Quando falamos de treino, nós estamos sempre buscando novas maneiras de treinamento para sair um pouco da rotina dos treinos de sempre. Executar o mesmo exercício repetidamente trabalhar os mesmos movimentos vai acabar deixando o nosso corpo sem estímulos para crescer, pois ele se adapta e infelizmente acaba atingindo o plateau. Enquanto há maneiras de quebrar esse platô, como executando drop steps ou aumentando o tempo sob tensão, o mero fato de que atingimos um obstáculo diante dos nossos treinos é realmente frustrante.
Quando falamos de diversos exercícios, um lado pode ser mais forte do que o outro. Talvez você seja melhor de um lado do seu corpo, ou você não está conseguindo estabilizar os músculos tanto quanto os demais músculos e assim você não consegue os mesmos resultados de ambos os lados. Isso também pode have uma razão genética por trás. Mas o treino unilateral pode corrigir qualquer desequilíbrio, adicione uma variedade enorme de treinos e você realmente irá ver os resultados para melhorar seu treino em geral e também sua performance.
O que é Treino Unilateral?
Treino Unilateral é quando você executa um exercício de apenas de um lado do corpo, você usa apenas um membro, sendo uma perna ou um braço no exercício. Esses exercícios são ótimos para inúmeros benefícios e isso pode somar grandemente aos seus treinos. Quando você treina ambos os lados igualmente, você se permite em corrigir algumas diferenças ou desequilíbrios do seu corpo isso pode acontecer como resultados de um lado do seu corpo ser mais forte que outro em determinado grupo muscular (1). Isso irá promover uma melhor força em geral, melhorando sua performance e equilibrando a parte estética.
Unilateral Vs. Bilateral
Enquanto o treino unilateral é executado com um braço ou uma perna, o treino bilateral usa ambos os braço e pernas. O treino unilateral ajuda para aqueles que necessitam em certos esportes uma dose extra de explosão com uma perna treinando movimentos específicos enquanto a outra vai trabalhar equilíbrio e estabilidade do core até que ambas consigam atingir o quantidade de trabalho a ser feito.
Treino Bilateral, por outro lado, treina ambos os lados simultaneamente e é frequentemente associado com exercícios do corpo inteiro que trabalham multiples grupos musculares o que realmente melhora o treino como um todo. Com o treino bilateral, você é capaz de treinar com muito mais carga do que se for apenas um exercício unilateral. Você pode agachar muito mais com ambas as pernas quando apenas com uma (2).
Benefícios do Treino Unilateral
Corrigir Diferenças Musculares & Aumentar a Massa Musuclar
A pior coisa que pode acontecer para um bodybuilder é ter diferenças de ganhos musculares. Em um esporte que um físico simétrico significa tudo, pode ser frustrante ver esses desequilíbrios e realmente joga a sua estética pelo ralo. Através de um treino unilateral, você pode trabalhar seus pontos fracos, muito mais os músculos subdesenvolvidos e realmente melhorar seus ganhos e enxergar um melhor crescimento como um todo. Mesmo que seja aumentando a carga ou adicionando mais repetições, ainda vai permitir trabalhar ambos os lados, e ainda com a opção de trabalhar mais um lado do que outro dependendo do seu ponto fraco.
Através do simples fato de levantar carga, o treino unilateral pode ter grandes efeitos na construção muscular (3). Treinamento ecêntrico é uma das melhores maneiras de construir músculos combinado com o treino unilateral, você irá melhorar sua força muscular e tamanho muito além do que você imagina.
Melhor Equilíbrio & Coordenação
Desde que você acaba se apoiando em apenas um membro, o treino unilateral é uma optima maneira de melhorar seu equilíbrio treinando sua estabilidade corporal e melhorar sua performance na execução do exercício com apenas um membro. A quantidade de coordenação necessária é mais importante para fazer sua execução da melhor maneira possível acaba disponibilizando um maior crescimento muscular.
Essa é a hora perfeita para trabalhar a conexão mente e músculo, na qual envolve a habilidade de abstrair de qualquer distração e realmente focar no que é importante. Isso vai lhe ajudar a conectar muito melhor com seu cérebro e corpo, evoluindo essa comunicação da melhor maneira possível. Dessa forma você só vai evoluir muito mais seu crescimento musuclar.
Promova Força e Explosão
Já o treino unilateral exige um maior foco de todo corpo para focar nos movimentos em apenas um membro, a construção de força e explosão. Precisando de um aumento no equilíbrio vai aumentar sua atividade neuromuscular, mantendo-se estável, resultando e uma mais rápida resposta na produção de força(4). Agora seus músculos estão prontos para enfrentar qualquer carga. Quando chegar a hora de ser explosivo, aquela carga não estará mais lá, mas seus músculos irão agira como se ainda estivesse.
Um visual mais estético com músculos mais arredondados
Corrigir qualquer desequilíbrio ou melhorar a força de alguns músculos, ambos grupos grandes e estabilizar músculos, pode realmente melhorar o físico e fazê-lo se destacar. Ter um músculo arredondo e estético não vai apenas lhe fazer ter um visual melhor, mas também se sentir bem e mostrar todo o seu trabalho duro durante os anos.
Resumo
O treino unilateral é ótimo para evoluir bastante na academia. Quando usamos apenas um membro, como uma perna ou um braço, você é capaz de sentir um aumento na força, equilíbrio, coordenação e explosão. Mesmo que você possa trabalhar e melhorar qualquer diferença muscular entre seus músculos buscando um visual mais estético sem se sentir frustrado. Não deixe um treino chato, ou mesmo o platô, ou então diferenças musculares lhe impedirem de alcançar seu objetivo e conquistar o volume muscular esperado. Teste o treino unilateral para trabalhar e maximizar seus objetivos no seu máximo.
Nos deixe saber nos comentários abaixo. Também, não deixe de seguir Generation Iron Brasil no Facebook, Twitter, e Instagram.
*Imagens cortesia de Envato
Referências
- Munn, Joanne; Herbert, Robert D.; Hancock, Mark J.; Gandevia, Simon C. (2005). “Training with unilateral resistance exercise increases contralateral strength”. (source)
- Fountaine, Charles J. (2018). “Unilateral and Bilateral Exercise Movements: Considerations for Program Design”. (source)
- Howe, Louis; Goodwin, Jon E.; Blagrove, Richard (2014). “The integration of unilateral strength training for the lower extremity within an athletic performance programme”. (source)
- Makaruk, Hubert; Winchester, Jason B.; Sadowski, Jerzy; Czaplicki, Adam; Sacewicz, Tomasz (2011). “Effects of Unilateral and Bilateral Plyometric Training on Power and Jumping Ability in Women”. (source)
DEIXE UM COMENTÁRIO