Muitas Pessoas curtem o Lifestyle, Mas Quando o assunto é competição Tudo Muda
A maioria das pessoas que praticam musculação em algum ponto pensam sobre competir, quando veem sua evolução dia-a-dia acreditam que esse seja o caminho para estar entre os melhores físicos do mundo. Mas para competir não é apenas treinar todos os dias, o palco exige muito mais do que isso. Por isso conversamos com Doutor Fábio Labat, que além de médico também é atleta de fisiculturismo, à respeito do Bodybuilding já na fase de preparação de campeonato, ou seja, o pre-contest e tudo que demanda estar em um palco competitivo.
Para vencer em um palco de fisiculturismo há um longo caminho pela frente e inúmeras variáveis que demandam uma certa assistência. Se você tem a ambição de realmente se unir à elite do fisiculturismo estamos aqui para lhe ajudar.
Mas antes de mais nada, você deve entender o que envolve o período de preparação, ou pre-contest, e tudo que ele demanda de você para que você realmente esteja comprometido durante esse período para alcançar um nível diferenciado de físico que possa destacá-lo dentre os demais. Por isso Doutor Labat detalha da seguinte forma:
“SEM DÚVIDA ALGUMA, O PERÍODO DE PREPARAÇÃO PARA UMA COMPETIÇÃO DE FISICULTURISMO É O MOMENTO ONDE TESTASTAMOS OS LIMITES DO NOSSO CORPO.
COM O OBJETIVO DE ESTAR COM O MÁXIMO DE MASSA MUSCULAR,O MÍNIMO DE GORDURA CORPORAL E SEM ÁGUA SOB A PELE, HÁ A NECESSIDADE DE SE IMPOR DIETAS RESTRITIVAS,COM ALTA INTENSIDADE DE TREINAMENTO COM PESOS ALÉM DE ATIVIDADE AERÓBICA ASSOCIADA,E AO FINAL DE TUDO UM PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO INTENSO.
O TEMPO EM QUE SE INSTALA ESTA FASE CHAMADA DE CUTTING OU PRÉ-CONTEST É VARIÁVEL A DEPENDER DO CONDICIONAMENTO QUE O ATLETA APRESENTA ANTES DE INICIAR ESTE PROCESSO. ALGUNS ATLETAS FAZEM ESTA PREPARAÇÃO ATÉ POR 6 MESES,MAS EM MÉDIA ISTO É FEITO POR 3 MESES.” resumiu Labat
Todo esse processo de evolução física e auto-conhecimento, demanda experiência e se você está em busca de alcançar esse patamar o primeiro passo em sua jornada é considerar a contratação de um coach, médico ou um profissional especializado para suas necessidades como atleta.
1. Contrate um Coach
Obviamente, esse é um processo de contínuo de conhecimento do seu corpo. Não importa o quão bom você possa ser na sua academia, o palco é um mundo completamente diferente. Um coach/médico vai lhe orientar da melhor maneira de agir de acordo com as necessidades únicas do seu físico. Ele vai lhe orientar com dieta, treinos, poses e até lhe ajudar a escolher o melhor show para o tempo do seu físico. Esse trabalho em conjunto é essencial para que você consiga explorar o máximo do seu físico e ficar satisfeito com o seu resultado.
2. Planeje seu Calendário de Competições
Hoje em dia há muitas competições disponíveis, mas alcançar sua mais alta performance é necessário tempo e também entender os processos do seu físico. Muitas pessoas precisam de até 6 meses para garantir uma boa performance mas a média fica em torno de 3 meses ou 12 semanas. Com um planejamento em mãos é mais fácil seguir uma rotina que se adeque ao seu objetivo e prazo.
3. Dieta e Treinamento Planejados
Há muitas variáveis a serem manipuladas e ter um profissional a altura para controlá-las para o seu melhor desempenho é essencial. Você não pode vencer um show sem um planejamento nutricional. Um coach experiente vai lhe ajudar a montar sua dieta e treino e lapidar todo o seu físico de acordo com as necessidades da sua categoria.
A fase de precontest também conhecida como cutting, ela tem como maior objetivo eliminar a máxima gordura corporal através do gasto calórico e também da redução do consumo calórico. Apenas com o planejamento necessário o seu físico vai atingir o limite de maneira efetiva conservando sua massa muscular, como explica Doutor Labat:
“NA FASE DE CUTTING HÁ RESTRIÇÃO CALÓRICA E ATENDÊNCIA A MANTER UM APORTE PROTEICO QUE PERMITA DENTRO DO POSSÍVEL ATÉ UM GANHO DE MASSA MUSCULAR NESTE PERÍODO.A ATIVIDADE CARDIOVASCULAR É UM COMPLEMENTO PARA O GASTO CALÓRICO AFIM DE ACENTUAR ESSE BALANÇO NEGATIVO IMPONDO A REDUÇÃO MÁXIMA DA GORDURA CORPORAL QUE PARA UM CONDICIONAMENTO DE ALTO NÍVEL DEVE ATINGIR ENTRE 5% OU MENOS.TEMOS RELATOS DE ATLETAS COM 3% DE GORDURA CORPORAL.
DURANTE ESSE PERÍODO HÁ REALMENTE MUDANÇAS DRÁSTICAS DO SHAPE VISÍVEL AO ESPELHO O QUE ENTENDO SER UM ESTÍMULO PSICOLÓGICO PARA O ATLETA CONTINUAR NA SUA ÁRDUA BATALHA DA PREPARAÇÃO.”
Por ser um longo período de 3 a 6 meses é muito interessante acompanhar as oscilações do físico e suas variáveis. A importância de cada elemento é chave para buscar o seu melhor, mas o ponto crítico é a última semana que antecede o campeonato aonde qualquer erro pode jogar fora todo um trabalho árduo e bem feito.
“O PONTO MÁXIMO É A SEMANA QUE ANTECEDE A COMPETIÇÃO CHAMADA DE PEAK WEEK ONDE A MANIPULAÇÃO DO CARBOIDRATO E DA ÁGUA CORPORAL PERMITE UM REFINO SIGNIFICATIVO NO CONDICIONAMENTO A SER APRESENTADO NO PALCO.
É NESTE MOMENTO QUE INICIALMENTE SE ACENTUA A RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS E AUMENTA-SE MAIS A INTENSIDADE DO TREINO AFIM DE DEPLETAR OS ESTOQUES DE GLICOGÊNIO MUSCULAR E HEPÁTICO,CRIANDO UM AMBIENTE METABÓLICO QUE SE TORNARÁ ÁVIDO POR ESTE NUTRIENTE.ISTO É FEITO EM MÉDIA POR 3 DIAS E A SEGUIR INICIA-SE O QUE SE CHAMA DE CARB UP, QUE NADA MAIS É QUE UMA SATURAÇÃO DE CARBOIDRATOS AFIM DE “ENCHER” A MUSCULATURA COM GLICOGÊNIO E OBTER AQUELE ASPECTO DENSO(CHEIO) SAINDO DA FASE “FLAT” ADQUIRIDA DURANTE A DEPLEÇÃO.ESTE PROCESSO TAMBÉM DURA EM MÉDIA 3 DIAS E NOS ÚLTIMOS MOMENTOS ALGUNS ATLETAS SE UTILIZAM ATÉ DE ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE GORDURA TAMBÉM.”
Esses pequenos detalhes em estratégia nutricional são a garantia de conquistar um físico digno da elite do bodybuilding.Pois como todo atleta é competitivo o posicionamento mais alto no pódio é sempre o esperado. Mas óbvio que em uma corrida pelo primeiro lugar, apenas um é realizável e mesmo a falta de experiência nos palcos pode influenciar em seu posicionamento, por isso, não se preocupe. A maioria das vezes é difícil ganhar logo no primeiro show, ou mesmo alcançar o físico almejado, mesmo dentre os atletas profissionais muitas vezes é necessário dois shows para realmente alcançar o seu melhor.
Por isso, se o seu desejo é competir e galgar o mais alto nível e potencial competitivo siga essas dicas e persiga seus sonhos. No mais, não deixe de nos seguir em todas as redes sociais para mais dicas e conselhos para melhorar sua performance atlética. Siga BLACK SKULL USA no Instagram e no Youtube.
collab Doutor Fábio Labat
DEIXE UM COMENTÁRIO