Desde a criação da categoria em 2013, os atletas eram apenas rapazes que iriam representar um fisico atlético com boa aparência e aceitável em um ambiente de praia, por isso o uso dos shorts ou bermudas. O campeão inaugural da categoria no Mr. Olympia 2013, Mark Anthony representava esse ideal de físico e a partir daí os atletas passaram a ter uma idéia do que buscar para conquistar títulos.
Após 10 anos de categoria, vemos os atletas crescerem em tamanho, enquanto que os shorts diminuem e as pernas preenchem cada vez mais a vestimenta. Por conta dessa crescente demanda por volume muscular que os palcos tem apresentado, o vice-presidente da IFBB Pro League, veio recentemente determinar as novas regras e parâmentos que a categoria será submetida logo após o Mr. Olympia 2023, que acontecerá dos dias 2-5 de novembro me Orlando, Florida.
A categoria, nos últimos anos, tem sido alvo de discussões e muitos dos campeões iniciais da classe estavam afastados por conta da dificuldade em alcançar os novos parâmetros de volume. A proposta inaugural sempre foi uma questão inclusiva, principalmente para novos entrantes no esporte e com a grande competitividade em relação ao volume muscular, sua proposta inicial foi abandonada, causando um distanciamento com o público.
Ao mesmo tempo, graças ao trabalho do Olympia TV com Terrick El Guindy os atletas Men’s Physique tem promovido cada vez mais a categoria nas redes sociais, elevando o nível das discussões online, tornando a classe cada vez mais interessante. Outro anuncio importante para o palco de 2023 é o retorno do quatro vezes campeão da categoria, Jeremy Buendia além do atual campeão Erin Banks e Brandon Hendrickson, três vezes campeão do Mr. Olympia.
A categoria é super competitiva e merece mais espaço e coordenação para que os parâmetros de julgamento favoreçam uma linha de físico diferenciada, para que se justifique sua existência e não caminhe descontroladamente para as categorias maiores, como temos visto atletas migrando para Classic Physique ou mesmo Men’s Bodybuilding.
Por isso Tyler, estabeleceu peso e altura para os atletas da categoria, confira a justificativa do vice-presidente:
“A razão para este vídeo é porque queremos avisar a todos os nossos atletas e treinadores que, após o Olympia deste ano, estaremos instituindo alturas e limites de peso para nossos profissionais do Men’s Physique, não amadores, apenas os profissionais. . Isso entrará em vigor no primeiro show após o Olympia deste ano.”
“Por que faríamos isso? Tivemos muito sucesso com nossas alturas e pesos na Classic Physique até agora, queremos garantir que nossos atletas da Men’s Physique não fiquem muito grandes. Isso é muito importante porque para muitas pessoas online que apenas veem as fotos dos shows, na verdade não os vê pessoalmente, mas vendo as fotos dos shows e dizem muito sobre o Men’s Physique os atletas estão ficando muito grandes”.
Tyler acredita que dessa forma, poderá controlar melhor o volume muscular dos atletas da categoria Men’s Physique. Assim, que o post foi feito, muitos atletas receberam muitas mensagens questionando seu peso e altura nos palcos. Na opinião do público, alguns deles irão acabar tendo que passar por uma depletação de seu físico para se enquadrar nos novos parâmetros. Mas para Tyler isso não será um problema.
“Não acho que seja esse o caso, acho que muitos caras que têm se saído bem recentemente não estão ficando muito grandes, mas ter limites de peso e altura para esses caras nos ajudará a controlar esse tamanho. E só para vocês saberem, os limites de peso para sua altura estarão obviamente abaixo dos limites de peso da Classic Physique. Portanto, nos próximos meses, se vocês ultrapassarem, ou muito, ou apenas um pouco acima dos limites de peso do Classic Physique, vocês devem acompanhar seu peso e, se necessário, começar a diminuir um pouco, porque enquanto os pesos ainda não estão definidos, pode ter certeza que serão menores do que os pesos dos clássicos.”
“É por isso que vamos continuar a medir a altura e o peso dos profissionais do Men’s Physique na maioria dos shows deste ano para obter dados, para nos ajudar a definir os pesos finais. Dar alturas e pesos a esses atletas é uma solução, mas não a solução perfeita, porque alguém pode ter a mesma altura e o mesmo peso, mas carregar o peso de maneira muito diferente”.
“Outra parte importante disso é aderir aos nossos critérios de julgamento e nossos padrões para o Men’s Physique, que até agora este ano, acho que fizemos um bom trabalho. Quero destacar muitos dos atletas que competiram este ano que são eles que você deve procurar quando olha para os profissionais do Men’s Physique e o que queremos ver. É também para mostrar a você que, embora esses caras sejam alguns dos melhores da liga, eles ainda têm pequenos pontos de feedback que diferem dependendo de seus físicos.” declarou Tyler Manion
Suas declarações foram muito contundentes e também compreensivas, surpreendentemente ele não citou os atletas que estão no topo da liga, como Erin Banks que recentemente ganhou o Arnold Classic e o Mr. Olympia no ano de 2022 e já repetiu a dose com o Arnold Classic de 2023, confirmando sua dominância nos palcos, agora com os novos parâmetros vamos acompanhar as mudanças que seu físico terá que enfrentar.
Tyler citou atletas como Corey Morris, Ryan Terry, Benquil Marigny, Sidy Pouye. Todos ainda tem que evoluir em alguns pontos no físico, mas algo completamente natural para o esporte.
Obviamente que a base da categoria continua sendo grande desenvolvimento de peitoral ombros e expansão de dorsal, além de uma cintura bem amarrada. Mas tudo vai depender de como serão os novos parâmetros e a coordenação dos juizes nesse período adaptativo até o o Mr. Olympia 2023.
Assista episódio completo com o vice-presidente Tyler Manion, no canal da NPC News Online
Para mais notícias e atualizações siga BLACK SKULL USA em todas nossas redes sociais como Instagram e Youtube.
Você sabe como a proteína é importante para alcançar qualquer objetivo físico, seja manter a…
Para otimizar o condicionamento físico e a massa magra, uma nutrição adequada e suplementos de…
Na musculação, é comum executar o mesmo exercício de várias formas. A remada curvada é…
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…