Você sabe o que é Drop Set? Criado por Henrt Atkins e muito popular entre os praticantes da musculação, o método está diretamente relacionado à falha concêntrica do músculo proveniente do número de repetições de um exercício em conjunto com a redução da carga. É uma estratégia bastante utilizada por quem busca aumento de massa muscular.
Ficou interessado e quer incluí-lo na sua rotina de treinos? Não se preocupe! O time CAVEIRA da BLACKSKULL USA™ preparou este artigo com mais detalhes sobre o treinamento. Confira e aproveite!
O que é o Drop Set?
Para começar, nada melhor do que entender o que é Drop Set. Trata-se de um método de treinamento com o objetivo de levar o músculo ao limite (falha concêntrica) a partir da repetição de um exercício, com redução de carga e sem descanso.
Resumidamente podemos dizer que o atleta inicia o treino com uma carga elevada, executando o maior número de repetições até atingir a falha. Nesse momento, é feito um intervalo mínimo para a diminuição da carga — entre 20% e 30%.
A partir daí, o praticante continua com o movimento até a nova falha concêntrica, para que a carga seja diminuída novamente, ou até o seu limite. A redução pode ser feita em até 90% da carga e é possível repeti-la várias vezes.
Para que serve?
Mas, para que serve e como funciona Drop Set? O método é indicado para o aumento de massa muscular e de força, tendo em vista que demanda o máximo do músculo e faz com que ele trabalhe até a exaustão.
Diferentemente dos treinamentos convencionais, o Drop Set tem como fundamentação fisiológica o desgaste total das fibras musculares. Ao começar o método, as fibras dos músculos chegam ao extremo, momento em que é feita a pausa e a redução da carga. Ao reduzi-la e continuar o treino, o corpo recruta fibras extras para movimentar essa carga.
Como executar e para quem é indicado?
Depois de saber o que é, é comum se perguntar como fazer Drop Set. O drop set pode ser realizado em qualquer exercício com carga e ser incluindo em qualquer momento do treino (início, meio e/ou fim), a variar de acordo com os objetivos/estratégias individuais.
Você pode realizar o treinamento com pesos, barras, halteres ou em máquinas. Mas, vale lembrar que qualquer mudança precisa ser avaliada por um profissional especializado. Afinal, cada atleta possui necessidades e limitações diferentes, onde somente uma pessoa capacitada pode auxiliar para os melhores resultados.
Principais vantagens do treino Drop Set
Agora que você já sabe o que é Drop Set, para o que serve e como executar, que tal ficar por dentro dos principais benefícios desse método? Veja a seguir tudo o que o treinamento tem a oferecer!
Hipertrofia muscular
Como já dissemos, o treino Drop Set contribui muito para a hipertrofia muscular. Justamente por ter como premissa levar as fibras musculares à falha total, estimulando o crescimento e o desenvolvimento dos músculos.
Aumento do metabolismo
Por se tratar de uma sessão de treinamento intensa, o Drop Set acarreta um aumento de diversos metabólitos como, por exemplo, o lactato, fazendo com que o organismo gaste mais energia para eliminá-los, principalmente nas horas seguintes ao exercício.
Potencialize seus treinos com a BLACKSKULL USA™!
Depois de saber o que é Drop Set e quais são as suas vantagens para o fisiculturismo, deu vontade de incluí-lo na sua rotina e potencializar seus treinos? Então, aproveite para garantir os melhores suplementos alimentares aqui na BLACKSKULL USA™.
Em meio às opções, quem deseja mais força e energia para executar os exercícios pode investir no Creatine Turbo®. Feito a base de creatina mono-hidratada e maltodextrina, o suplemento auxilia no aumento de energia e melhora no desempenho esportivo.
Já quem busca pelo ganho de massa muscular pode apostar no Whey 100% HD. Formulado com três tipos de whey + BCAA, o composto possui a combinação perfeita para o crescimento dos seus músculos.
Leia também: “5 dicas para hipertrofia muscular”
E aí, gostou do conteúdo e já sabe o que é Drop Set? Então aproveite o tempo livre para navegar pelo blog da BLACKSKULL USA™ e ficar por dentro das novidades. Caso queira, leia também: “5 dicas para hipertrofia muscular”.
Fontes consultadas:
ALVES, Ragami Chaves et al. Comparação do gasto energético em diferentes métodos do treinamento de força. ConScientiae Saúde, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 293-301, 22 jan. 2018. DOI 10.5585/ConsSaude.v17n3.8288. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8288/5061. Acesso em: 18 fev. 2022.
Fink J, Schoenfeld BJ, Kikuchi N, Nakazato K. Effects of drop set resistance training on acute stress indicators and long-term muscle hypertrophy and strength. J Sports Med Phys Fitness. 2018 May;58(5):597-605. doi: 10.23736/S0022-4707.17.06838-4. Epub 2017 Apr 26. PMID: 28474868. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28474868/. Acesso em: 18 fev. 2022.
DEIXE UM COMENTÁRIO