Sabia que, além de garantir definição muscular, um bom treino de costas pode contribuir para a postura e a execução de outros exercícios, incluindo atividades diárias como se levantar e se sentar?
Realizando um treino de costas completo, exercitamos a musculatura superficial da região responsável por movimentar e estabilizar a escápula, a coluna vertebral e o tórax. Entre os músculos, estão: músculo serrátil posterior superior, músculo serrátil posterior inferior, trapézio, latíssimo do dorso, romboide (maior e menor) e levantador da escápula.
Quem deseja que o corpo cresça forte e definido de maneira equilibrada não pode deixá-lo de fora da rotina de exercícios. Pensando nisso, separamos cinco exercícios para incluir no treino de costas. Confira e não esqueça: antes de praticar, consulte e siga as orientações de um instrutor físico capacitado.
1. Remada curvada com barra e pegada pronada
A remada curvada é um exercício para treino de costas com barra que trabalha a maior parte da musculatura da região – mais precisamente o redondo maior, o redondo menor, o trapézio e a porção posterior do deltoide, sendo o bíceps ativado por sinergia.
Durante o movimento, é fundamental manter a postura correta e escolher uma carga apropriada. Veja abaixo o passo a passo para executá-lo.
- Primeiramente, mantenha as mãos paralelas aos ombros e pegue a barra com os pesos. Inclinando o tronco para sua frente, forme um ângulo de 45º em relação ao chão.
- Puxe a barra, elevando-a verticalmente, até ela tocar a parte inferior do peito. Nesse movimento, é importante manter os joelhos levemente flexionados e a coluna reta.
- Após isso, abaixe a barra até estender os braços e volte à posição inicial. Dica: curvar a lombar para levantar mais a barra pode acarretar lesões, não é recomendado.
2. Remada baixa com triângulo
Quem busca um exercício potente para incluir no treino de costas e bíceps pode apostar na remada baixa com triângulo. Executada na polia, que confere maior tensão muscular durante toda a amplitude do movimento, ela estimula os músculos: latíssimo do dorso, trapézio, romboide maior e posterior do deltoide. A seguir, temos as etapas para executá-la.
- Sente-se, apoie os pés na plataforma do aparelho e segure o triângulo.
- Mantenha a coluna lombar estabilizada e puxe o triângulo horizontalmente em direção ao abdômen até contrair ao máximo a dorsal.
- Para voltar à posição inicial, estenda o cotovelo lentamente.
3. Pullover com halter
O pullover é uma ótima opção de exercício efetivo na rotina. Trabalhando diferentes músculos, como peitoral maior, latíssimo do dorso, serrátil anterior, tríceps braquial (porção longa) e romboide, ele serve tanto para o treino de costas com halteres quanto para o de peito. Basta seguir os seguintes passos para executá-lo.
- Em um banco reto, dente-se e, com as palmas das mãos apontando para fora, segure um lado do halter acima do peito.
- Com a região central do corpo firme, é só descer o halter, levando-o para trás da cabeça, ligeiramente acima da altura do banco. Nesse momento, mantenha os braços esticados.
- Após isso, contraia o latíssimo do dorso com os braços retos. Então, traga o peso lentamente à sua posição inicial.
4. Pulley frente na polia
Também conhecido como puxador frontal, o pulley frente na polia é um bom exercício para incluir no treino de costas. Ativando os principais músculos da região – trapézio e latíssimo do dorso, além de bíceps braquial, braquial e braquiorradial de forma secundária –, ele traz ótimos resultados. Veja como praticar.
- Após sentar no banco do aparelho, mantenha os pés apoiados no chão. Segure a barra com uma pegada pronada, com as mãos um pouco mais afastadas da linha dos ombros.
- Com o tronco ligeiramente inclinado, puxe a barra em direção ao peitoral até aproximá-la bastante do corpo e contraia os músculos da dorsal ao máximo – durante todo o movimento, mantenha o tronco imóvel.
- Volte à posição inicial de forma cadenciada e controlada, garantindo um alongamento completo ao músculo.
Confira a execução deste exercício e as dicas do mestre Fernando Marques no canal da BLACKSKULL USA.
5. Remada cavalinho
A remada cavalinho ou remada em pé na barra T é a opção ideal entre os melhores treinos de costas para quem não costuma trabalhar a região. Isso porque, embora possua um grau de dificuldade intermediário, ela é fácil de executar.
Muito utilizado por fisiculturistas como Arnold Schwarzenegger, o exercício trabalha os músculos dorsais, que incluem latíssimo do dorso, trapézio, deltoide posterior e romboides. Você pode praticá-lo da seguinte forma.
- Comece colocando uma carga adequada na barra. Então, posicione-se com uma perna de cada lado da barra no equipamento. Desça os quadris, segurando a alça das barras com as palmas das mãos para fora – as costas devem estar retas durante todo o exercício.
- Fique bem posicionado, tire o peso do chão, trazendo a barra até a altura dos braços. O movimento precisa ocorrer por meio da flexão dos cotovelos, puxando o peso até o peito com as escápulas contraídas.
- Assim que estiver na parte alta do exercício, faça uma pausa rápida e, então, retorne à posição inicial. Lembre-se: o tipo de pegada muda o músculo trabalhado. Por exemplo, o latíssimo do dorso é mais ativado com uma pegada mais ampla.
Potencialize seus resultados com suplementos
Agora que você já sabe quais são os melhores exercícios para incluir no seu treino de costas avançado, que tal potencializar os resultados com os suplementos da BLACKSKULL™?
Para garantir mais energia durante os exercícios, você pode apostar nos pré-treinos à base de creatina como a CREATINA TURBO™. Formulado com creatina monohidratada e uma pequena porção de maltodextrina, o suplemento é energia pura e, consequentemente, o apoio necessário para seu ganho de massa!
Já para quem deseja obter uma boa recuperação muscular e evitar o catabolismo, experimente investir no BCAA 4:1:1®. Fornecendo aminoácidos na proporção 4:1:1 (quatro partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina), esse suplemento contribui para recuperação da fibra muscular, atuando também no anticatabolismo.
Garanta mais dicas de treino no blog BLACKSKULL™
Gostou do conteúdo e já sabe quais dos exercícios incluir no seu treino de costas? Então, aproveite para ler também “Treino de bíceps: 5 exercícios para otimizar os resultados” e continue acompanhando o blog da BLACKSKULL™!
Fontes consultadas:
LINHARES, Rafaela. Músculos das costas. Kenhub, [S. l.], p. 1, 22 nov. 2021. Disponível em: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/musculos-das-costas. Acesso em: 3 dez. 2021.
CARMO, Lívia Lourenço. Anatomia do dorso: visão geral. Kenhub, [S. l.], p. 1, 22 nov. 2021. Disponível em: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/anatomia-do-dorso-visao-geral. Acesso em: 3 dez. 2021.
DEIXE UM COMENTÁRIO