E aí galera?
Marcelo Bella, presidente caveira preta diretamente aqui dos estúdios da BLACKSKULL USA™ aqui na GDS na Grow Dietary Suplements Labs do Brasil.
Estou aqui na nossa fábrica brasileira, inaugurando uma série de vídeos que serão institucionais, informativos e educativos para que você, consumidor e formador de opinião, possa conhecer um pouco melhor o mundo dos suplementos.
Hoje nós vamos falar sobre o Whey Protein. Veja agora nosso guia completo:
Whey protein: o que é e como é produzido?
O Whey Protein, que em inglês significa proteína do soro de leite, é obtido do alimento no momento da fabricação do queijo.
Para entender melhor, vamos falar um pouquinho das vacas. Os animais produzem leite todo dia, não importa se faça chuva ou sol. As vacas leiteiras trabalham 365 dias por ano. Esse alimento vai para várias aplicações, desde tomar leite, leite desnatado, leite em pó e os laticínios. Aliás, um importante laticínio conhecido por todos é o laticínio queijo.
O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e o segundo maior produtor de leite do mundo, e também é um produtor de queijo. Temos até alguns queijos brasileiros premiados lá nos Estados Unidos, na Europa, como os melhores queijos do mundo, como o nosso queijo mineiro; o queijo canastra.
Como é retirado o soro do leite?
Na produção de queijo, a gente tem que separar a parte sólida do leite da parte líquida. Na primeira opção, você tem maiores concentrações de gordura para que você possa fazer o queijo. E no caso do soro, você tem maiores concentrações de proteína.
Por isso, o leite é considerado um alimento do grupo dos construtores, onde nós também temos carnes, ovos e derivados em geral de proteínas de origem animal.
Então, falando do queijo e da produção de whey, a produção de queijo no mundo cresce entre 1% a 3%. Agora, a busca pelo whey protein no mercado vem crescendo entre 8% e 10% todos os anos.
Segundo dados do Nutrition Business Jornal, a categoria de nutrição esportiva vem crescendo mais que as outras, entre 8% a 10%, e o grande herói ainda é o whey, seguido por colágeno.
Whey protein só existe se tiver queijo?
O whey depende da produção do queijo, e se não houver produção de queijo suficiente para extração do soro, não há suplemento suficiente para a população. Isso vem sendo demonstrado agora com o recente colapso do mercado de whey mundial, onde há falta do soro para produção de whey.
Além disso, o soro é uma matéria extremamente degradável. Se desnatura muito rapidamente, ou seja, estraga com facilidade. Para ter uma ideia, o soro só serve para produção de whey por 48 horas após a separação entre a parte sólida e líquida do queijo. Aqui no Brasil, em regiões quentes, no máximo 24 horas.
Então, a logística ela é superimportante. O maior problema em relação aos produtores de queijo era não ter o que fazer com o whey. O soro de leite é um dos maiores problemas de afluentes no Brasil. O pessoal jogava nos rios ou no solo, que também acabava sendo degradado.
Com isso veio se desenvolvendo a indústria brasileira de whey protein. Hoje, temos algumas indústrias que produzem o suplemento no Brasil em alguns polos queijeiros.
No Brasil, anos passado, o consumo de whey foi de 24 mil toneladas, sendo que 10 mil toneladas foram produzidas no próprio país e 14 mil são importadas. Isso demonstra que não há suplemento suficiente ainda aqui. Não há soro para produção disponível para demanda brasileira.
Benefícios do Whey Protein
Vamos relembrar os benefícios do whey. Inicialmente, nós imaginamos que o suplemento era só para ganho de massa muscular. Hoje sabemos que é além. Já é de conhecimento que as lactoferrinas – substâncias ativas – melhoram a imunidade e a sua saúde de forma em geral.
Com isso, surgiu o crescimento de consumo do whey protein no mercado de saúde. Uma das grandes soluções para que isso funcionasse de forma prática foram fazer fórmulas prontas.
A primeira fórmula pronta de whey que eu tive conhecimento foi da uma empresa CYTOSPORT, o Muscle Milk. Esse produto é vendido em diversos locais no território norte-americano.
Inaugurando a categoria, as grandes academias, farmácias e supermercados dos Estados Unidos venderam o produto pronto para beber.
Além das empresas de nutrição esportiva, também vieram as organizações de saúde. Grandes marcas interessadas nesse estilo de whey que foi descoberto por acaso.
Como o whey protein foi descoberto?
No século XVIII, um pesquisador chamado Carl Wilhelm descobriu que os produtores de leite dos Alpes Suecos quando ficavam doentes e iam produzir o queijo, pegavam o soro que sobrava e o tomavam. Dessa forma, eles melhoravam e a saúde voltava rapidamente.
Então, ele começou a fazer um estudo profundo sobre o soro de leite e foi descoberta a lactoalbumina, o nome científico do whey. Assim, também descobriu que o soro do leite era bom para uma série de coisas.
E olha, dizem que no Brasil, em 1974, houve um funcionário da Coca-Cola, pesquisador da Área de P&D, que descobriu também que o whey fazia bem para a saúde. Sugeriu para a marca lançar o primeiro suplemento pronto para beber naquele ano.
Porém, era muito pouco estudado ainda e a Coca-Cola não deu bola. Assim, o whey protein só virou um produto de consumo a partir do final dos anos 1990, início dos anos 2000.
Agora, em 2025, você tem várias marcas de whey de caixinha ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Você vai na farmácia, nos supermercados, nas academias e você encontra o produto pronto para beber.
Whey pronto para beber: o que tem dentro do produto?
Mas será que é o whey mesmo que você está consumindo nesses produtos? Hoje, nós vamos falar sobre o whey pronto para beber, as opções que tem no mercado e como que o suplemento se apresenta ao consumidor. Assim, você pode tirar a sua própria conclusão.
Whey Protein Shake, da DUX Human Health
Esse produto apresenta um cálculo nas informações nutricionais. Vamos conferir?
A DUX informa os dados por 100 ml, mas o produto tem 250 ml por embalagem.
Então, para 250 ml, que é a quantidade total da embalagem, temos:
- Não contém lactose
Calorias: 105
Gordura: 0 g
Açúcar: 11 g
Sódio: 242,5 mg
Cálcio: 0 mg
Proteína: 15 g
Colostro: não contém
O que é colostro bovino?
Colostro você sabe: é o primeiro e o primeiro leite da vaca. Colostro é o super alimento no mundo para imunidade e para estímulo do hormônio GH, para que a gente possa se desenvolver desde bebê até adultos. E, para adultos é o principal estímulo em relação a imunidade.
Para você saber, o bezerro que não mama colostro na vaca, morre no pasto. É de extrema importância a amamentação do super alimento. Esse produto não tem colostro da Dux.
Ingredientes: o que diz a lei?
Agora o que me chama a atenção são os ingredientes, os ingredientes que a Dux declara aqui. Existe uma regulamentação para a declaração de ingredientes. Segundo a RDC 727 de 2022:
Artigo 11 – A lista de ingredientes deve ser iniciada com a expressão “Ingredientes” (ou “ingr.”), seguida da relação dos ingredientes utilizados na formulação, em ordem decrescente de proporção.
Ou seja, o ingrediente presente em maior quantidade vem primeiro na lista.
Vamos ver então qual é o primeiro ingrediente do Whey Protein Shake da DUX? Acreditávamos que fosse o whey, mas… é água.
Água? Isso mesmo. Água não é um alimento construtor, é um alimento regulador. É essencial, claro, mas quando você compra um whey pronto para beber, não está esperando que o principal ingrediente seja água, certo?
YoPro Danone
A Danone é uma das maiores empresas do mundo no setor de laticínios. Tem uma excelente reputação. Eu mesmo consumo produtos Danone em casa, assim como meus filhos e netos. Mas vamos analisar o YoPro:
Lactose: não contém
Calorias: 172,5
Gordura: 2,75 g
Açúcar: 18,25 g
Sódio: 230 mg
Cálcio: 497,5 mg
Cacau: sim
Proteínas: 15 g
Colostro: não contém
O primeiro ingrediente? Leite parcialmente desnatado.
Ou seja, o YoPro não é um whey pronto para beber. Leite é um excelente alimento, mas quando desnatado, perde a gordura – essencial para absorção de vitaminas lipossolúveis e produção de hormônios. Portanto, o primeiro ingrediente não é whey.
Whey Fit Parmalat
Lactose: sim
Calorias: 117,5
Gordura: 2 g
Açúcar: 8,75 g
Sódio: 250 mg
Cálcio: 215 mg
Cacau: sim
Proteína: 15 g
Colostro: não contém
Primeiro ingrediente: leite semidesnatado. O whey aparece como quarto ingrediente. Veja, você não procura num produto chamado Whey Fit, que tem como primeiro nome o Whey, o leite parcialmente desnatado. O senhor e a senhora está procurando whey, que é soro de leite com alta concentração de proteína, não é mesmo?
Mas está aí mais um produto que o primeiro ingrediente não é whey.
Natural Whey Verde Campo
Vamos ver o que o natural whey verde campo em 250 ml apresenta? Lembre-se: nada de cálculo maroto de 100 ml, hein? Estamos falando todo mundo de 250 ml que é a porção apresentada, a dose única para você tomar de uma vez só.
Lactose: não contém
Calorias: 130
Gordura: 0 g
Açúcar: 18 g
Sódio: 360 mg
Cálcio: 467,5 mg
Cacau: sim
Proteína: 14 g
Colostro: não contém
Primeiro ingrediente: leite desnatado. O whey é apenas o terceiro ingrediente.
Natural Whey. Com esse nome que você espera encontrar no produto? Você espera encontrar o whey, não é mesmo? Como primeiro ingrediente, mas não.
Você, consumidor, está buscando um produto a qual o primeiro ingrediente seja whey, não é mesmo? Até para que o nome possa valer a pena; para que você não seja confundido na hora de comprar um produto.
+Mu
Vamos ver o que em 250 ml a gente acha no + Mu?
Lactose: não contém
Calorias: 100
Gordura: 2 g
Açúcar: 8,25 g
Sódio: 147,5 mg
Cálcio: não informado
Cacau: sim
Proteína: 12 g
Colostro: não contém
E sabe o que é interessante? Empresas que colocam como zero, por exemplo, gordura como a gente viu aí atrás. Como pode ter zero gordura se tem leite parcialmente desnatado, né? Então tá um pouco estranho.
Algumas informações eu não consigo entender, mas eu estou repassando conforme está na internet para depois ninguém falar: Olha, Marcelo, você fez o comparativo de forma errada, hein? Eu estou lendo exatamente o que as empresas divulgam.
Qual é o primeiro ingrediente + Mu pronto? Leite desnatado reconstituído. Mais um produto, a base de leite desnatado.
Você está querendo tomar um whey pronto para beber? Então, tem que buscar aquele que tenha como primeiro ingrediente o whey. Esse aí tem leite desnatado reconstituído como primeiro ingrediente. E deixa eu ver aqui:o WPC ou o Whey Protein Concentrado é o terceiro ingrediente desse produto.
Mas olha, ponto de ponto de exclamação positivo para a + Mu, porque não coloca o nome whey para tentar confundir o consumidor, como outros estão fazendo.
Piracanjuba
Um abraço para o pessoal da Piracanjuba, conheci a fábrica pessoalmente. Parabéns a marca pelo seu espaço!
Vamos analisar o seu produto pronto para beber da Piracanjuba?
Lactose: não contém
Calorias: 193
Gordura: 1 g
Açúcar: 24 g (a maior quantidade até agora)
Sódio: 308 mg
Cálcio: 500 mg
Cacau: não possui (saborizado artificialmente)
Proteína: 15 g
Colostro: não contém
Então só que qual é o primeiro ingrediente? É leite desnatado concentrado. Não é whey. Um produto que coloca no nome o suplemento tem que ter ele como primeiro ingrediente e não leite desnatado.
O pessoal da Piracanjuba é um pessoal muito ético, então eles estão mudando o nome. Pelo que eu estou sabendo, não vai mais chamar whey para chamar alguma outra coisa. E assim, não confundir o consumidor.
Power Whey Três Corações
Lactose: não contém
Calorias: 165
Gordura: 2,8 g
Açúcar: 18 g
Sódio: 480 mg
Cálcio: não informado
Cacau: sim
Proteína: 15 g
Colostro: não contém
Então vamos ver qual é o primeiro ingrediente que é divulgado aqui na lista de ingredientes do Power Whey 15 Gramas Proteínas, Cappuccino, Chocolate da três corações: Leite Pasteurizado Semidesnatado.
Esse produto também não poderia se chamar o Whey. Então está aí ponto negativo neste produto, ok?
WHEY DRINK GOURMET™
Claro, eu não poderia deixar de falar do WHEY DRINK GOURMET™ da BLACKSKULL USA™.
Esse é o único produto que teve premiação na Food Ingredients em 2023, uma feira internacional. Aqui no Brasil, a gente tem a Food Ingredients South América. Além disso, nós tivemos esse produto premiado na categoria de inovação, sabe o porquê? Veja a lista!
Lactose: não contém
Calorias: 155
Gordura: 3 g
Açúcar: 18 g
Sódio: 155 mg
Cálcio: 270 mg
Cacau: sim
Proteína: 15 g
Colostro: sim (1 g por dose)
É o único produto digno de ser chamado de whey no rótulo, que é o único de todos aqui pesquisados que realmente tem como sua primeira fonte de ingredientes. Quando você olha lá na lista, o primeiro que vem é Whey Protein Concentrado.
E você acha que parou por aí? Não. É o único que tem colostro, que cuida realmente da sua saúde. Um grama de colostro por dose. Assim, você combate todas as síndromes graves, aéreas de infecção.
Então, quando você for olhar preço. Você pode não estar comprando whey, mas sim outras coisas, inclusive água. Pode estar comprando leite, mas whey você não está comprando.
Nós fizemos uma pesquisa e a cada 100 pessoas, 80 preferem WHEY DRINK GOURMET™.Um produto mais gostoso, um produto que é o whey de verdade como primeiro ingrediente, e o único que tem colostro.
No próximo vídeo vamos trazer mais informações sobre suplementos alimentares e sobre o mercado para que você possa ter cada vez mais poder de decisão.
Muito obrigado pela sua companhia até aqui. Até a próxima! Valeu caveira!
DEIXE UM COMENTÁRIO