Com a volta das competições de fisiculturismo cada vez mais vemos casos desse tipo de doping, mas você sabe o que é?
O culto ao corpo em nossa sociedade como um todo já é algo comum e buscar a forma física perfeita tem sido uma obsessão de muitos. Óbvio que nos palcos a questão é tratada de outra maneira. Os atletas se utilizam de artifícios para alcançarem a forma perfeita de uma categoria e muitas vezes se perdem por esses caminhos. Mas a busca por uma maior competitividade não é de agora. Conversamos com Doutor Fábio Labat e ele abriu sua visão e história diante desse movimento dentro dos palcos do fisiculturismo:
“NOS ANOS 80 HAVIA UM ESTERÓIDE ITALIANO DE NOME COMERCIAL ESICLENE,CUJA DROGA ERA FORMEBOLONE,USADO Á ÉPOCA POR MUITOS ATLETAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES LOCAIS COM O INTUITO DE CAUSAR UM PROCESSO INFLMATÓRIO LOCAL COM CONSEQUENTE EDEMA E AUMENTO DO VOLUME MUSCULAR NA ÁREA DA APLICAÇÃO.O PROBLEMA É QUE O EFEITO ERA TEMPORÁRIO,SOMENTE DURANTE A VIGÊNCIA DO PROCESSO INFLAMATÓRIO QUE PERMANECIA POR POUCOS DIAS.
POR ESTE EFEITO SER TEMPORÁRIO NOS ANOS 90 CHRIS CLARK CRIOU UMA FÓMULA A BASE DE ÓLEO COMERCIALIZADA COM O NOME DE SYNTHOL,QUE DEIXAVA O MÚSCULO MAIOR POR UM TEMPO MUITO PROLONGADO.ENTÃO ESTE RECURSO COMEÇOU A SER UTILIZADO POR ATLETAS PROFISSIONAIS E AMADORES.ELE PRÓPRIO TESTOU NELE VÁRIAS FORMULAÇÕES DE ÓLEO ATÉ DEFENIR A MELHOR COMPOSIÇÃO PARA O SYNTHOL.ALGUNS DIZEM QUE ISTO LHE RENDEU VÁRIOS PROBLEMAS E QUASE UMA AMPUTAÇÃO.ESTA FORMULAÇÃO SECRETA TAMBÉM CONTINHA ÁLCOOL AFIM DE MANTER UMA CERTA ESTERILIDADE DO COMPOSTO(NÃO FORMAR ABCESSO NA ÁREA DA APLICAÇÃO),COMO TAMBÉM LIDOCAÍNA,UMA ANESTÉSICO PARA DIMINUIR A DOR NO LOCAL DA APLICAÇÃO.” explica Doutor Labat
Quando as pessoas pensam em SYNTHOL, elas automaticamente se remetem à imagem daquelas figuras cartoonizadas, com braços enormes e completamente fora dos padrões estéticos ou mesmo deformados, mas eles não são os únicos a se utilizarem desse artifício. O Synthol vai além dessas figuras bizarras. Há também fisiculturistas que utilizam Synthol e outros óleos para aplicação local para aperfeiçoamento e leves retoques em seu físico.
O Synthol é uma substância também aplicada de maneira injetável que difere de um esteroide anabolizantes. Sua função é basicamente em estabelecer um preenchimento local e não proporciona o crescimento muscular, ou seja não causa multiplicação de células musculares e consequentemente o seu crescimento, é apenas uma forma de preenchimento local, por ser uma substância oleosa ela não é totalmente absorvida pelo organismo e pode causar danos como um todo ao organismo desde de estéticos até comprometimento da saúde e nos casos mais extremos de seu uso, amputação de partes do corpo.
Obviamente que nenhum atleta, principalmente aqueles que participam dos palcos de fisiculturismo assumiriam o fato de se utilizar de aplicações locais de synthol ou outras substâncias oleosas, e mesmo em aberta discussão se recusam a creditar o aperfeiçoamento ou “retoque” de seu físico através de aplicações de óleo ou mesmo Synhtol. Muitas das vezes, as aplicações são irrisórias e não são atestadas nem mesmo em exames de imagem como atesta Doutor Labat.
“MUITOS ACREDITAM QUE O EFEITO DO SYNTHOL SE DEVE A EXPANSÃO DA FASCIA MUSCULAR QUANDO INJETADO PROFUNDAMENTE NO MÚSCULO E AÍ CRIANDO UM “ESPAÇO” PARA CRESCIMENTO DE MÚSCULO PROPRIAMENTE DITO.TALVEZ ISTO EXPLIQUE PORQUE EM CERTOS CASOS A APLICAÇÃO LOCAL DESSE TIPO DE SUBSTÂNCIA NÃO APARECE EM EXAMES DE IMAGEM COMO ULTRASSONOGRAFIA,TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA.ENTRETANTO HÁ CASOS EM QUE ISTO É DETECTÁVEL POR ESTES EXAMES.O QUE PODE EXPLICAR ISTO É A FORMA DA APLICAÇÃO(SUPERFICIAL OU PROFUNDA),VOLUME DA APLICAÇÃO E RESPOSTA LOCAL INDIVIDUAL QUE EM ALGUMAS PESSOAS SE FAZ UMA REAÇÃO INFLAMATÓRIA LOCAL COM CONSEQUENTE REAÇÃO FIBROSA CRIANDO “BOLSAS “ DE ÓLEO NO INTERIOR DOS MÚCULOS.ESTE ASPECTO É FACILMENTE IDENTIFICADO INCLUSIVE A OLHO NÚ ONDE EVIDENCIAMOS VERDADEIRAS ABERRAÇÕES ESTÉTICAS.” completa Labat
Muitas vezes vemos os resultados do uso desses tipos de óleos em um corpo de um fisiculturista. As aberrações com músculos falsos, deformados ou fisiculturistas mesmo bem treinados com picos de formas estranhas em certos músculos. Mas o que acontece com essas pessoas a longo prazo depois de injetar óleos em seu corpo? Quais são os riscos reais para a saúde? Como o corpo absorve synthol depois que ele se expande em seu corpo? Ele absorve tudo? Como você pode imaginar, a resposta não é das melhores.
Sim, o synthol é absorvido pelo seu corpo mas não em sua totalidade, mas mesmo assim isso por si só pode levar a certas complicações. Alguns pacientes tiveram complicações neurológicas levando a dormência ou até mesmo perda da habilidade motora. Em casos raros, o óleo pode se infiltrar na corrente sanguínea e no coração, levando a resultados potencialmente mortais como explica Doutor Labat. O efeito colateral negativo mais comum, porém, parece ser infecções. Como visto em casos extremos, quando “synthol freaks” têm infecções tão ruins que precisam de amputação. Sim, esse é um caso extremo – mas as infecções certamente são possíveis em menor escala para quem usa synthol.
“OS PERIGOS DESSAS APLICAÇÕES ESTÃO RELACIONADOS PRINCIPALMENTE A EMBOLIA PULMONAR(MIGRAÇÃO DO ÓLEO PELA CIRCULAÇÃO OBSTRUINDO OS VASOS PULMONARES),INFECÇÕES LOCAIS(ABCESSOS),CISTOS DE ÓLEO E LESÃO DE NERVOS LOCAIS.EM ALGUNS CASOS PODE COMPROMETER A CIRCULAÇÃO E SE NÃO REMOVIDO PODE LEVAR A AMPUTAÇÕES.” Labat atesta.
O efeito colateral negativo mais comum, porém, parece ser infecções. Como visto em casos extremos, quando “synthol freaks” têm infecções tão ruins que precisam de amputação. Sim, esse é um caso extremo – mas as infecções certamente são possíveis em menor escala para quem usa synthol.
“A DIFICULDADE NO ACESSO A ESTE PRODUTO,O ALTO CUSTO E A ILEGALIDADE LEVARAM A IMPROVISOS DO TIPO ADE,FORMULAÇÃO A BASE DE VITAMINAS LIPOSSOLUVEIS(OU SEJA, DILUÍDAS EM ÓLEO) EM ALTAS DOSES QUE SÃO INJETADAS NO MÚSCULO DA MESMA FORMA QUE O SYNTHOL.ALÉM DOS MESMOS PERIGOS JÁ MENCIONADOS TEMOS TAMBÉM O RISCO DE HIPERVITAMINOSE.” completa Doutor Labat
Já a questão do seu uso por atletas de alta performance entra no âmbito moral e conflituoso dentro da própria comunidade do fisiculturismo. Doutor Labat além de médico também é atleta e tem sua filosofia atrelada à golden era e obviamente refuta o uso dessa substâncias para os atletas frequentadores dos palcos competitivos
“A DISCUSSÃO SOBRE ESTE RECURSO NO FISICULTURISMO É MUITO COMPLEXA JÁ QUE O DOPING QUALQUER QUE SEJA ELE É TAMBÉM UMA QUESTÃO MORAL E ÉTICA.AOS AMANTES DO ESPORTE E DA GOLDEN ERA OS MÚSCULOS CONSTRUÍDOS NO “AÇO” ERAM DE SE ADMIRAR NA SUA MAIS PURA ESTÉTICA.O QUE TEMOS HOJE É EVOLUÇÃO OU RETROCESSO?CABE AOS ÁRBITROS JULGAREM O PADRÃO A SER SEGUIDO”
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…
Mais uma vez Andrew Jacked vem buscar a sua classificação! A categoria Men’s Open disponibiliza…
O maior evento do Oriente Médio! Maiores Prêmios e um Line-up impressionante. Mais uma vez…
A Baía de Tampa recebe mais um Grande Evento! O evento em Tampa sempre trás…