Você mede seus treinos de perda de peso por quanto você sua? Aprenda a verdade sobre a transpiração e como ela afeta sua capacidade de perder peso!
Há muitos exercícios que você pode fazer para perder aquele peso indesejado, do HIIT ao treinamento em circuito, ao fisiculturismo e ao bom e velho cardio em estado estacionário.
Mas a transpiração afeta quanto peso você perderá? Neste artigo, revelamos a verdade sobre a transpiração e a perda de peso.
O exercício geralmente leva à transpiração. Você vai suar mais, se malhar em um ambiente quente ou usar algo como um traje de sauna de plástico. Algumas pessoas são geneticamente programadas para suar mais.
No entanto, a perda de suor e a perda de gordura são duas coisas muito diferentes. Nesse pensamento conversamos com nosso nutricionista e educador físico #caveirapreta que foi enfático em algumas preposições como
NÃO CRIATURA !!!!! A GORDURA NÃO SAI PELO SUOR !!!!!!! declarou Ivan
Seu corpo produz suor através da transpiração para impedir que você superaqueça. Ele libera água que evapora da sua pele, levando o calor com ela. Se você suar muito durante o exercício, provavelmente pesará menos no final do treino.
Infelizmente muitos educadores físicos ainda propagam essa idéia errônea que quanto mais você suar maior será a sua redução de gordura corporal mas Ivan Pepeliascov compartilhou uma experiência que serve de aprendizado :
SÁBADO!!!! Dia em que selecionei pernas na minha divisão de treino, afinal é um dia em que consigo ficar mais tranquilo quando não tenho que palestrar, clinicar ou ministrar algum treinamento.
Estava eu na minha 5ª serie de leg press 45º e minhas pernas já estavam parecendo duas varas verdes de tanto que eu estava tremendo por causa da intensidade que estava colocando no treino. Terminada a esta 5ª série, entrei no descanso com uma técnica de respiração para maior compilação de oxigênio em meus pulmões para a melhor recuperação possível e consequentemente ter condições para fazer a próxima série (que neste dia impus como desafio 10 séries) e do meu lado esquerdo, no agachamento livre, tinham três pessoas que me chamaram muito a atenção: um casal comentando que estavam orgulhosos porque estavam suando muito com o treino que estavam fazendo e seu treinador aplicando a falácia de que isto era excelente, pois quanto mais eles suassem, mais gordura iria sair nesta transpiração e consequentemente eles iriam “perder gordura” e emagrecer.
Bom, vamos lá. Deixa eu falar uma coisa para vocês: NNNÃÃÃOOO!!!! A GORDURA NÃO SAI PELO SUOR GENTE!!!! E por onde é que sai!?
Infelizmente, embora você pese menos, essa perda de peso é temporária. Assim que você beber água, você substituirá os líquidos perdidos e seu peso aumentará novamente.
Embora seu treino tenha queimado calorias e possa contribuir para a perda de gordura, você provavelmente não conseguirá medir esse efeito na balança, pois mesmo um treino muito intenso queima uma quantidade relativamente pequena de gordura.
Estima-se que um quilo de gordura corporal contém cerca de 3.500 calorias. A maioria das pessoas deve ser capaz de queimar 500-600 calorias por hora de exercício. Isso equivale a cerca de 2 ¼ onças de gordura. Essa é uma quantidade muito pequena em comparação com a quantidade de água que você pode perder (e recuperar) através da transpiração.
Portanto, embora a transpiração leve à perda de peso, provavelmente não é o tipo de peso que você deseja perder. Além disso, qualquer peso que você perdeu será recuperado no momento em que você se reidratar.
Embora não haja nada de errado em ficar quente e suado durante o treino, é uma má ideia tentar perder peso através. Na melhor das hipóteses, o peso perdido através da transpiração é temporário e rapidamente recuperado.
Idealmente, você deve beber durante e após o treino para substituir o suor perdido. Dessa forma, seu peso corporal permanecerá praticamente inalterado. Além de ser uma maneira ineficaz de perder peso, Ivan explica tecnicamente todo o processo de perda de gordura e porque ele não funciona através da transpiração:
As matérias orgânicas são formadas praticamente de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio. As gorduras são moléculas que possuem carbono, hidrogênio e oxigênio em sua composição e são estocados nos adipócitos como triacilglicerol. Depois que ocorre a lipólise (hidrólise de triacilglicerol) nos adipócitos, os ácidos graxos livres se ligam à albumina no plasma a qual transporta esses ácidos graxos para os músculos no momento do exercício fisico. Já dentro do músculo, os ácidos graxos livres tem que se adentrar na mitocôndria e dentro desta sofrer um processo catabólico chamado Beta Oxidação. Este processo consiste na remoção oxidativa de unidades sucessivas de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA, onde este vai ser usado para dar início no Cliclo dos Ácidos Tricarboxílicos, mas conhecido como Krebs. A 1ª reação deste ciclo é a do oxalocetato com o acetil-CoA formando uma molécula de 6 carbonos chamada citrato dando continuidade ao ciclo. Agora colocando a atenção na 3ª e na 4ª reação do cliclo, percebe-se que acontece uma descarboxilação (saída de uma molécula de CO2) em cada, certo??? São CO2 que vocês jogam para fora quando vocês respiram!! O Clico de Krebs oxida matéria orgânica… Isso significa que ele tira hidrogênios e elétrons da matéria orgânica de forma que só sobre o CO2 que não tem hidrogênio nenhum! Ou seja, vocês comem gordura e com o exercício físico as células vão oxidando a gordura até que só reste CO2… Esse CO2 cai no sangue, chega no pulmão e vocês jogam fora no momento da expiração quando estão respirando no ato do esforço fisico!!!!
Então, enquanto a transpiração PODE ajudá-lo a perder peso, é um mito que isso ajuda a perder gordura. Sue um litro de transpiração e você pesará cerca de um quilo a menos. Mas, assim que você se reidratar, você estará de volta onde estava.
Dito isto, suar durante o treino é um bom indicador de que você está trabalhando duro o suficiente para queimar muitas calorias, por isso não é ruim transpirar durante o exercício. No entanto, para evitar as desvantagens da desidratação, como um treino mais curto ou menos intenso, é melhor consumir líquidos durante e após o treino. Dessa forma, você poderá maximizar a perda de gordura.
Lutadores e outros atletas cortam peso suando, mas apenas para competir em uma categoria de peso inferior. A menos que você esteja prestes a se pesar para uma luta de MMA, perder peso através da transpiração é em grande parte inútil e não fará nada pelo seu percentual de gordura corporal.
Em vez de tentar suar o excesso de peso, coma um pouco menos e se exercite um pouco mais. Essa é a maneira mais eficaz de queimar gordura e ficar mais magro. E Iva completa:
Isso mesmo!!! O bucho que você queima sai na fase de expiração da sua respiração e NÃO PELO SUOR !!!! Então, não adianta colocar agasalho, saco preto, celofane e o diabo que for na hora do treinamento para dar uma “lapidada no body fat” que não vai rolar, A NÃO SER QUE VOCÊS QUEIRAM PARECER UMA UVA PASSA DE TÃO DESIDRATADOS QUE IRÃO FICAR!! AHHHH … ALÉM DAQUELA BARRIGUINHA DE VERME QUE NINGUÉM MERECE NÉ!?
Fica a dica…
LEHNINGER, Albert; NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2018. 1312 p. ISBN 978-8582715338.
Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, provavelmente já se perguntou o…
Em uma rápida pesquisa pela internet ou em lojas de produtos fitness, é possível encontrar…
As articulações são essenciais para a movimentação do nosso corpo e a prática de exercícios.…
O preparo físico começa muito antes de você entrar na academia. Afinal, o pré-treino não…