O crescimento, principal característica que diferencia a criança e o adolescente do indivíduo adulto, sempre desafiou os grandes estudiosos da fisiologia humana. Pode ser didaticamente dividido em diversas fases, mas mantém padrão semelhante na maioria dos indivíduos. colostro bovino
A velocidade de crescimento, elevada no primeiro ano de vida pós-natal, desacelera gradualmente e atinge valores estáveis por volta dos 4 anos de idade. Um novo período de elevada velocidade de ganho de estatura ocorre durante a puberdade, seguido de nova desaceleração, à medida que a maturação óssea se completa e o indivíduo atinge sua estatura final.
Os hormônios, particularmente os componentes do eixo GH sistema IGF (hormônio de crescimento – fatores de crescimento insulina-símile ou insulin-like growth factors), juntamente com a herança genética, constituem o grupo de fatores que diretamente influencia o crescimento.
Um desses fatores é o OGH, um hormônio somatotrófico secretado pelo lobo anterior da hipófise na circulação, o qual se liga a receptores nos tecidos-alvo com o objetivo de estimular o crescimento de todas as células do organismo.
Os IGFs (IGF-1 e IGF-2) são fatores de crescimento peptídicos que apresentam elevado grau de homologia estrutural com a pró-insulina e têm atividade sobre o metabolismo intermediário, a proliferação, o crescimento e a diferenciação celular.
Quando estamos realizando musculação, a via ativada para proliferação celular e síntese proteica chama-se mTOR, onde a mesma pode ser ativada pelos marcadores citados anteriormente, como o GH e o IGF-1. Uma das estratégias dessa ativação se dá pelo uso do suplemento alimentar de Colostro Bovino.
O que é colostro bovino?
O colostro bovino é uma substância pré-leite produzida pela fêmea de mamíferos logo após o nascimento do bezerro. É um líquido importante para a imunidade e para o desenvolvimento inicial dos tecidos nos primeiros estágios de vida do bezerro.
O colostro, graças às suas propriedades saudáveis, é conhecido há séculos. Os dados mostram que os constituintes do colostro bovino têm efeito dez ou até mil vezes mais intenso do que o colostro humano.
Com base nos resultados, é possível demonstrar sua utilidade na prevenção e tratamento de doenças autoimunes, neoplásicas, imunodeficiências, após quimioterapia ou sepse. Os resultados promissores dessas pesquisas estimularam o uso do colostro na indústria farmacêutica.
A presença de fatores de crescimento, imunoglobulinas, citocinas, lactoferrina e hormônios sugere que o colostro pode melhorar o funcionamento dos sistemas digestivo, imunológico e neuroendócrino e o desempenho nos exercícios.
Atualmente, pesquisas apontam para a presença de fatores de crescimento no colostro que podem ter um possível efeito para a nutrição esportiva.
Quais são os benefícios da suplementação de colostro bovino?
A suplementação de colostro bovino melhora a função do intestino delgado e a absorção de nutrientes, levando a uma maior disponibilidade de nutrientes para as células musculares em recuperação. A maior disponibilidade de nutrientes pode promover a recuperação após o treinamento, acelerando o reparo dos músculos lesados, levando a uma maior adaptação geral ao treinamento.
Com base nos resultados de alguns estudos, pode-se concluir que o fornecimento de colostro pode melhorar a recuperação após exercícios repetidos e eficiência de tarefas de contrarrelógio após esforço submáximo prolongado, além de manter o desempenho do exercício após treinamento de alta intensidade.
Sugere-se que um aumento maior na concentração sérica de IGF-I foi induzido por outros fatores após a suplementação de colostro bovino, como o aumento da produção endógena.
O colostro pertence ao grupo D (suplementos proibidos ou com alto risco de contaminação com substâncias que podem levar a um teste de doping positivo). Não é proibido, mas também não é recomendado pela World Anti Doping Agency devido à inclusão de fatores de crescimento em sua composição.
O que é Feno-grego?
Outro componente que possa compor, criando um booster anabólico, é o feno-grego. É uma planta leguminosa anual muito popular, cultivada extensivamente na Ásia, são ricas em compostos esteroides como glicosídeos e saponinas, amplamente utilizadas em diversos benefícios à saúde durante os séculos, sendo um desses, o aumento da testosterona e libido.
A testosterona, um hormônio sexual masculino (andrógeno), é um dos principais hormônios envolvidos nos efeitos anabólicos (massa muscular, aumento da força). Como a maioria dos hormônios, a testosterona é fornecida aos tecidos-alvo no sangue, onde grande parte é transportada ligada a uma proteína plasmática específica, a globulina de ligação ao hormônio sexual (SHBG).
A testosterona pode ser medida como “livre” (isto é, biodisponível e não ligada) ou mais comumente, “total” (incluindo a porcentagem, que está quimicamente ligada ao SHBG e indisponível). Os níveis de hormônios plasmáticos livres e não especificamente ligados geralmente refletem a situação clínica com mais precisão do que os níveis plasmáticos totais de hormônios.
Duas enzimas principais envolvidas no metabolismo da testosterona são 5α-dihidrotestosterona e aromatase.
A testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da massa óssea, aumento da densidade e força óssea, estimulação do crescimento linear e maturação óssea.
Quais são os benefícios da suplementação de feno-grego?
Em estudo recente, a suplementação de feno-grego foi aumentou os níveis de testosterona livre sem redução na testosterona total com aumento da libido masculina em homens adultos saudáveis. Outro estudo demonstrou que o feno-grego mostrou aumento nos níveis de testosterona sérica em homens com idade universitária e talvez tenha atuado como inibidor da aromatase e 5α redutase e aumentou a testosterona livre (ou seja, biodisponível e não ligada) ao diminuir o metabolismo de testosterona sérica.
É benéfico para aumentar significativamente o nível de testosterona livre, contagem de espermatozoides, motilidade espermática, alerta mental, humor, ereção reflexa e desempenho geral em voluntários humanos.
Além disso, as saponinas de feno-grego são mostradas, pelo menos em parte, responsáveis pelos efeitos anti-hiperlipidêmicos em homens com sobrepeso e disfunção erétil mediados pela inibição do acúmulo de gordura e aumento da regulação do receptor de lipoproteína de baixa densidade, podendo levar à melhora do perfil lipídico.
Há número significativo de estudos demonstrou o potencial anabólico do extrato de semente de feno-grego no aumento dos níveis de testosterona, construção muscular e saúde sexual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COOMBES, JEFF S. 1 ; CONACHER, MICHAEL 2 ; AUSTEN, SIMON K. 1 ; MARSHALL, PHILIP A. 3 Efeitos da dose de colostro bovino oral na capacidade de trabalho físico em ciclistas. Medicine & Science in Sports & Exercise: July 2002 – Volume 34 – Issue 7 – p 1184-1188.
HOFFMAN, J.R.; FALVO, M.J. Protein: Which is the best?. Journal of Sports Science and Medicine, Bursa, v. 3, p. 118-130, Sept. 2004.
Główka N, Woźniewicz M. Potential use of Colostrum Bovinum supplementation in athletes – A review. Acta Sci Pol Technol Aliment. 2019 Apr-Jun;18(2):115-123. doi: 10.17306/J.AFS.0654. PMID: 31256539.
Wankhede S, Mohan V, Thakurdesai P. Beneficial effects of fenugreek glycoside supplementation in male subjects during resistance training: A randomized controlled pilot study [published correction appears in J Sport Health Sci. 2018 Apr;7(2):251]. J Sport Health Sci. 2016;5(2):176-182. doi:10.1016/j.jshs.2014.09.005
Maheshwari A, Verma N, Swaroop A, et al. Efficacy of FurosapTM, a novel Trigonella foenum-graecum seed extract, in Enhancing Testosterone Level and Improving Sperm Profile in Male Volunteers. Int J Med Sci. 2017;14(1):58-66. Published 2017 Jan 10. doi:10.7150/ijms.17256
Excelentes informações. Foram muito úteis!