Ao planejar uma alimentação aliada ao treino, conhecer os nutrientes em cada porção é importante para uma dieta de acordo com seus objetivos. Muito versátil e nutritiva, a lentilha, que pode substituir o feijão nas refeições, é uma ótima opção. Mas, afinal, lentilha é carboidrato ou proteína?
Essa pode ser uma dúvida comum, e é importante solucioná-la para inserir a lentilha na sua dieta. Para ajudar, a BLACKSKULL USA™ explica tudo sobre ela: benefícios, propriedades nutricionais e maneiras de torná-la aliada da sua alimentação e do seu treino. Confira!
A lentilha é uma leguminosa, assim como a soja, o grão-de-bico e o feijão. Ela é um alimento bastante nutritivo: é rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, manganês, fósforo, magnésio, zinco, cobre e selênio.
Agora que você já sabe o que é a lentilha, é hora de entender um pouco mais sobre as propriedades nutricionais e os benefícios desse alimento. É sobre isso que a BLACKSKULL USA™ fala a seguir. Continue acompanhando!
Existem vários tipos de lentilhas, cada uma com características. No Brasil, a mais popular é a lentilha marrom, sendo versátil para sopas, ensopados, saladas e pratos principais.
Outra que também é possível encontrar com facilidade aqui no país é a lentilha verde, que é um pouco maior e tem uma textura mais firme, muito encontrada em saladas.
Além dessas duas, é possível encontrar outros tipos de lentilhas pelo mundo, como a vermelha, amarela e negra.
Para entender se a lentilha é carboidrato ou proteína, é preciso conhecer as informações nutricionais. Elas explicam a composição do alimento.
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas, a lentilha tem proteína e carboidrato.
Uma porção de 100 g desse alimento cozido tem 16,3 g de carboidratos, 6,3 g de proteína e 8 g de fibra alimentar. Essa quantidade também apresenta 16 mg de cálcio, 21,7 mg de magnésio, 103,7 mg de fósforo e 219 mg de potássio.
Uma porção de lentilha tem carboidrato e proteína. No entanto, segundo a TACO, a quantidade de carboidrato em 100 g dessa leguminosa equivale a apenas 5% do valor total diário em uma dieta de 2 mil calorias, enquanto essa taxa é de 8% para a proteína. Ou seja, a lentilha pode ser considerada low carb.
É possível considerar que a lentilha é proteína, já que pode ser uma fonte alternativa interessante desse macronutriente, principalmente em dietas vegetarianas ou veganas. Porém o alimento não se resume apenas nisso, além de proteínas e carboidratos a leguminosa é também rica em fibras.
A lentilha não engorda. Essa leguminosa aumenta a saciedade. Logo, pode ser uma boa opção para incluir na sua dieta, caso seu intuito seja regular a alimentação e, como consequência, emagrecer. Além disso, a lentilha tem baixo índice glicêmico, fazendo com que o nível de açúcar estabilize no sangue. Ou seja, o alimento também pode ser recomendado para quem tem diabetes.
Porém, vale ressaltar que você pode consumir a lentilha de maneira eficaz para o seu corpo consultando um nutricionista. Afinal, nenhum alimento sozinho trará o efeito de emagrecimento. Esse resultado é obtido através de disciplina e uma dieta saudável. Se você consultar um especialista e seguir os passos da ajuda médica, essa a leguminosa será uma das maiores aliadas para cumprir seus objetivos com o corpo!
Depois de entender se a lentilha é carboidrato ou proteína, é interessante conhecer as propriedades que ela apresenta e os benefícios que traz — que não são poucos.
Esse alimento pode ser uma peça-chave para o ganho de massa magra ou para a perda de gordura. Confira os principais benefícios da lentilha a seguir para aprender como impulsionar seu treino com ela.
Essa leguminosa é um alimento muito proteico, por isso, pode favorecer o ganho de massa muscular. Além disso, ela é uma alternativa interessante para vegetarianos e veganos aumentarem a quantidade do macronutriente em suas refeições, principalmente quando combinada com outros grãos. Fazer essas combinações fica ainda mais fácil agora que você já sabe se lentilha é carboidrato ou proteína.
Se você quer emagrecer, a lentilha pode ajudar. Por ser rica em fibras, ela diminui a velocidade de digestão dos alimentos no estômago e aumenta a saciedade. Nesse processo, é importante que o consumo da leguminosa esteja aliado a outros alimentos saudáveis e ao déficit calórico.
A lentilha é rica em polifenóis, um grupo de metabólitos vegetais que têm propriedades antioxidantes, importantes para combater a ação dos radicais livres e prevenir inflamações. Segundo um estudo publicado no periódico International Journal of Molecular Sciences, esse alimento pode proteger contra doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e até mesmo câncer.
Além disso, a lentilha pode ajudar a diminuir o colesterol no sangue, justamente pelas propriedades antioxidantes. Isso evita doenças, como a aterosclerose, e riscos de infarto.
Aliada da saúde intestinal, a lentilha previne a prisão de ventre por ser rica em fibras solúveis e insolúveis. Elas ajudam a formar o bolo fecal e inibir a proliferação de bactérias que podem causar doenças.
A lentilha também pode fortalecer o sistema imunológico devido às propriedades antioxidantes. Por isso, ela pode contribuir para a prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos que, muitas vezes, podem influenciar a rotina de treinos.
Por ser fonte de energia e rica em ferro, ácido fólico, manganês e zinco, a lentilha pode combater a fadiga, já que esses minerais estão associados à produção de serotonina, o hormônio responsável pelo bem-estar. Por conta disso, a leguminosa também é aliada do tratamento e da prevenção da anemia.
Agora que você já sabe se a lentilha é carboidrato ou proteína, que tal conhecer a linha Green Man da BLACKSKULL USA™? Elaborado com matérias-primas orgânicas, sem crueldade animal, com alto teor de fibras e proteína, esse suplemento é uma excelente alternativa para atletas e praticantes de atividade física.
Por ser rico em proteínas de origem vegetal, ele é ideal para aqueles que buscam manutenção ou ganho de massa muscular. Com a proteína de lentilha da linha Green Man da BLACKSKULL USA™, você potencializa seu treino e otimiza seus resultados!
Apesar de ser um alimento bastante rico em proteína, existem alguns alertas para quem não pode consumir a lentilha. Por exemplo, é indicado que pessoas com síndrome do intestino irritável evitem o consumo da leguminosa. Já que tem sua porcentagem de carboidrato, o consumo da lentilha pode causar gases, inchaço e até diarreia para essas pessoas.
Referências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 30 set. 2023.
GANESAN, Kumar; XU, Baojun. Polyphenol-Rich Lentils and Their Health Promoting Effects. International Journal of Molecular Sciences. Vol.18. 11.ed; 1-23, 2017.
CLEVELAND CLINIC. Lentils: The Big Health Benefits of Tiny Seeds. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/health-benefits-of-lentils/>. Acesso em 30 set. 2023.
ASLANI, Zahra et al. Lentil sprouts effect on serum lipids of overweight and obese patients with type 2 diabetes. Health promotion perspectives, v. 5, n. 3, p. 215, 2015.
DA SILVA SOUSA, Mariana. Terapêutica Nutricional na Doença Inflamatória Intestinal e Cancro Colo-retal. 2022.
Você sabe como a proteína é importante para alcançar qualquer objetivo físico, seja manter a…
Para otimizar o condicionamento físico e a massa magra, uma nutrição adequada e suplementos de…
Na musculação, é comum executar o mesmo exercício de várias formas. A remada curvada é…
Brett Wilkin retorna aos palcos com vitória! Legion Sports Festival é um grande evento no…
“The Brazilian Storm” surpreendeu mais uma vez! A última vaga do Olympia é do Brasil!…
Musclecontest celebra mais uma vaga na Classic Physique para o Brasil! A cidade de Campinas…