Todo mundo já ouviu falar que ovo é proteína, mas você sabe quais proteínas compõem o alimento e como elas podem contribuir para seus resultados na musculação?
Para que você possa entender um pouco mais sobre as funções nutricionais do alimento, assim como seus principais benefícios para o corpo, o TIME CAVEIRA da BLACKSKULL™ preparou este artigo recheado de informações. Confira!
O que são proteínas?
Antes de afirmarmos que ovo é proteína, nada melhor do que falar o que são de fato as proteínas. Basicamente, trata-se de um conjunto de aminoácidos combinados entre si por meio de ligações peptídicas. Esses aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Existem cerca de 21 tipos de aminoácidos que se combinam de formas variadas para gerar diferentes proteínas. As proteínas são classificadas em dois tipos: fibrosas e globulares. Entre as fibrosas, podemos destacar a queratina como exemplo. Já as proteínas globulares se referem aos anticorpos e enzimas.
Para o que servem?
Mas para que serve a proteína? Essas substâncias exercem as mais diversas funções no organismo, participando inclusive da composição das células. Dentre as principais funções estão:
- desenvolvimento muscular: construção, reparação e regeneração de músculos, além de outros tecidos;
- composição de hormônios;
- atuação como enzimas;
- transporte de oxigênio.
- movimentação dos músculos;
- composição de anticorpos;
- coagulação do sangue.
Dessa forma, podemos ver que os alimentos ricos em proteína são altamente vantajosos para a saúde. Inclusive, alguns deles, como o ovo, possuem aminoácidos que não podem ser produzidos pelo organismo e só são absorvidos por meio da alimentação.
Quais são as proteínas do ovo?
O ovo é uma fonte de proteína de valor biológico 100, o que significa que quase todas as substâncias contidas nele podem ser aproveitadas pelo organismo. Dessa forma, o alimento é visto como o segundo mais completo do mundo, ficando atrás somente do leite materno.
Em 100 g de ovo cozido é possível garantir cerca de 13 g de proteína, sendo a principal delas a ovoalbumina, também conhecida como albumina, um tipo de proteína globular.
Presente na clara, essa substância possui entre suas funções a síntese e recuperação do tecido muscular, além do transporte de nutrientes pelo sangue, combate aos radicais livres e fortalecimento do sistema imunológico.
Além da clara do ovo ser rica em proteínas , a gema também contém nutrientes importantes para o corpo como vitaminas e minerais. Entre elas encontram-se: cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio, vitaminas A, D e do complexo B, selênio e luteína — um antioxidante capaz de combater radicais livres.
Principais benefícios do ovo
Que o ovo é um alimento para academia todo mundo sabe, e agora que você já está por dentro das suas principais características, que tal entender quais são seus benefícios para o organismo? Vem com a gente!
1. Aumenta a saciedade
O ovo é proteína e contém uma quantidade de gorduras boas, o que pode retardar a digestão e contribuir para o aumento da saciedade. Assim, o alimento, junto de uma dieta balanceada, é uma ótima opção para quem busca emagrecimento.
2. Auxilia na hipertrofia
Em relação à musculação, por possuir proteínas de alto valor biológico, o ovo garante a matéria-prima para a construção e desenvolvimento muscular. Além disso, segundo pesquisadores da Universidade de Illinois, os nutrientes presentes na gema — principalmente os antioxidantes — trazem ganhos adicionais na hipertrofia,combatendo os radicais livres.
3. Melhora a imunidade
Outro benefício do alimento para o organismo é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque as proteínas do ovo auxiliam na produção das nossas células de defesa. Além disso, os micronutrientes contidos no alimento, como zinco, selênio e vitamina A, são fundamentais para o sistema.
4. Saúde do cérebro
Em meio aos diferentes nutrientes presentes na gema do ovo está a colina, uma substância muito importante para a saúde do cérebro. Ela é responsável por proteger as membranas celulares do sistema nervoso, o que contribui para memória, cognição, humor e concentração.
5. Combate o envelhecimento precoce
Por conter antioxidantes, o ovo é capaz de auxiliar no combate aos radicais livres. Isso evita o envelhecimento precoce e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, além de colaborar para a saúde do sistema cardiovascular.
Hipertrofia: como potencializar os resultados?
Como já vimos, o ovo é uma ótima fonte de proteína e pode ajudar muito quem busca hipertrofia. Se você estiver a fim de potencializar seus resultados e aumentar a massa muscular, não deixe de investir nos suplementos da BLACKSKULL™.
Entre as opções, você pode optar pelo famoso WHEY BLACKSKULL™. À base de WPC, WPI e WPH, com 12 g de proteína por dose, o suplemento age na recuperação e no ganho de massa muscular, podendo ser consumido diversas vezes ao dia, de acordo com a recomendação de um profissional de saúde.
Também é possível investir nos hipercalóricos, como o MONSTROUS™. Desenvolvido especialmente para quem deseja hipertrofiar os músculos com qualidade, o suplemento é composto por um mix de nutrientes com calorias por proporção. São 52 g de proteínas, 193 g de carboidratos e só 1,9 g de gordura.
Faça parte do TIME CAVEIRA!
Viu como o ovo é proteína? Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com a galera. Aproveite para ficar por dentro das novidades aqui, no blog BLACKSKULL™, e faça parte do Time Caveira!
DEIXE UM COMENTÁRIO