente impressionado, fiquei.”
Uma razão pela qual Samir acredita que Arnold não estava em seu melhor naquele ano foi por causa de um manguito rotador lesionado, que exigiu que o superstar tomasse injeções de cortisona.
“As pessoas não entendem exatamente por que Arnold entrou um pouco off [para o Olympia de 1980]. Arnold teve um problema com o manguito rotador – o médico acabou dando-lhe cortisona. Ele recebeu injeções em seus ombros, eventualmente, isso saiu pela culatra. Arnold não está acostumado a tomar muito – Arnold nunca abusou de verdade”, diz Bannout.
Samir Bannout disse que as injeções de cortisona nos ombros de Arnold o fizeram reter mais água do que o normal. De acordo com Bannout, Schwarzenegger não “merecia” ganhar o Mr. Olympia de 1980.
“Naquele dia… acredito, agora de acordo com Arnold, que as pessoas não sabem sobre esse assunto… então Arnold não era realmente Arnold. Ele não atingiu o pico corretamente. Parte disso são as injeções de cortisona que ele acabou tomando nos ombros. Isso afetou sua química um pouco. Isso o fez reter água mais do que o normal.
Eu não sei exatamente o que aconteceu, se Arnold usou diurético ou não, isso eu não sei. Tudo o que sei – Arnold estava flat naquele show [Olympia de 1980]. Ele não subiu como o verdadeiro Arnold”, compartilhou Bannout. “Pessoalmente, senti que Arnold realmente não merecia vencer.”
Enquanto muitos fisiculturistas ficaram chateados porque Schwarzenegger apareceu no Olympia de 1980 sem avisar, Samir acredita que não precisava contar a ninguém, já que ele era um ex-campeão.
“Ele realmente não precisava [dizer a ninguém que estava fazendo o Olympia 1980] porque Arnold é o Mr. Olympia e ele está qualificado para a competição”, diz Samir. “Seu rosto parecia muito afundado na Austrália, ele provavelmente perdeu mais água do que o necessário. Isso o fez parecer um pouco chato, honestamente.”
Conclusão: Bannout não acredita que Arnold merecesse ganhar seu sétimo e último troféu Sandow.
“Não vou dizer besteira, que Arnold mereceu vencer”, disse Samir. “Naquele dia eu não votei em Arnold pessoalmente. Arnold — Eu te amo, mas essa é a verdade.
Ele diz… que algo estava acontecendo”, diz Samir. “O que você está me dizendo agora é que é mais óbvio. Desculpe Arnold… você foi bom. Você sempre pareceu bem, mas, naquele dia, [você não estava].”
Bannout e Hansen concordam que a vitória de Arnold Schwarzenegger não foi merecida. No entanto, ambos reconhecem a força potente que ele era na IFBB Pro League depois de retornar de um período de inatividade.
Até hoje, nenhum fisiculturista conseguiu replicar o que Schwarzenegger fez em 1980, quando voltou ao esporte anos depois para ganhar outro título do Olympia. Na opinião de Bannout e Hansen, essa façanha só foi possível porque Arnold tinha aliados dentro da organização Olympia na época.
Assista o vídeo completo abaixo:
Para mais notícias e atualizações, siga BLACK SKULL USA em todas nossas redes sociais como Instagram e Youtube.
Você sabe como a proteína é importante para alcançar qualquer objetivo físico, seja manter a…
Para otimizar o condicionamento físico e a massa magra, uma nutrição adequada e suplementos de…
Na musculação, é comum executar o mesmo exercício de várias formas. A remada curvada é…
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…